Continuous Learning como apoio a manutenção da relevância do Gerente de Projetos

5 minutos No mundo atual de mudanças tecnológicas rápidas e constantes, a imaginação é fundamental. Os Gerentes de Projeto precisam adotar uma mentalidade de mudança para absorver o conhecimento e utilizá-lo estrategicamente. A capacidade de tomar decisões sutis pode ajudar os seres humanos a permanecerem empregáveis à medida que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina continuam a crescer, de acordo com Vanessa Tanicien, diretora de sucesso do cliente na LifeLabs Learning, uma consultoria de treinamento em gestão. Continuous Learning Continuous learning, também Continue

OKRs – “Bala de Prata” na Gestão de Projetos?

6 minutos OKRs OKRs (Objectives and Key Results) são uma estrutura de definição de metas utilizada para estabelecer e medir objetivos organizacionais e individuais de maneira clara e mensurável. Essa abordagem é adotada por várias empresas e organizações para alinhar as equipes em direção a objetivos comuns e acompanhar o progresso de forma transparente. Os OKRs são compostos por dois elementos principais: Objectives (Objetivos): São metas de alto nível que indicam a direção que a empresa, equipe ou indivíduo deseja seguir. Esses objetivos geralmente Continue

Motivadores, barreiras e perspectivas para a adoção da inteligência artificial no gerenciamento de projetos

6 minutos Trazemos aqui mais um artigo de nossa série que trata o uso de Inteligência Artificial na Gestão de Projetos. Vamos falar um pouco do trabalho realizado pelos pesquisadores Gao Shang da Universidade de Melborne na Austrália e Low Sui Pheng da Universidade de Singapura. O artigo buscou identicar motivadores, barreiras e a percepção geral da receptividade dos profissionais de Gestão de Projetos de Singapura para a adoção da Inteligência Artificial na Gestão de Projetos. Para os autores, a compreensão destes três quesitos Continue

Um Projeto pra chamar de seu! Accountability do Gerente de Projetos.

7 minutos Accountability é um conceito relacionado à responsabilização e prestação de contas por ações, decisões e resultados. Em contextos diversos, a accountability busca garantir que os indivíduos, organizações ou instituições sejam responsáveis por suas atividades e que possam ser chamados a prestar contas caso não cumpram com suas obrigações ou provoquem danos. Esse termo é frequentemente aplicado em vários cenários, incluindo o governo, negócios, organizações sem fins lucrativos e até mesmo em nível pessoal. Através da accountability, busca-se promover a transparência, a integridade Continue

Seis competências essenciais para Gerentes de Projetos e Patrocinadores

5 minutos Os projetos alcançam a excelência quando impulsionados por pessoas excepcionais. Nesse sentido, a habilidade de gerenciamento de projetos torna-se uma verdadeira chave para o sucesso. Assim, quais são as qualidades fundamentais que os líderes devem possuir para se destacarem em um mundo movido por projetos? Lembre-se: um líder inspirador, com visão estratégica e habilidades de comunicação afiadas, é capaz de transformar desafios em oportunidades e conduzir sua equipe rumo à conquista de resultados extraordinários Os projetos são tão bons quanto as pessoas Continue

Usando IA – Inteligência Artificial, para apoiar a Gestão de Riscos de Projetos

9 minutos Como Gerente de Projetos, você já deve ter percebido a importância de se gerenciar bem os riscos de seu projeto. Os riscos de projeto podem ter impacto em várias áreas, como cronograma, custo, qualidade, desempenho e satisfação do cliente. Eles representam ameaças que podem impedir que o projeto alcance seus objetivos dentro dos parâmetros definidos, causando atrasos, estouro de orçamento, entregas com baixa qualidade ou até mesmo a não conclusão do projeto. O que é um Risco Um risco de projeto refere-se Continue

Timesheet Automático – Acompanhe trabalho e custos reais de seus projetos!

8 minutos Quando realizamos o planejamento de um projeto, estabelecemos ações a serem realizadas e definimos recursos a serem utilizados durante a condução do mesmo. Temos recursos materiais e recursos humanos alocados em tarefas de projeto, compondo o trabalho e custos planejados. Para acompanhar o trabalho e custo realizados, quando trabalhamos com recursos humanos, podemos lançar mão de um acompanhamento de horas, ou o famoso timesheet. O Timesheet Um timesheet é uma ferramenta usada para rastrear e registrar as horas trabalhadas por membros da Continue

IA (Inteligência Artificial) em GP (Gestão de Projetos) – Classificadores Automáticos em Formulários de Projeto.

10 minutos Mais um artigo da série em que trabalhamos o uso de Inteligência Artificial na Gestão de Projetos. Aqui na NetProject, entendemos que o tempo de trabalho do gerente de projetos é de suma importância para a organização e deve ser sempre melhor aproveitado. Ao liberar o gerente de atividades repetitivas e rotineiras, permitimos que ele execute as responsabilidades essenciais de planejamento, coordenação, comunicação, gerenciamento de riscos e controle. Um gerente de projetos bem-sucedido precisa de tempo adequado para realizar essas atividades de Continue

Elaborando Cronogramas de Projeto com apoio do ChatGPT

8 minutos O Cronograma Peça importante para a Gestão de Projetos, o Cronograma é uma representação visual ou um documento que define as atividades, tarefas e marcos essenciais necessários para a conclusão de um projeto dentro de um determinado período de tempo. É uma ferramenta de gerenciamento de projetos que auxilia na organização, planejamento e acompanhamento do progresso do projeto. O Cronograma do projeto geralmente inclui informações como as datas de início e término de cada atividade, a sequência das atividades, as dependências entre Continue

Resiliência Organizacional e Gestão de Projetos

7 minutos Um Gerente de Projetos deve estar atento a práticas de gestão que vão além da própria Gestão de Projetos e Gestão por Projetos. Um conceito que tem ganhado destaque nos últimos anos e pode fazer parte destel rol de práticas de Gestão é a Resiliência Organizacional. Antes de tudo, o que é Resiliência Organizacional? Resiliência Organizacional é, conforme definido pelo padrão BSI BS 65000, é “a capacidade de uma organização para antecipar, preparar, responder e adaptar-se a mudanças incrementais e interrupções súbitas Continue