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A declaração do escopo é uma parte importante de seus projetos. É usada para mostrar os resultados que um projeto irá gerar, bem como as condições e termos em que o trabalho será realizado. Antes do início do projeto, todos os envolvidos nele devem concordar com as premissas e termos da declaração do escopo. Estes incluem os proprietários do projeto e a equipe do projeto.
A declaração de escopo é o documento onde será detalhado o desenvolvimento do produto e do projeto:
- Verifique se o projeto está aberto, senão selecione através do menu Portfólio > Lista de Projetos ou pelo acesso rápido.
- Clique no menu Escopo > Declaração de Escopo.
- Iniciação
Projeto: Inserir/modificar o nome do projeto.
Gerente de Projeto: Selecionar/modificar o gerente do projeto.
Código do Projeto: Inserir código do projeto definido conforme seu tipo, categoria e/ou classificação.
Tipo do Projeto: Selecionar o tipo do projeto.
Cliente: Selecionar o cliente do projeto.
Diretoria: Responsável pelo cliente.
- Sinopse
Escopo: Descreva todos os produtos de um projeto, os serviços necessários para realizá-los e resultados finais esperados.
Fora do Escopo: Descreva o que não será feito pelo projeto.
Estratégia de condução do projeto: procedimentos e etapas a serem realizados para obter os objetivos do projeto.
Requisitos Funcionais e Técnicos: Descrever detalhadamente as necessidades do cliente, ou seja, o que o cliente deseja. O detalhamento destes requisitos orienta quem irá executar o projeto e como fazê-lo de forma a atender às necessidades do cliente.
- Restrições e Premissas
Critérios de Aceitação: Descreva os critérios de aceitação que irão fazer com que o projeto seja considerado concluído.
Restrições: Descreva as restrições especificas associadas com o escopo que limitam as opções do projeto.
Premissas: Descreva os fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais e certos sem prova ou demonstração.
Nome(s) do(s) solicitante(s): Escreva o nome do solicitante do projeto. Para mais de um, separe-os com vírgula.
- Parecer
Parecer Declaração de Escopo: Selecionar o(s) parecer(es) que irá(ão) avaliar o documento.
- Aprovadores
Aprovadores: Selecionar o(s) aprovador(es) que irá(ão) avaliar o documento.
Clique em “Salvar” para salvar as informações e “Gerar versão” para gera uma versão para o documento.
- Na Barra de Ações temos:
PDF: Gerar arquivos na extensão PDF.
Enviar por e-mail: Permite enviar o PDF do documento por e-mail para os destinatários selecionados.
Solicitar Parecer: Envia um e-mail para o responsável em emitir o parecer comunicando que ele possuiu documento para validar.
Solicitar Aprovação: Envia um e-mail para o aprovador comunicando que ele possuiu documento para validar.
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