8 – Tempo

1 minuto Utilizando o Gráfico de Gantt Dinâmico, podemos realizar uma mudança nas atividades do projeto de forma mais ágil e simples. Verifique se o projeto está aberto, senão selecione através do menu Portfólio > Lista de Projetos ou pelo acesso rápido. Clique no menu Tempo > Gráfico de Gantt Dinâmico Na barra de Ações existem botões que auxiliam no trabalho a ser realizado. Após as alterações realizadas deve-se clicar no botão Salvar, para desfazer ou refazer alguma ação, basta clicar nos botões, respectivamente, Continue

Este gráfico é utilizado para representar o progresso do trabalho previsto e realizado de recursos e Sprints. Verifique se o projeto está aberto, senão selecione através do menu Portfólio > Lista de Projetos ou pelo acesso rápido. Clique no menu Tempo > Gráfico de Burndown Para visualizar o gráfico com dados diferentes, basta selecionar no menu “Sprint” e/ou “Recurso” e clicar no botão .

Para visualizar o Planejador de Sprints você deve seguir os passos: Verifique se o projeto está aberto, senão selecione através do menu Portfólio > Lista de Projetos ou pelo acesso rápido. Clique no menu Tempo > Planejador Sprints Na coluna Backlog é possível adicionar itens clicando no ícone Nas colunas seguintes é possível criar os Sprints informando o nome da Sprint e o prazo (data de início e fim planejado). Para associar um item do Backlog (tarefas) a um Sprint, basta arrastar com o mouse Continue

Para criar um subprojeto basta clicar com o botão direito do mouse sobre a atividade/pacote de trabalho/projeto em que deseja inserir o subprojeto e selecione a opção “Incluir Subprojeto”. Podemos criar um subprojeto de 4 formas: A partir de um projeto já existente: É possível selecionar um projeto já existente e torná-lo um subprojeto. Em branco: Poderá criar um projeto em branco inserindo termo de abertura, escopo, EAP, cronograma, etc. A partir de um modelo: Poderá criar um subprojeto a partir de um modelo de Continue

Esta área armazena o histórico de controle de versão de arquivos (código fonte) de softwares. O controle de versão é um sistema que registra as mudanças feitas em um arquivo ou um conjunto de arquivos ao longo do tempo de forma que você possa consultar quais arquivos foram modificados e o conteúdo que foi modificado.

Nesta aba, você poderá informar o conteúdo de campos customizados que foram previamente atribuídos ao projeto. A lista de campos customizados depende do padrão informado nas propriedades do projeto. O padrão de projeto é configurado pela através do menu Integração > Padrão do Projeto. Clique em “Alterar” para salvar as informações.

Clique no botão “+ Adicionar” para adicionar um ou mais risco a atividade. OBS.: O cadastro dos riscos é realizado através do menu Riscos.

Clique no botão “+ Adicionar” para adicionar um ou mais passos: Descrição: Descrição do que será realizada neste passo. Realizado: Marcar quando o passo for realizado (concluído). Validado: Marcar quando o passo for aprovado. Data: Data prevista da realização do passo. Recurso: Responsável que realizará o passo. Clique no botão  para excluir e em “Alterar” para salvar as informações.

Clique em 0 arquivo(s) associado(s), para localizar o arquivo clique no botão “Selecionar arquivo”, selecione o arquivo desejado e clique em “Associar”. Clique no botão “Fechar gerenciador” para encerrar a associação de arquivos. OBS.: Você também poderá inserir documentos a partir do menu Integração > Documentos (vide Documentos do Projeto).