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Gestão de Pessoas para Gerentes de Projetos

Tempo de leitura: 4 minutos

O papel do Gerente de Projetos, atualmente, é muito mais amplo do que era há alguns anos atrás. Se antes o mais importante era apresentar resultados acima de qualquer outro aspecto, hoje já entende-se que é função deste gestor primar pelo ambiente e pelas pessoas que nele trabalham para que os objetivos sejam alcançados com eficácia e qualidade.

Grande parte desta mudança de paradigma se deve às alterações nas relações de trabalho entre empreendimentos e funcionários. O caráter humano foi trazido à frente do lucro e, em busca de mais qualidade de vida, os empregados já não se sujeitam a qualquer condição como acontecia há décadas atrás. Neste contexto, é fundamental que o Gerente de Projetos compreenda a grande importância da gestão de pessoas e consiga implementar ao seu trabalho diário melhorias neste relacionamento interpessoal, que farão seu time entregar melhores resultados, trabalhando de forma mais coesa e produtiva.

Com tudo isso em mente, elaboramos este post com 4 dicas para que você, como Gestor de Projetos, possa ser um melhor gestor de pessoas. Acompanhe conosco!

Entenda o valor da comunicação

Nos últimos anos, as empresas perceberam, com mais clareza que nunca, que é preciso dar voz aos seus funcionários. Isto significa que agora toda a equipe envolvida participa tanto das decisões dos projetos quanto os gestores e diretores da companhia. Esta mudança é importante não apenas para se alcançar os objetivos, mas também para demonstrar que a organização efetivamente valoriza seus colaboradores.

Desta forma, o Gerente de Projetos deve ser capaz de criar um canal eficaz de comunicação com seus subordinados, para que eles se sintam à vontade para opinar e apontar erros na execução dos projetos. Todo este processo, é claro, deve considerar os limites necessários para que as metas e os objetivos sejam atingidos.

Saiba motivar

As novas relações de trabalho também alteraram a maneira como a motivação é encarada no mundo corporativo. Antes, em geral, motivar significava dar prêmios ou participação nos lucros. Atualmente, apesar de este tipo de recompensa ainda ser comum, esta estratégia não é a responsável por gerar os melhores resultados.

Saber motivar é saber demonstrar, diariamente, a importância que cada funcionário tem no todo do projeto. É preciso que ele se sinta parte de algo maior do que ele próprio, como se desempenhasse um papel fundamental no processo. Em alguns casos será verdade, em outros nem tanto, mas ainda assim é função do Gerente de Projetos criar e fomentar este ambiente motivacional e inspirador para a sua equipe.

Gerencie situações de conflitos e estresse com sabedoria

É inevitável que conflitos surjam, principalmente em projetos mais complexos ou em empresas mais rígidas. As más circunstâncias, no entanto, não podem ser um pretexto para que os resultados dos projetos sejam afetados. Gerenciar este tipo de situação é papel do gestor de projetos, que precisa saber desempenhar uma função de conciliador, evitando gerar ainda mais conflito e estresse. Para coordenar bem situações deste tipo, algumas atitudes importantes se fazem necessárias: primeiramente, é preciso que o gestor assuma uma postura racional perante o conflito, evitando se envolver emocionalmente nas questões e mantendo a negociação o mais objetiva possível. Lembre-se: em contextos adversos, a equipe irá respeitar um líder que se mantém controlado. Ouvir os dois lados da problemática, manter a empatia perante o time (empatia, aqui, se insere como a habilidade de se colocar no lugar do outro) e estimular o diálogo, não se omitindo perante os problemas e tomando como base argumentos consistentes, são outras ações indispensáveis para um gerente ao lidar com situações de estresse.

Entender a importância desta gestão significa obter melhores resultados com os projetos, mas também incentivar a formação de uma equipe mais motivada e comprometida com os objetivos da empresa.

Incorpore a liderança

Fala-se muito que a liderança é um dom, uma característica reservada a um pequeno grupo de pessoas. No entanto, a verdade é que a liderança é uma qualidade desenvolvida ao longo do tempo, uma característica que sugere a habilidade de lidar com alguns pontos que citamos neste post, como inspirar motivação e resolver conflitos.

Um Gestor de Projetos precisa saber liderar de forma aberta, dando espaços e oportunidades para que todos cresçam juntos com o projeto. Neste sentido, comunicar as expectativas à equipe, desafiar os funcionários a pensar juntos, transmitir segurança, valorizar o feedback e recompensar os bons desempenhos são algumas das estratégias inerentes a um bom líder. Esta nova forma de gestão criará um ambiente muito mais propício a bons resultados e inovação, agregando valor não apenas ao projeto, mas ao time e à organização como um todo.

O que achou das dicas que compilamos? Conhece outras atitudes que todo Gerente de Projetos deve tomar para realizar uma boa gestão de pessoas? Não deixe de compartilhar suas experiências e sugestões conosco nos comentários!