fbpx

O que é o Disciplined Agile?

Tempo de leitura: 7 minutos

O DA é um kit de ferramentas de decisão de processo que fornece orientações para ajudar pessoas, times e organizações a otimizar seus processos de maneira sensível ao contexto. O Disciplined Agile é uma abordagem híbrida, que aproveita estratégias de várias fontes!

O Disciplined Agile (DA) é um kit de ferramentas de decisão de processo projetado para ajudar as equipes a otimizar seus processos internos, obter agilidade nos negócios e impulsionar o sucesso comercial.

Um conjunto de abordagens

Como um híbrido de todas as principais abordagens ágeis e enxutas, ele fornece centenas de estratégias para ajudá-lo a tomar melhores decisões dentro de suas equipes ágeis, equilibrando a auto-organização com as realidades e restrições de sua empresa exclusiva

Para toda a Organização!

O DA fornece uma base sólida para a Agilidade nos Negócios (Business Agility), mostrando como é possível os vários times trabalharem juntos:

  • Entregas de soluções (desenvolvimento de software),
  • Operações de TI
  • Arquitetura empresarial
  • Gerenciamento de portfolio
  • Segurança
  • Finanças
  • Compras e muitas outras.

DA é um Método de Escala Organizacional, sem extremos, tendo como premissa o bom entender do contexto da organização.

A título de introdução, vamos relembrar o Manifesto Ágil:

  • Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas
  • Soluções consumíveis sobre documentação abrangente
  • Colaboração das partes interessadas na negociação do contrato
  • Responder a comentários sobre seguir um plano
  • Transparência sobre (falsa) previsibilidade

As Camadas do DA

Delivery: (Ágile, Lean, Continuous Delivery Agile, Continuous Delivery Lean, Lean Startup Exploratório BML, Program (Escale). De acordo com o contexto, o DA te indica quando usar cada uma delas, através de um checklist para tomada de decisão.

Devops: Camada de apoio operacional a camada de Delivery.

Governança: Camada incluída para garantir que as coisas corretas sejam feitas

Organização: Camada de Business Agility, para garantir a agilidade em toda a empresa, independente da área.

Os times podem escolher o ciclo de vida que seja mais apropriado às suas necessidades

As Etapas do DA

  • Inception
  • Construção
  • Transição
  • Ongoing

Cada etapa possui práticas descritas no toolkit. Seleção de práticas depende do contexto. O DA ajuda a levantar uma importante reflexão: Frameworks não são balas de prata!

  • E se sua equipe não for suficientemente qualificada?
  • E se o conselho prescritivo não se adequar ao contexto da sua organização?
  • Você não precisa fazer melhor do que simplesmente copiar a abordagem de outra pessoa?

Organizações ágeis de sucesso assumem a responsabilidade de desenvolver sua própria agilidade. O sucesso não vem de adotarmos uma estrutura ou metodologia prescritiva, como Scrum ou SAFe, embora possa ser um bom começo!

Para verdadeira agilidade nos negócios, precisamos “Escolher nossa maneira ágil de trabalhar (Way of Working -WoW)”, a nossa medida ágil, otimizada para nossas situações únicas.

A verdadeira agilidade nos negócios vem da liberdade, não de estruturas. O DAD ajuda a aprender sobre as opções e orienta a realizar um passo de cada vez. Trata-se de um kit de ferramentas que utiliza centenas de práticas ágeis para guiá-lo para a melhor maneira de trabalhar e entregar valor.

Para que serve o DA?

Ao seguir o Disciplined Agile, você encontrará os princípios ágeis disciplinados. Existem dezessete princípios no total, e estes podem ser aplicados aos hábitos de trabalho de uma equipe para:

Impulsionar o sucesso comercial: o DA ajuda a organização a se tornar mais competitiva e a aumentar a satisfação do cliente – como o quarto princípio do DA deixa claro: “As partes interessadas e os desenvolvedores devem colaborar ativamente para entregar resultados que encantem os clientes de nossa organização.”

Criar formas mais eficazes de trabalhar: o décimo segundo princípio DA afirma: “A equipe reflete continuamente sobre como se tornar mais eficaz, então experimenta, aprende e ajusta seu comportamento de acordo.” Simplificando, o DA ajuda a identificar o que funciona melhor para você com base em sua situação atual. Em seguida, você pode tentar introduzir novas estratégias para tornar o processo de desenvolvimento de software ainda mais bem-sucedido.

