Desafios do PMO. Comunicação com Gerentes de Projeto.

6 minutos Implantar e manter um Escritório de Projetos, ou PMO, é um grande desafio nas organizações. Desde as etapas iniciais, em que o apoio da alta administração é imprescindível, até o dia-a-dia das operações de acompanhamento de múltiplos projetos, exige-se grande participação do Gerente do PMO. Este gerente do escritório enfrenta grandes obstáculos e precisa manter um bom jogo de cintura para estabelecer um canal de comunicação maduro com os gerentes de projeto e com a direção da empresa. Vamos trabalhar, neste artigo, Continue

Processos essenciais da gestão da comunicação em Startups

4 minutos Temos recebido frequentemente o seguinte questionamento nos canais de comunicação da NetProject: Quais os processos essenciais da gestão da comunicação na aplicação de um projeto, como o de sua Startup? Pergunta curta e ao mesmo tempo bem desafiadora. Vamos elaborar uma linha de raciocínio para ajudar na resposta: Primeiro, o que é Comunicação  Recorrendo ao dicionário para verificarmos um recorte, apropriado a esta discussão, da definição de Comunicação: Ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar Continue

O que são restrições em Projetos?

2 minutos Ao aplicar ferramentas e técnicas na gestão de projetos, frequentemente nos deparamos com termos que podem causar certa confusão, principalmente para aqueles que estão iniciando os estudos. Uma das principais dúvidas surge na busca pela definição de restrições e premissas em projetos. De forma direta, tanto restrições quanto premissas limitam as opções de planejamento do gerente de projetos e de sua equipe. Ou seja, o planejamento do projeto deve ser realizado sempre levando em consideração as restrições e premissas. Não seguir esta Continue

A verdade, nua e crua, sobre Gestão de Riscos em Projetos no Brasil

5 minutos Mencionar a Gestão de Riscos está na moda? Acompanhei várias discussões sobre Gestão de Riscos em “Lives” recentes. Quase todas apresentando aspectos técnicos da gestão de riscos e citando normas e procedimentos mundialmente aceitos como válidos. Não tiro o mérito deste trabalho de conscientização, mas temos um problema prévio para sanar: Não existe uma cultura de gestão de riscos no Brasil. Sim, isso mesmo. Não somos acostumados a trabalhar a gestão de riscos, no âmbito da gestão de projetos, no Brasil. Conheci Continue

Você não precisa de um cronograma para seu projeto.

5 minutos Falar de cronograma é despertar arrepios em “agilistas” puros ou naqueles que fazem mau uso do Quadro Kanban ao assumir que toda a “Gestão do Projeto” pode ser simplificada e reduzida ao ponto de materializar-e em um arrastar e soltar de cartões nas raias do quadro. Uma Gestão de Projetos completa não deve ser confundida com o uso de ferramentas isoladas, entretanto, o cronograma é um aliado importante do gerente, ao consolidar planejamentos de diversas áreas de conhecimento em uma estrutura importante Continue

Metodologias Híbridas de Gestão de Projetos em 5 passos

4 minutos Expressão presente em grande parte dos Escritórios de Projetos modernos, a Metodologia Híbrida é uma proposta que visa extrair o que há de melhor nas principais escolas de Gerenciamento de Projetos. Esta abordagem passa pelo pressuposto da combinação de ferramentas e práticas disponíveis após análise do cenário atual dos tipos de projetos executados pela organização. Passo 1: Avaliar a cultura da organização Toda organização carrega uma cultura própria, definida pelo conjunto de hábitos e crenças firmados por meio de normas, valores, expectativas Continue

O Escritório de Projetos – PMO, virtualizado e remoto

4 minutos Sim, é possível controlar projetos remotamente, tomando os devidos cuidados em realizar um trabalho conjunto de capacitação da equipe, desenho de uma metodologia de gestão própria e escolhendo os softwares adequados. Antes de continuar, PMO não é um cargo ou atribuição! Não, o você não é o PMO de uma empresa. Nem mesmo “está” PMO, como algumas frentes recentes de Recursos Humanos pregam. O PMO, ou Project Management Office é um departamento da empresa responsável por fomentar uma cultura de gestão de Continue

Como utilizar o Mapa de Empatia para entender melhor os Stakeholders do Projeto

4 minutos O que é o Mapa de Empatia? Criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, o Mapa de Empatia é uma ferramenta que ajuda a nos colocarmos no lugar dos clientes de um negócio. O Mapa de empatia trabalha as reflexões sobre o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve para ajudar no desenho do modelo de negócio. O mapa de empatia é a ferramenta que permite uma aproximação da empresa com seu público alvo, conhecendo de forma intensa o perfil de seus clientes. É Continue

Como organizar um ambiente de inovação, pautado no feedback sincero

2 minutos Já comentamos sobre a inovação sendo sabotada pela vergonha e o perfeccionismo, uma defesa para a vergonha, atuando como um vilão no processo inovador. A busca por um ambiente de inovação possui grandes desafios, mas podemos planejar e organizar um ambiente que seja positivo para esta jornada. Abaixo, as quatro melhores estratégias para desenvolver empresas e organizações resilientes à vergonha e catalisadoras da inovação: Apoio a líderes que desejem ousar, facilitando conversas honestas sobre o tema da vergonha e incentivando uma cultura Continue

Feito é melhor que perfeito? Os impactos do perfeccionismo na sua equipe.

4 minutos “Feito é melhor que perfeito”. Fase famosa, atribuída a Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook, no cargo desde 2008. Sheryl diz que medo e insegurança são fatores que muitas vezes impedem o crescimento na carreira. Só fui entender melhor os desdobramentos da afirmação acima e os impactos do perfeccionismo nas equipes de projeto, após ler A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown. A busca da perfeição faz parte de um arsenal pessoal contra a Vulnerabilidade, e atua como um freio na Continue