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Este é o primeiro passo em seu projeto. O Termo de Abertura é a “certidão de nascimento do projeto”. Nele, o gerente de projeto, bem como sua autoridade são definidos. O termo de abertura do projeto, também muito conhecido como Project Charter (inglês), é o documento que autoriza formalmente um projeto.
Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.
O Gerente de Projetos sempre deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, no desenvolvimento do termo de abertura.
O patrocinador do projeto deve aprovar o termo de abertura do projeto.
Para criar o Termo de Abertura do Projeto, siga os passos:
- Verifique se o projeto está aberto, senão selecione através do menu Portfólio > Lista de Projetos ou pelo acesso rápido.
- Clique no menu Integração > Termo de Abertura.
- Nesta tela você poderá escrever textos com diversas informações a respeito do termo de abertura do projeto que é o documento que autoriza formalmente o projeto. O termo de abertura do projeto aborda as seguintes questões:
- Iniciação
Projeto: Nome do projeto.
Categoria: Organizar os projetos em categorias para diferenciar, classificar e priorizar os propósitos de cada projeto
Gerente: Nome do gerente do projeto que deve ser usuário do sistema.
Líder de Projetos: Um responsável técnico pelo projeto, apoio, etc.
Patrocinador: Nome do patrocinador do projeto
Data de Início do Projeto: Data de início do projeto que será refletida no cronograma.
Data Término Previsto: Data prevista de término do projeto.
Solicitante: Nome do solicitante do projeto.
Área Solicitante: Área solicitante do projeto.
Área Executante: Área executante do projeto.
Introdução: Descrever de forma sucinta o resumo do projeto.
- Sinopse
Objetivos: Informe, de maneira sucinta, os objetivos do projeto.
Justificativas: Descreva sucintamente a motivação (um problema ou uma oportunidade de negócio) para desenvolvimento do projeto.
Orçamento Inicial: Informe apenas o custo total (valor a ser faturado) para o projeto segundo o ponto de vista do patrocinador.
Principais Benefícios: Principais benefícios que o projeto irá proporcionar.
- Gerenciamento do Projeto
Autoridade do Gerente: Descrever aqui a autoridade do gerente de projeto.
Responsabilidade do Gerente: Informe as atribuições do Gerente do Projeto sob todas as áreas do projeto.
Restrições: Descreva as restrições especificas associadas com o escopo que limitam as opções do projeto.
Premissas: Descreva os fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais e certos sem prova ou demonstração.
- Recursos Pré-Designados
Humanos: recursos humanos necessários à execução da solicitação.
Materiais e Suprimentos: Suprimentos, materiais, necessários à execução da solicitação.
Equipamentos: Equipamentos necessários à execução da solicitação.
- Investimentos
Investimento: Permite cadastrar o orçamento e fundos necessários para a execução da solicitação.
- Propósito/Necessidade de Negócio
Requisitos do Produto: Informe as propriedades do produto/serviço do projeto
Produto(s) e Serviço(s): Faça uma breve descrição do produto/serviço a ser gerado pelo projeto.
- Aceitação
Requisitos de aprovação do projeto: Identifica os requisitos de aprovação que podem ser aplicados a itens como objetivos, entregas, documentos e trabalho do projeto.
Nome(s) do(s) Solicitante(s): Escreva o nome do solicitante do projeto. Para mais de um, separe-os com vírgula.
- Parecer
Parecer Termo de Abertura: Selecionar o(s) parecer(es) que irá(ão) avaliar o documento.
- Aprovadores
Aprovadores Termo de Abertura: Selecionar o(s) aprovador(es) que irá(ão) avaliar o documento.
Clique em “Salvar” para salvar as informações e “Gerar versão” para gera uma versão para o documento.
- Na Barra de Ações temos:
PDF: Gerar arquivos na extensão PDF.
Enviar por e-mail: Permite enviar o PDF do documento por e-mail para os destinatários selecionados.
Solicitar Parecer: Envia um e-mail para o responsável em emitir o parecer comunicando que ele possuiu documento para validar.
Solicitar Aprovação: Envia um e-mail para o aprovador comunicando que ele possuiu documento para validar.