fbpx

O que é Modern Agile, o novo Manifesto Ágil?

Tempo de leitura: 3 minutos

Então, qual seria sua reação ao escutar a afirmação abaixo:

Os Métodos Ágeis, estão ultrapassados.

Imagino que “desligaria os disjuntores”, como diz um produtor de conteúdo que admiro, de muitos profissionais agilistas ou tradicionais.

Vamos por partes, para entender melhor a proposta do Modern Agile e como ela afeta nossos projetos.

O que é o Modern Agile?

O Modern Agile foi introduzido por Joshua Kerievsky, ele é o fundador e CEO da Industrial Logic, uma consultoria pioneira em Programação Extrema/Lean. Para Joshua, o Manifesto Ágil se afundou em um emaranhado de ferramentas empresariais, estrutura de escala e certificados questionáveis, que produzem mais burocracia do que resultados.

É notório que maneiras ágeis de trabalhar se espalharam para muitas outras linhas de negócios, além da tecnologia da informação.

O interessante do Modern Agile é que ele não prescreve receitas, nenhum framework, nenhum processo. E mais, você pode usar os princípios do Modern Agile para verificar se o Scrum está implementado com as intenções corretas.

O que o este novo manifesto ágil traz é uma nova forma de enxergar os princípios, vamos lá:

Torne Pessoas Sensacionais

Avalie como transformar todas as partes interessadas de seu projeto em pessoas sensacionais. Todas! Desde os membros de equipe, que contribuem efetivamente para a entrega de um produto ou serviço, até as pessoas que usam compram, vendem ou financiam estes produtos e serviços. Entender o contexto e os problemas de cada uma destas partes interessadas é o primeiro passo para este princípio.

Entregue valor a todo instante

Importante aumentar as iterações com seu cliente e buscar entregar valor a todo instante. Este já é um comportamento incentivado pela adoção de ciclos de vida de projetos iterativos e incrementais, com forte presença do cliente nos ciclos/sprints de cada etapa do ciclo de vida do projeto.

Tudo o que não é entregue não ajuda ninguém a se tornar mais incrível ou seguro. Na agilidade moderna, nos perguntamos: Como um trabalho valioso poderia ser entregue mais rapidamente? A entrega de valor continuamente exige dividirmos grandes quantidades de valor em partes menores que podem ser entregues com segurança agora, e não depois.

Faça da Segurança um Pré-Requisito

Já identificou a segurança como uma necessidade humana básica e uma chave para liberar o alto desempenho? Comentamos um pouco sobre segurança, vulnerabilidade e o impacto do perfeccionismo em equipes neste artigo. Ao nos defrontarmos com qualquer trabalho novo, incerto, protegemos o tempo, a informação, a reputação, o dinheiro, a saúde e os relacionamentos. A vulnerabilidade pode apoiar o enfrentamento e organizar melhor as defesas em relação ao que é novo.

Experimente e Aprenda rápido

Aprendizado rápido é peça chave para o sucesso de seus projetos. Aprendemos rapidamente experimentando com frequência. Tornamos nossos experimentos “seguros para falhar”, por isso não temos medo de realizar mais experimentos. Você não pode tornar as pessoas incríveis ou tornar a segurança um pré-requisito se você não estiver aprendendo. Quando ficamos presos ou não estamos aprendendo o suficiente, consideramos isso um sinal de que precisamos aprender mais realizando mais experiências.

Fontes:

https://medium.com/serious-scrum/modern-agile-and-scrum-how-does-it-fit-c2c57cd67090

http://modernagile.org/