6.2 EAP – Estrutura Analítica do Projeto

Tempo de leitura: 2 minutos

A Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work Breakdown Structure (WBS) é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas, fases de ciclo de vida ou por sub-projetos (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto. O objetivo de uma EAP é identificar elementos terminais (os produtos, serviços e resultados a serem feitos em um projeto).

Assim, a EAP serve como base para a maior parte do planejamento de projeto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP).

A EAP é o “coração” do planejamento e controle de projetos com o NetProject. É uma ferramenta visual que facilita o entendimento do escopo do projeto, bem como a definição de responsáveis por cada entrega do projeto. A partir da EAP, desenvolveremos o cronograma e realizaremos a alocação de recursos.

  • Verifique se o projeto está aberto, senão selecione através do menu Portfólio > Lista de Projetos ou pelo acesso rápido.
  • Clique no menu Escopo > EAP.
  • Você visualizará o nível 1 da EAP que corresponde a raiz do projeto (título do projeto).
  • O botão “Nova Tarefa” adiciona um componente na EAP no nível abaixo.
  • O botão “Editar” edita os atributos da atividade
  • O botão adicinar02 permite expandir níveis da EAP, assim como o botão menos01 permite ocultar níveis da EAP.
  • Para editar o nome do componente basta clicar sobre ele.
  • Para remover um componente da EAP basta posicionar o curso do mouse em cima do componente, neste momento irá aparecer um “x” para excluir a atividade.

DICA: Para mover componentes entre níveis diferentes, basta clicar no nome do componente e arrastar para o componente em que será inserido. Será sempre inserido um nível abaixo do que está recebendo este componente.

eap

  • Na Barra de Ações, clique em PDF para gerar o documento em PDF e Seleção de Campos, você poderá alterar as informações exibidas nos componentes da EAP. Pode-se aumentar ou diminuir o zoom da EAP clicando nos botões zoom.

Sobre admin

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.