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Seis competências essenciais para Gerentes de Projetos e Patrocinadores

Tempo de leitura: 5 minutos

Os projetos alcançam a excelência quando impulsionados por pessoas excepcionais. Nesse sentido, a habilidade de gerenciamento de projetos torna-se uma verdadeira chave para o sucesso.

Assim, quais são as qualidades fundamentais que os líderes devem possuir para se destacarem em um mundo movido por projetos?

Lembre-se: um líder inspirador, com visão estratégica e habilidades de comunicação afiadas, é capaz de transformar desafios em oportunidades e conduzir sua equipe rumo à conquista de resultados extraordinários


Os projetos são tão bons quanto as pessoas que os executam.

1) Habilidades de gerenciamento de projetos.


Os patrocinadores executivos precisam de uma base sólida nos fundamentos do gerenciamento de projetos. Eles precisam saber por que os projetos são bem-sucedidos ou fracassam, como garantir que os fundamentos técnicos de um determinado projeto sejam robustos e quais características desse projeto devem ser consideradas ao escolher seu gerente de projeto.

Além disso, eles precisam entender a complexidade técnica e as restrições associadas à forma como os planos e estimativas são desenvolvidos.


Os gerentes de projeto, por sua vez, precisam ser capazes de usar ferramentas e técnicas para determinar a lógica e o Business Case de um projeto. Eles devem ser hábeis em trabalhar com colaboradores e parceiros na definição do escopo. Eles precisam saber como identificar e gerenciar o risco de forma eficaz. Uma vez que um projeto está em andamento, eles são responsáveis ​​por estabelecer mecanismos de relatórios para monitorar a execução e a qualidade. Quando se prevêem atrasos ou alterações ao plano, devem ser capazes de antecipar o seu impacto e propor alternativas viáveis.


2) Desenvolvimento de produtos e experiência na área.


Os patrocinadores e gerentes do projeto precisam desenvolver uma compreensão razoavelmente proficiente da tecnologia, recursos, produto, serviço ou recursos que o projeto pretende produzir.

Isso fará muito por eles: lhes dará credibilidade com a equipe e as partes interessadas. Isso permitirá que eles se comuniquem no idioma dos especialistas e das equipes de produto. Isso garantirá que eles entendam quais são os benefícios do projeto e como e quando serão alcançados. E os ajudará a entender como o projeto se conecta com a estratégia geral da organização.


3) Estratégia e visão de negócios.


Os patrocinadores executivos tendem a ter um bom entendimento de sua organização, sua estratégia e seus principais concorrentes. Eles também costumam ser experientes quando se trata de finanças e do ambiente em que seus projetos serão implementados. Os gerentes de projeto geralmente precisam desenvolver essas habilidades. Serem capazes de conectar os benefícios e propósitos do projeto a prioridades concretas de negócios é essencial para ganhar adesão e atingir metas. Também é fundamental um forte foco nos benefícios e no impacto de um projeto, mesmo nos estágios iniciais.

4)Habilidades de liderança e gestão de mudanças.


Atualmente, os patrocinadores e gerentes de projetos precisam de liderança forte e capacidade de gerenciamento de mudanças. Eles precisam criar equipes de alto desempenho; fornecer direção; gerenciar e persuadir em várias culturas; construir pontes em toda a organização; comunicar de forma clara e eficaz; avaliar, desenvolver e treinar pessoal; e resolver divergências de maneira que todas as partes possam aceitar.


5) Agilidade e adaptabilidade.


Não há dúvida de que os patrocinadores do projeto precisam se adaptar aos métodos ágeis. No velho mundo, esperava-se que eles liderassem de acordo com um plano predeterminado e tratassem as decisões como simples e binárias. Mas em um mundo movido pela mudança, eles não terão todas as respostas e precisarão alterar seu curso e cancelar projetos regularmente. Muitos grupos de treinamento ágil oferecem cursos e certificações muito úteis que podem fornecer uma sólida base de conhecimento.


Da mesma forma, os gerentes de projeto precisam se sentir confortáveis ​​trabalhando em contextos incertos e fazendo planos e decisões com apenas informações limitadas. Eles devem estar preparados para aplicar alguns métodos ágeis ou técnicas adaptativas, entre eles Agile Project Management, Scrum, Kanban e Scaled Agile Framework.


6) Éticas e valores.


Patrocinadores e gerentes de projetos são modelos. Eles criam um ambiente seguro, respeitoso e sem julgamentos no qual a equipe do projeto pode construir confiança e se comunicar abertamente.

Na fase de lançamento de qualquer projeto, considere desenvolver um código de ética para orientar você e a equipe do projeto. Comece consultando os modelos existentes. Tanto o Project Management Institute quanto a International Project Management Association têm códigos publicados online.


Dominar essas habilidades não é uma tarefa fácil, mas, felizmente, há muitas boas opções de aprendizado disponíveis. Algumas escolas de negócios oferecem programas de um ano em gerenciamento de projetos. Grupos como o Project Management Institute e o Prince2 oferecem programas de acreditação reconhecidos internacionalmente. O PM2, da Comissão Europeia, e o Praxis fornecem estruturas gratuitas de gerenciamento de projetos on-line, e a Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos oferece uma estrutura de competência para habilidades técnicas.

A melhor opção, no entanto, é desenvolver um programa de treinamento interno específico para as necessidades e a cultura de sua organização.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/project-economy-has-arrived-jean-dieudonne/

Em breve, traremos mais artigos sobre este assunto. Enquanto isso, você pode se interessar por estes outros artigos que já publicamos em nosso blog:

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