O que é o Disciplined Agile?

O DA é um kit de ferramentas de decisão de processo que fornece orientações para ajudar pessoas, times e organizações a otimizar seus processos de maneira sensível ao contexto. O Disciplined Agile é uma abordagem híbrida, que aproveita estratégias de várias fontes!

Pragmático

Como um híbrido de todas as principais abordagens ágeis e enxutas, ele fornece centenas de estratégias para ajudá-lo a tomar melhores decisões dentro de suas equipes ágeis, equilibrando a auto-organização com as realidades e restrições de sua empresa exclusiva

Para toda a Organização!

O DA fornece uma base sólida para a Agilidade nos Negócios (Business Agility), mostrando como é possível os vários times trabalharem juntos:

  • Entregas de soluções (desenvolvimento de software),
  • Operações de TI
  • Arquitetura empresarial
  • Gerenciamento de portfolio
  • Segurança
  • Finanças
  • Compras e muitas outras.

DA é um Método de Escala Organizacional, sem extremos, tendo como premissa o bom entender do contexto da organização.

As Camadas do DA

Delivery: (Ágile, Lean, Continuous Delivery Agile, Continuous Delivery Lean, Lean Startup Exploratório BML, Program (Escale). De acordo com o contexto, o DA te indica quando usar cada uma delas, através de um checklist para tomada de decisão.

Devops: Camada de apoio operacional a camada de Delivery.

Governança: Camada incluída para garantir que as coisas corretas sejam feitas

Organização: Camada de Business Agility, para garantir a agilidade em toda a empresa, independente da área.

Os times podem escolher o ciclo de vida que seja mais apropriado às suas necessidades

As Etapas do DA

  • Inception
  • Construção
  • Transição
  • Ongoing

Cada etapa possui práticas descritas no toolkit. Seleção de práticas depende do contexto. O DA ajuda a levantar uma importante reflexão: Frameworks não são balas de prata!

  • E se sua equipe não for suficientemente qualificada?
  • E se o conselho prescritivo não se adequar ao contexto da sua organização?
  • Você não precisa fazer melhor do que simplesmente copiar a abordagem de outra pessoa?

Organizações ágeis de sucesso assumem a responsabilidade de desenvolver sua própria agilidade. O sucesso não vem de adotarmos uma estrutura ou metodologia prescritiva, como Scrum ou SAFe, embora possa ser um bom começo!

Para verdadeira agilidade nos negócios, precisamos “Escolher nossa maneira ágil de trabalhar (Way of Working -WoW)”, a nossa medida ágil, otimizada para nossas situações únicas.

Para reforçar

1 – O DA é um conjunto de ferramentas rico, abrangente e bem organizado de estratégias para ajudar sua organização a ter mais sucesso com a Agilidade.

2 – O DA traz uma abordagem empresarial ágil, disciplinada e profissional, que é o que faltava ao nosso mercado.

3 – Entender quais são suas opções e quais funcionam em contextos diferentes leva a melhores decisões.

Outros artigos relacionados:

  1. Você sabe seu QTGP?
  2. Pós-Pandemia, o Novo Normal e a Gestão de Projetos

Sobre Hayala Curto

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da NetProject. Mestre em Informática e graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG. MBA em Gerência de Projetos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tem mais de 20 anos de experiência profissional, coordenando projetos de TI e implantando Escritórios de Projetos em clientes de diversos portes e segmentos. Participou da abertura de 3 empresas. A primeira faliu, a segunda foi vendida e atualmente trabalha como CEO na terceira.
É certificado PMP desde 2005, PMI-SP e PMI-RMP, pelo PMI. Também é certificado IPMA-C, Prince2 e CSM. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, atua como docente na área, em cursos de pós-graduação/MBA, desde 2009.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.