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- Verifique se o projeto está aberto, senão selecione através do menu Portfólio > Lista de Projetos ou pelo acesso rápido.
- Clique no menu Tempo > Cronograma.
- Na 2ª coluna temos os seguintes botões:
Editar Tarefa: Acessa os atributos das atividades.
Adicionar atividades um nível abaixo: Inserir atividades no cronograma um nível abaixo desta atividade.
Adicionar atividade no mesmo nível: Inserir atividades no cronograma no mesmo nível desta atividade.
Excluir atividade: Excluir atividades do cronograma.
Inserir/retirar atividade do pacote: Movimentar atividades entre pacotes de trabalho.
Movimentar atividades: Para movimentar as atividades no cronograma basta clicar e pressionar o botao esquerdo do mouse na 3ª coluna e arrastar para cima/baixo a atividade.
- Na Barra de Ações temos:
Consolidar Alterações: Atualiza as informações exibidas na tela atual contemplando as alterações realizadas através da edição rápida.
Ordenar Colunas: Ordenar as colunas na tela conforme desejado. Clique em “Salvar”.
Compacto: Exibe o cronograma compactado até o 2º nível.
Exibir Tudo: Expandir todos os níveis do cronograma.
Ocultar Tudo: Ocultador todos os níveis do cronograma.
Linha de Base: Ao finalizar o planejamento do projeto, você poderá salvar a linha de base do mesmo. A linha de base reflete o acordo entre a equipe do projeto e o cliente. Também servirá como base na comparação com o desempenho real, para determinar se o andamento do projeto está dentro dos limites e metas aceitáveis.
Imagem: Além de salvar a linha de base do projeto, você pode também definir uma imagem do projeto. Esta servirá como histórico do status do projeto naquele dia e hora. Este histórico armazena informações de custo, prazo, linha de base, valor agregado, % conclusão, duração. É possível consultar as imagens do projeto salvas através do menu
Atenção: Diariamente, uma imagem do projeto é gravada automaticamente pelo sistema.
Caminho Crítico: Para calcular o caminho crítico do projeto (caminho que determina a duração do projeto e que possui menor folga ou folga zero).
OBS.: Após qualquer replanejamento do cronograma e/ou alteração de escopo é necessário está calculando o caminho crítico novamente.
Definir Calendário: Por padrão, o calendário inicial de um recurso no projeto é igual ao calendário de disponibilidade do mesmo, informado pela administração.
- Calendário de: Selecionar o recurso que terá o calendário modificado.
- Utilizar padrão: Clique na lista para selecionar um calendário padrão já existente e em seguida clique no botão “Atribuir” para atribuí-lo como calendário do projeto e/ou recursos.
- Horário Padrão: Clique no botão “Modificar” para alterar o horário padrão de trabalho do recurso e/ou projeto.
- Horas de Trabalho: Clique nos campos de Horas de Trabalho para inserir o período de trabalho. Para inserir o período de horas em um intervalo de dias, clique na lista do Período de Marcação, selecionar a opção Intervalo e no calendário abaixo clicar no dia da semana de início e no dia da semana do término do período e alterar o período de horas de trabalho.
Clique em “Salvar” para gravar as informações.
DICA: Para modificar o período de trabalho de um dia especifico da semana ou do mês, basta clicar no respectivo dia da semana ou do mês (selecionando o dia do mês, esta alteração será aplicada para todos os meses) e no campo Horas de Trabalho alterar o período de trabalho.
O botão “Aplicar na Equipe” irá aplicar as configurações do calendário para todos os membros da equipe deste projeto.
Exportar para o MS Project: Exporta o cronograma para um arquivo .xml que pode ser aberto em no Microsoft Project. É exportado as informações de atividades, recurso, duração, predecessoras, etc.
Definir como Modelo: Definir o projeto como um modelo para ser utilizado na criação de novos projetos a partir deste modelo.
Atualizar: Atualiza automaticamente o % conclusão das atividades selecionadas até a data atual em relação ao prazo de duração da atividade.
Vincular: Vincula automaticamente as atividades selecionadas como predecessoras conforme ordem crescente da seleção.
Desvincular: Desassociar as predecessoras das atividades selecionadas.
Seleção de Campos: Selecionar quais colunas deseja exibir no cronograma.
Filtrar: Realizar filtros dentro do relatório. Clique em “Filtrar” para realizar a consulta.
- Para alterar de forma rápida os campos exibidos basta clicar 2 vezes sobre o campo que ele será editado ou editar a tarefa clicando no botão .
OBS.: Quando é realizado alterações na tela do cronograma através da edição rápida, é necessário clicar no botão “Consolidar Alterações” para atualizar as informações exibidas na tela atual contemplando as alterações realizadas.
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