fbpx

Qual a relação entre Premissas e Riscos, Goiabada e Queijo?

Tempo de leitura: 2 minutos

Toda premissa esconde um ou mais riscos associados. Para quem está estudando conceitos de Gestão de Projetos, esta frase pode assustar no começo, mas o relacionamento entre premissas e riscos pode ficar mais claro, vamos lá?

Premissas, como discutimos nesse artigo, são todas as limitações de planejamento e execução do projeto que são de exclusiva imposição ou opção do Gerente de Projetos. Ou seja, existe escolha por parte do gerente e ele assume como válido para fins de planejamento!

Riscos são eventos incertos que podem afetar negativa ou positivamente os objetivos de um projeto. Estabelecer práticas para identificar e tratar os riscos do projeto é muito importante. Você pode ver um exemplo prático aqui.

A peça chave para fazer o link entre Premissas e Riscos é a palavra “assumir”. Se o gerente assume que uma premissa é válida, não temos garantia da mesma. Se não temos garantia que a premissa é válida, a não ocorrência da mesma pode afetar algum aspecto do planejamento, configurando-se em um risco.

Ainda confuso? vamos a exemplos:

Em projetos de desenvolvimento de software (caso o gerente tenha a opção), escolher determinada linguagem de programação, mesmo sabendo que não é padrão de mercado.

Em projetos de engenharia civil, determinar um tipo específico de revestimento, caso o cliente não tenha imposto alguma restrição.

Ao planejar uma festa de confraternização, optar por uma área ao ar livre mesmo sabendo que, para o mês do evento, as chances de chuva são grandes.

Ao planejar a próxima viagem de final de ano da família, definir a região Nordeste como alvo, já que a esposa não definiu preferências.

Mais claro?

Ah, o Project Model Canvas, proposto pelo Prof. Finochio, traz as colunas de Premissas e Riscos juntinhas, para que você possa se lembrar de fazer este relacionamento sempre.

Ah, sobre Goiabada e Queijo? Pergunte a um mineiro como os dois combinam. Sempre juntos, para satisfazer as necessidades gastronômicas de qualquer parte interessada do projeto.

Você também pode gostar destes artigos:

  1. Quer ser um Expert em Gerenciamento de Riscos?
  2. Gestão de Riscos na prática