Como estruturar um PMO?

PMO é a sigla de Project Management Office cuja tradução é Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) ou Escritório de Projetos (EP). De acordo com o PMBOK Sexta Edição (guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos, elaborado pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos, PMI), o PMO é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionadas com o projeto, facilitando o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. 10 Razões para Estruturar um PMO Aumentar a Maturidade em Gerenciamento de Projetos da empresa: Definir Padrões Continue

O que é um PMO?

O Project Management Office (PMO) ou Escritório de Gerenciamento de Projetos é responsável por padronizar os processos de governança relacionados a projetos, podendo incluir uma perspectiva empresarial. Seu foco é em pessoas, processos e ferramentas. Mesmo considerando a orientação do PMBok (Project Management Body of Knowledge) para gerenciar os projetos, é preciso estabelecer diretrizes levando em conta a cultura e realidade da organização. Para que serve um PMO? Apoiar no gerenciamento de projetos ou gerenciar um ou mais projetos; Facilitar o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas Continue

Bandersnatch e a Gestão de Projetos

Você certamente já tenha tomado conhecimento da nova empreitada tecnológica da Netflix, o filme Bandersnatch. Confesso que fiquei contente com a possibilidade de se definir o caminho do personagem durante o filme. Contente mas não surpreso. De amantes dos Role Playing Games, RPG’s, aos saudosistas do famoso Você Decide, da Rede Globo, a possibilidade de tomar decisões durante o percurso da história não é novidade.. Agora, temos um outro personagem que pode, literalmente, definir caminhos de sucesso ou fracasso de um projeto. Ele mesmo, o famoso Gerente Continue

A importância de se estruturar bem um Escritório de Projetos, ou PMO,  em 2019

Vivemos uma grande expectativa de novos ares econômicos em 2019. A mudança no comando do país e a presença de um ministro de viés liberal trouxe um sopro de esperança para alentar o empresariado ávido por tempos melhores, após últimos anos de recessão. Espera-se uma melhora nos índices econômicos já em 2019, com uma retomada de crescimento em 2020. Sua empresa já está preparada? É comum, em momentos de recessão, cortes em funções não vistas como estratégicas e sem retorno direto para a organização.  Os Escritórios Continue

Basic Methodware – um pouco sobre a metodologia

A busca por práticas melhores e mais eficazes na área de gerenciamento de projetos é uma realidade ao redor do mundo. Graças ao Project Management Institute (PMI) esses estudos caminham a passos largos. Para isso, existem algumas metodologias que nos preparam para conduzir o trabalho que deve ser feito. Hoje nosso objetivo é falar um pouco sobre a metodologia Basic Methodware®, que cria um plano de projeto tradicional fundamentado no Guia PMBOK®, 5ª edição (PMI, 2013). O principal objetivo do Guia PMBOK é fornecer uma Continue

Sistema de apontamento de horas

Para que um plano seja bem-sucedido, é muito importante mensurar todas as informações do processo. Por isso, o sistema de apontamento de horas é muito utilizado pelas empresas que trabalham com gestão de projetos. Você deve estar se perguntando do que se trata o apontamento de horas. É simples: trata-se do controle e registro do quantitativo de horas que os colaboradores utilizaram para executar cada atividade do projeto. Esse controle pode ser manual, pelo Excel ou por algum software de gestão de projetos de sua Continue

Kanban – 3 erros que você deve evitar!

A todo momento precisamos criar formas de tornar o trabalho nas organizações mais assertivo e otimizado. Por isso, as técnicas de gestão de projetos passam por constante reformulação e evolução. Uma metodologia muito utilizada e efetiva no mercado, atualmente, é o Kanban. Ela foi criada pela Toyota e está costurada ao conceito de entrega Just in time – um sistema de produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa – ou seja, objetiva o controle que garanta a Continue

Quais as principais funcionalidades que um software de Gestão de Projetos deve ter?

Se você chegou até esse artigo é porque já sabe que um software de gestão de projetos é a alternativa mais inteligente e assertiva de controlar os projetos de sua empresa. No entanto, não custa dizer que implantar a gestão de projetos traz muitos benefícios que vai da melhoria da imagem da instituição, passa pela padronização de parâmetros até chegar na melhoria da qualidade dos produtos e serviços que você presta. Além disso, com a ajuda da tecnologia é possível obter os dados que são Continue

Scrum – Evite esses 3 erros!

O Scrum vem sendo utilizado para o desenvolvimento de produtos complexos desde o início da década de 1990 e é conhecido, desde então, como um processo ou uma técnica para o desenvolvimento de produtos. A metodologia ágil usada para a gestão dinâmica de projetos de software, permite controlar as atividades, potencializando as equipes que trabalham em prol de um objetivo em comum, baseado nas melhores práticas aceitas pelo mercado. O Scrum é fundamentado nas teorias empíricas de controle de processo e tem como base para Continue

Como acompanhar projetos à distância?

O mundo mudou. Mas ainda é impossível estar fisicamente em vários lugares ao mesmo tempo. No entanto, as corporações são cada vez mais globalizadas e espalhadas pelo mundo. Tendo isso em vista, surge o desafio de alinhar os projetos da empresa, de conseguir trabalhar com eficiência e eficácia, mesmo ela estando em vários pontos. Por isso, surge a dúvida: como acompanhar os projetos à distância e, ainda, se ter bons resultados? Antes de mais nada, é preciso ter uma estrutura organizada, coesa. Além disso, o Continue