Tempo de leitura: 7 minutos
Este artigo faz parte de uma série de conteúdos que estamos produzindo sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) na Gestão de Projetos, você pode conferir o primeiro artigo da série aqui.
Vamos fazer um corte específico na possível atuação do Gerente de Projetos neste novo cenário.
Graças à IA, os Gerentes de Projeto poderão dedicar mais tempo ao pensamento estratégico e tático, uma vez que tarefas e rotinas repetitivas podem ser automatizadas. Isso significaria que um PM se concentrará em atividades de maior valor agregado.
À medida que a IA se torna mais eficaz, os gerentes de projeto contará com as decisões de máquinas que serão responsáveis por:
- Aconselhar sobre tendências futuras,
- Automatizar o agendamento de cronogramas,
- Atender às solicitações dos superiores e funcionários.
Esses mecanismos de decisões poderão se integrar com ferramentas de colaboração comuns, como Slack, Teams ou Whatsapp, bem como com softwares de gerenciamento de projetos e portfólios (PPM) como o NetProject para torná-lo mais eficaz quando se trata de resolução de problemas
Estudos têm mostrado que os gerentes de projeto gastam mais da metade de seu tempo em tarefas administrativas, como lidar com check-ins e gerenciar atualizações.
“Inteligência Artificial é o projeto e construção de agentes inteligentes que recebem percepções do ambiente e realizam ações que afetam esse ambiente.
Como a IA agrega valor à função de Gerente de Projeto?
A seguir, estão incluídas as maneiras pelas quais a IA agrega valor à função de um gerente de projeto:
- A IA libera tempo para que os gerentes de projeto se concentrem em metas e planejamento de nível estratégico.
- A IA pode parecer uma ameaça ao trabalho do gerente de projetos, mas pode aumentar o valor que profissionais de gerenciamento de projetos podem trazer para a empresa.
- A IA ajuda as empresas a alcançar objetivos de longo prazo com sucesso, solidificando ainda mais o significado dos papéis agregando valor a eles.
Os bots de IA são capazes de intensificar e lidar com essas tarefas de menor valor agregado para o projeto, cortando o tempo gasto pelo Gerente de Projetos pela metade. Este é um trade-off grande, que permite que os gerentes de projeto:
- Concentrem-se mais nos processos dinâmicos por trás de sua gestão estratégica.
- Dediquem mais tempo a seus funcionários, o que, por sua vez, pode ajudá-los a capacitar seus funcionários e encontrar a posição certa para cada membro da equipe..
- Foquem mais no que é importante para eles com o tempo economizado usando sistemas de gerenciamento de projetos habilitados para IA.
- Tornem o ambiente de trabalho mais descontraído, onde os trabalhadores se sintam valorizados e percebam que
- disponha dos recursos necessários.
Quando se trata de Gerentes de Escritórios de Projetos, PMO , uma vantagem primordial para dispositivos de IA, pelo menos a princípio, é o fato de que eles podem economizar tempo em trabalho repetitivo de acompanhamento.
Um tempo considerável destes profissionais é dedicado a manutenção de registros nos sistemas, gravação e várias outras atividades corretivas sobre a condução dos projetos pelos Gerentes de Projeto e pelos demais membros das equipes.
A economia de tempo do gerente do PMO pode tornar todo o processo de implantação de práticas e metodologias de gestão mais eficaz, permitindo que todos se concentrem nas tarefas que realmente importam e agregam valor.
Um Gerente de Projetos geralmente se reporta ao Escritório de Projetos, coordenado pelo gerente do PMO. As organizações podem se beneficiar da integração da IA com o escritório de gerenciamento de projetos (PMO) de duas maneiras principais:
- Redução de custos com maior eficiência: com IA substituindo tarefas administrativas repetitivas de projetos, os gerentes podem gastar seu tempo com mais eficiência trabalhando em atividades de maior valor, levando em última análise para maior utilidade e reduções de custos.
