Desafios do PMO – Faz sentido?

A implantação de um Escritório de Projetos, PMO, está longe de ser um esforço trivial. Geralmente o responsável pelo escritório enfrenta grandes desafios para estruturar o PMO e apresentar ganho de valor para a organização. Temos tratado este tema em uma série de artigos voltados justamente para apoiar o Gerente do Escritório de Projetos a aumentar as chances de sucesso nessa empreitada.

Falamos um pouco sobre como o Gerente de Projetos pode aplicar conceitos de Comunicação Não-Violenta para estabelecer um ambiente de melhor integração com Gerentes de projeto neste artigo e neste.

Também falamos um pouco sobre a obtenção de engajamento na Metodologia de Gestão de Projetos proposta pelo PMO neste artigo.

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades

Pois é, aproveitando o estrondoso sucesso do filme Horários Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, vamos reforçar a posição do Gerente do Escritório de Projetos frente a este grande desafio que é implantar o PMO.

Quando a alta direção da organização define que um PMO é necessário para converter a estratégia em resultados, geralmente define um responsável pela organização do setor que será responsável pela definição de práticas e metodologias, bem como implantar uma solução de gestão de portfólio e projetos. Este é um dos melhores cenários para trazer um Escritório de Projetos para o contexto organizacional, falamos sobre os outros cenários possíveis aqui.

O Gerente do Escritório de projetos tem grande poder, mas como vimos na sequencia do super-herói aracnídeo mais famoso do mundo, também vem grandes responsabilidades.

Uma curiosidade: A frase foi apresentada pela primeira vez na HQ de 1962 Amazing Fantasy nº 15, por Stan Lee e Steve Ditko. Ela aparece em uma caixa de narrativa no quadrinho enquanto vemos Peter refletindo sobre os acontecimentos: o ganho de poderes, um ladrão que deixou escapar, a morte do tio e a revelação de que o mesmo meliante de antes foi quem o matou.

Além disso, a construção da frase não é exatamente como ela se popularizou. Ficou assim: “E uma esguia e silenciosa figura lentamente some ao encontro da escuridão, consciente enfim que, neste mundo, com grandes poderes também devem haver grandes responsabilidades”.

Fonte: Canaltech

Uma dose extra de energia

Não precisa ser um super-herói para enfrentar a implantação de um Escritório de Projetos, mas uma dose extra de energia sempre é bem-vinda. Vamos trabalhar esta dose aqui, como uma das principais diretivas para o Gerente do PMO.

Compre a proposta! Acredite realmente que um PMO será importante para a organização. Tenha um pensamento firme e convicto que seu trabalho representará um aumento de chances de sucesso da organização. Sabemos que nossos pensamentos tem grande influência sobre nossos sentimentos e nossas ações.

A forma como pensamos impacta nossos sentimentos e ações. Ações fortes somente surgem quando efetivamente assumimos que o trabalho do PMO é importante para a organização. Quando não acreditamos necessitamos de um esforço mental muito grande para realizar ações, afetando também nossos sentimentos. Isso realmente pode te dar asas!

Se não acredita na implantação do PMO, pare imediatamente

Caso esteja a frente de uma implantação de PMO e não acredita que o mesmo traga resultados e valor para a organização, pare imediatamente. Poupe sua energia para aquilo que acredita e poupe tempo de todos os envolvidos, inclusive a alta administração e os gerentes de projeto que estão ao seu lado.

Qualquer nova metodologia, processo ou ferramenta que tentar adotar, sem realmente acreditar, terá grandes chances de falhar. Isso vale tanto para práticas preditivas, como um Termo de Abertura ou um Cronograma, quanto para práticas ágeis, como um Quadro Kanban ou um Canvas de Projeto. Você necessitará de um esforço enorme para defender a adoção destas práticas se realmente não acreditar que elas podem apoiar o sucesso do PMO.

O investimento na implantação do Escritório de Projetos não é baixo. Temos custos de serviços de consultoria, capacitação, desenho de Metodologia e softwares de Gestão de Portfólio e Projetos. Este alto investimento não pode ser boicotado pelo pensamento e sentimento dos envolvidos.

Outro ponto importante, sobre a duração do projeto de implantação do PMO. Como não é um projeto de curto prazo, também é importante manter os pensamentos nos eixos durante um bom período de tempo, mesmo com os altos e baixos que a empreitada pode apresentar.

Se algo der errado, não desanime

Acreditar realmente nos pontos positivos que um Escritório de Projetos pode trazer para a organização também ajuda nos momentos em que algo sair dos trilhos. Assumir que ninguém é perfeito e abraçar a própria vulnerabilidade são pontos importantes nesta jornada.

Sinta-se à vontade para compartilhar conosco sua jornada como Gerente de Escritório de Projetos. Acompanhe também nossa série de artigos sobre os desafios na implantação do PMO:

Desafios do PMO – Como obter Engajamento na Metodologia Proposta – Parte 1

Desafios do PMO – Como obter Engajamento na Metodologia Proposta – Parte 2

Desafios do PMO – Comunicação com Gerentes de Projetos

Sobre Hayala Curto

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da NetProject. Mestre em Informática e graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG. MBA em Gerência de Projetos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tem mais de 20 anos de experiência profissional, coordenando projetos de TI e implantando Escritórios de Projetos em clientes de diversos portes e segmentos. Participou da abertura de 3 empresas. A primeira faliu, a segunda foi vendida e atualmente trabalha como CEO na terceira.
É certificado PMP desde 2005, PMI-SP e PMI-RMP, pelo PMI. Também é certificado IPMA-C, Prince2 e CSM. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, atua como docente na área, em cursos de pós-graduação/MBA, desde 2009.