Otimizar o fluxo de trabalho: o DA incentiva a tomada de decisões em nível organizacional e ajuda a otimizar o fluxo de trabalho geral no qual você está envolvido. Mais especificamente, há uma ênfase na visualização dos fluxos de trabalho para garantir uma entrega tranquila (como sugere o princípio 14 do DA), bem como evoluindo toda a organização, não apenas equipes isoladas (princípio DA 15).

Vantagens do DA

Além dos benefícios óbvios de agilidade de negócios, o DA pode oferecer uma gama de outras vantagens mais surpreendentes, incluindo:

Capacitação e engajmento dos membros da equipe: o DA promove uma estratégia baseada em metas sobre o procedimento prescritivo, o que significa que as equipes têm autonomia para escolher suas próprias formas de trabalho – aplicando métodos e estruturas que funcionam para elas. Seja scrum ou Kanban, o poder de selecionar os processos mais convenientes e poderosos aumenta a autonomia e o envolvimento no trabalho em equipe.

Oferta de suporte a todos os tipos de equipes – não apenas ao desenvolvimento de produtos ou softwares: DA é um kit de ferramentas que carrega relevância em todos os negócios. Por exemplo, pode ser igualmente importante para o marketing trabalhar em colaboração com os clientes. Na verdade, as equipes de marketing, vendas e até mesmo de compras podem se beneficiar com o DA.

Melhorar a competitividade do mercado: Ao usar o DA, as equipes de produto podem garantir que os clientes fiquem “encantados” com os produtos que recebem (lembra do quarto princípio DA?).

Quanto mais felizes seus clientes, mais leais eles se tornarão e mais intocável sua organização será para empresas rivais.

Quais as Certificações Discilined Agile

O Project Management Institute, PMI, oferece um conjunto de certificações relacionadas ao Disciplined Agile, veja as possibilidades atuais:

Certificação Disciplined Agile Scrum Master (DASM)

Comece a usar o DA

Entenda os fundamentos das abordagens ágeis e enxutas como Scrum, Kanban, SAFe® e muito mais, juntamente com como implementar o kit de ferramentas Agile Disciplinado para escolher sua forma de trabalhar (WoW ™) com base na situação que você enfrenta.

Certificação Disciplined Agile Senior Scrum Master (DASSM)

Adapte sua abordagem e lidere sua equipe com o DA

Acelere sua capacidade de assumir iniciativas mais complexas e liderar sua equipe ágil usando o Disciplined Agile. Escolha, dimensione e adapte sua maneira de trabalhar (WoW) para alcançar o sucesso ágil em qualquer situação.

Certificação Disciplined Agile Coach (DAC) (a partir de abril de 2021)

Treine e inspire equipes com o DA

Leve seu conhecimento e experiência do Disciplined Agile para o próximo nível – mostre às equipes (em sua organização ou em outro lugar) como aplicar e otimizar o Disciplined Agile dentro e entre as equipes. Ajude-os a escolher sua forma de trabalhar (WoW) e obter a verdadeira agilidade nos negócios.

Certificação de Consultor Disciplined Agile Value Stream (DAVSC)

Ajude as organizações a alcançarem verdadeira agilidade de negócios

Domine oDA e use o gerenciamento do fluxo de valor de uma maneira que permita liderar organizações inteiras na implementação em toda a empresa para suas necessidades exclusivas. Torne-se um condutor de transformação, acelerando a entrega de valor e orientando as organizações para a verdadeira agilidade dos negócios.

Para reforçar

1 – O DA é um conjunto de ferramentas rico, abrangente e bem organizado de estratégias para ajudar sua organização a ter mais sucesso com a Agilidade.

2 – O DA traz uma abordagem empresarial ágil, disciplinada e profissional, que é o que faltava ao nosso mercado.

3 – Entender quais são suas opções e quais funcionam em contextos diferentes leva a melhores decisões.

Outros artigos relacionados:

  1. Você sabe seu QTGP?
  2. Pós-Pandemia, o Novo Normal e a Gestão de Projetos