- Percepções para uma melhor tomada de decisão: o principais recursos fornecidos pela IA (análise preditiva, recomendações de especialistas e gerenciamento de suporte a riscos) fornecem a PMOs, CEOs e gerentes equipes mais insights e para tomar decisões estratégicas importantes.
O parceiro virtual do Gerente de Projetos
Podemos considerar que a IA atuará como um ‘parceiro virtual’ no gerenciamento de projetos. Para isso, é necessário que os envolvidos tenham uma mentalidade inovadora e personalizem seus conhecimentos para impulsionar essa transformação digital para frente. Ter forte ‘know-how digital’ e habilidades em ciência de dados é fundamental, juntamente com o conhecimento de segurança e privacidade. O conhecimento legal e regulatório para gerenciar contratos também é importante. A IA e os gerentes de projeto terão que colaborar na era digital.
Um trabalho publicado pela Pwc trouxe insights valiosos de como este parceiro virtual poderia analisar dados de projetos sistematizados em softwares PPM. O parceiro virtual poderia avaliar o banco de dados de riscos e problemas, os pedidos de mudança, os cronogramas com histórico da linha de base e informações de utilização de recursos bem como os desvios de prazos e custos registrados.
Imagine o cenário acima em um ambiente de múltiplos projetos e múltiplos recursos. Os desafios são ainda maiores e contar com um apoio tecnológico pode ser fator crítico de sucesso para uma empresa se manter no mercado. Faz sentido?
Abaixo um compilado interessante deste trabalho da PWC.
Primeiro, uma lista de competências do século XXI para Gerentes de Projetos
- Entendimento de Ciência de Dados
- Resolução de Problemas Complexos
- Habilidade de tomada de decisões baseada em dados
- Liderança Colaborativa
- Gestão de Stakeholders
- Inteligência Emocional
- Comunicação
- Conhecimento Legal
- Negociação
- Conhecimento de Segurança e Privacidade
Na sequencia, uma lista de possíveis apoios do Parceiro Virtual
- Identificação de Relacionamentos e Tendências
- Análises Inteligentes em Tempo Real
- Otimização de Cronogramas
- Enriquecimento de dados e Portfólios Melhorados
- Fornecimento de insights de negócios
- Otimização da Alocação de Recursos Humanos
- Relatórios de Status
- Suporte a Gestão de Riscos
- Assistência Ativa
- Pesquisas de Tendências.
Ainda temos um longo caminho pela frente. Não deixe de considerar o apoio de um software para a condução de seus portfólios e projetos.
As atuais ferramentas e software de gerenciamento de projetos podem auxiliar os gerentes de programas e projetos na otimização sua eficácia e acompanhamento das principais métricas em relação aos KPIs e marcos do projeto. O próximo passo, com apoio da IA, será prever cenários futuros ou alertar proativamente gerentes de projeto antes que surja um grande problema.
Esteja atendo. Afinal, foi uma grande caminhada até aqui:
Publicamos uma série de artigos para tratar esse assunto, confira!
- Pensando em usar IA para Gestão de Projetos? Temos uma má notícia…
- Inteligência Artificial, Analytics e Métodos Ágeis Transformando a Gestão de Projetos no Século XXI
- Gestão de Projetos de Inteligência Artificial: desafios e uma proposta de abordagem
- Preparar-se para uma Corrida de 18 km é um projeto? Uma experiência de planejamento com apoio de Inteligência Artificial
- Motivadores, barreiras e perspectivas para a adoção da inteligência artificial no gerenciamento de projetos
- Usando IA – Inteligência Artificial, para apoiar a Gestão de Riscos de Projetos
- A (Inteligência Artificial) em GP (Gestão de Projetos) – Classificadores Automáticos em Formulários de Projeto
- Elaborando Cronogramas de Projeto com apoio do ChatGPT
- O Papel do Gerente de Projetos em tempos de Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial – IA, na Gestão de Projetos