6.1 Declaração de Escopo

Tempo de leitura: 2 minutos

A declaração do escopo é uma parte importante de seus projetos. É usada para mostrar os resultados que um projeto irá gerar, bem como as condições e termos em que o trabalho será realizado. Antes do início do projeto, todos os envolvidos nele devem concordar com as premissas e termos da declaração do escopo. Estes incluem os proprietários do projeto e a equipe do projeto.

A declaração de escopo é o documento onde será detalhado o desenvolvimento do produto e do projeto:

  • Verifique se o projeto está aberto, senão selecione através do menu Portfólio > Lista de Projetos ou pelo acesso rápido.
  • Clique no menu Escopo > Declaração de Escopo.
  • Iniciação

Projeto: Inserir/modificar o nome do projeto.

Gerente de Projeto: Selecionar/modificar o gerente do projeto.

Código do Projeto: Inserir código do projeto definido conforme seu tipo, categoria e/ou classificação.

Tipo do Projeto: Selecionar o tipo do projeto.

Cliente: Selecionar o cliente do projeto.

Diretoria: Responsável pelo cliente.

  • Sinopse

Escopo: Descreva todos os produtos de um projeto, os serviços necessários para realizá-los e resultados finais esperados.

Fora do Escopo: Descreva o que não será feito pelo projeto.

Estratégia de condução do projeto: procedimentos e etapas a serem realizados para obter os objetivos do projeto.

Requisitos Funcionais e Técnicos: Descrever detalhadamente as necessidades do cliente, ou seja, o que o cliente deseja. O detalhamento destes requisitos orienta quem irá executar o projeto e como fazê-lo de forma a atender às necessidades do cliente.

  • Restrições e Premissas

Critérios de Aceitação: Descreva os critérios de aceitação que irão fazer com que o projeto seja considerado concluído.

Restrições: Descreva as restrições especificas associadas com o escopo que limitam as opções do projeto.

Premissas: Descreva os fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais e certos sem prova ou demonstração.

Nome(s) do(s) solicitante(s): Escreva o nome do solicitante do projeto. Para mais de um, separe-os com vírgula.

  • Parecer

Parecer Declaração de Escopo: Selecionar o(s) parecer(es) que irá(ão) avaliar o documento.

  • Aprovadores

Aprovadores: Selecionar o(s) aprovador(es) que irá(ão) avaliar o documento.

declaracao-de-escopo

Clique em “Salvar” para salvar as informações e “Gerar versão” para gera uma versão para o documento.

  • Na Barra de Ações temos:

PDF: Gerar arquivos na extensão PDF.

Enviar por e-mail: Permite enviar o PDF do documento por e-mail para os destinatários selecionados.

Solicitar Parecer: Envia um e-mail para o responsável em emitir o parecer comunicando que ele possuiu documento para validar.

Solicitar Aprovação: Envia um e-mail para o aprovador comunicando que ele possuiu documento para validar.

Sobre admin

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.