8.1.2 Desenvolvendo o Cronograma

Tempo de leitura: 4 minutos

  • Verifique se o projeto está aberto, senão selecione através do menu Portfólio > Lista de Projetos ou pelo acesso rápido.
  • Clique no menu Tempo > Cronograma.
  • Na 2ª coluna temos os seguintes botões:

 lapis Editar Tarefa: Acessa os atributos das atividades.

 adicionar Adicionar atividades um nível abaixo: Inserir atividades no cronograma um nível abaixo desta atividade.

adicionar_01 Adicionar atividade no mesmo nível: Inserir atividades no cronograma no mesmo nível desta atividade.

 xis Excluir atividade: Excluir atividades do cronograma.

 seta_esquerda_cimaInserir/retirar atividade do pacote: Movimentar atividades entre pacotes de trabalho.

seta_cima_baixo Movimentar atividades: Para movimentar as atividades no cronograma basta clicar e pressionar o botao esquerdo do mouse na 3ª coluna e arrastar para cima/baixo a atividade.

  • Na Barra de Ações temos:

Consolidar Alterações: Atualiza as informações exibidas na tela atual contemplando as alterações realizadas através da edição rápida.

Ordenar Colunas: Ordenar as colunas na tela conforme desejado. Clique em “Salvar”.

Compacto: Exibe o cronograma compactado até o 2º nível.

Exibir Tudo: Expandir todos os níveis do cronograma.

Ocultar Tudo: Ocultador todos os níveis do cronograma.

Linha de Base: Ao finalizar o planejamento do projeto, você poderá salvar a linha de base do mesmo. A linha de base reflete o acordo entre a equipe do projeto e o cliente. Também servirá como base na comparação com o desempenho real, para determinar se o andamento do projeto está dentro dos limites e metas aceitáveis.

Imagem: Além de salvar a linha de base do projeto, você pode também definir uma imagem do projeto. Esta servirá como histórico do status do projeto naquele dia e hora. Este histórico armazena informações de custo, prazo, linha de base, valor agregado, % conclusão, duração. É possível consultar as imagens do projeto salvas através do menu

Atenção: Diariamente, uma imagem do projeto é gravada automaticamente pelo sistema.

Caminho Crítico: Para calcular o caminho crítico do projeto (caminho que determina a duração do projeto e que possui menor folga ou folga zero).

OBS.: Após qualquer replanejamento do cronograma e/ou alteração de escopo é necessário está calculando o caminho crítico novamente.

Definir Calendário: Por padrão, o calendário inicial de um recurso no projeto é igual ao calendário de disponibilidade do mesmo, informado pela administração.

  1. Calendário de: Selecionar o recurso que terá o calendário modificado.
  2. Utilizar padrão: Clique na lista para selecionar um calendário padrão já existente e em seguida clique no botão “Atribuir” para atribuí-lo como calendário do projeto e/ou recursos.
  3. Horário Padrão: Clique no botão “Modificar” para alterar o horário padrão de trabalho do recurso e/ou projeto.
  4. Horas de Trabalho: Clique nos campos de Horas de Trabalho para inserir o período de trabalho. Para inserir o período de horas em um intervalo de dias, clique na lista do Período de Marcação, selecionar a opção Intervalo e no calendário abaixo clicar no dia da semana de início e no dia da semana do término do período e alterar o período de horas de trabalho.

Clique em “Salvar” para gravar as informações.

calendario

DICA: Para modificar o período de trabalho de um dia especifico da semana ou do mês, basta clicar no respectivo dia da semana ou do mês (selecionando o dia do mês, esta alteração será aplicada para todos os meses) e no campo Horas de Trabalho alterar o período de trabalho.

O botão “Aplicar na Equipe” irá aplicar as configurações do calendário para todos os membros da equipe deste projeto.

Exportar para o MS Project: Exporta o cronograma para um arquivo .xml que pode ser aberto em no Microsoft Project. É exportado as informações de atividades, recurso, duração, predecessoras, etc.

Definir como Modelo: Definir o projeto como um modelo para ser utilizado na criação de novos projetos a partir deste modelo.

Atualizar: Atualiza automaticamente o % conclusão das atividades selecionadas até a data atual em relação ao prazo de duração da atividade.

Vincular: Vincula automaticamente as atividades selecionadas como predecessoras conforme ordem crescente da seleção.

Desvincular: Desassociar as predecessoras das atividades selecionadas.

Seleção de Campos: Selecionar quais colunas deseja exibir no cronograma.

Filtrar: Realizar filtros dentro do relatório. Clique em “Filtrar” para realizar a consulta.

  • Para alterar de forma rápida os campos exibidos basta clicar 2 vezes sobre o campo que ele será editado ou editar a tarefa clicando no botão lapis.

OBS.: Quando é realizado alterações na tela do cronograma através da edição rápida, é necessário clicar no botão “Consolidar Alterações” para atualizar as informações exibidas na tela atual contemplando as alterações realizadas.

cronograma

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