fbpx

Elaborando Cronogramas de Projeto com apoio do ChatGPT

Tempo de leitura: 8 minutos

O Cronograma

Peça importante para a Gestão de Projetos, o Cronograma é uma representação visual ou um documento que define as atividades, tarefas e marcos essenciais necessários para a conclusão de um projeto dentro de um determinado período de tempo. É uma ferramenta de gerenciamento de projetos que auxilia na organização, planejamento e acompanhamento do progresso do projeto.

O Cronograma do projeto geralmente inclui informações como as datas de início e término de cada atividade, a sequência das atividades, as dependências entre elas, os recursos necessários e a alocação de tempo para cada uma. Pode ser apresentado na forma de um gráfico de Gantt, que mostra as barras de tempo para cada atividade ao longo de um eixo de tempo, ou em uma tabela detalhada.

Além de fornecer uma visão geral das etapas e prazos do projeto, o cronograma também permite identificar possíveis conflitos, atrasos ou superposições de atividades, permitindo que o gerente do projeto tome medidas corretivas para manter o projeto dentro do cronograma. Ele é uma ferramenta fundamental para a gestão do tempo e do trabalho em projetos, ajudando a garantir que as atividades sejam executadas de maneira eficiente e que o projeto seja concluído no prazo estabelecido.

Usando o ChatGPT para elaborar Cronogramas

Investigando o Uso do ChatGPT para a elaboração de Cronogramas de Projetos de construção, esse foi o título de artigo redigido por Samuel A. Prieto, Eyob T. Mengiste e Borja García de Soto, pesquisadores do grupo S.M.A.R.T. Construction Research Group, da Divisão de Engenharia da Universidade New York, em Abu Dhabi.

O artigo investiga o uso do ChatGPT para automatizar tarefas repetitivas e demoradas na indústria da construção. O estudo mostra que o ChatGPT pode gerar um cronograma coerente que segue uma abordagem lógica para atender aos requisitos do escopo indicado.

Todo o trabalho é pautado no Processamento de Linguagem Natural, ou Natural Language Processing (NLP) na indústria da construção, incluindo a extração de informações de documentos de construção, a análise de dados do canteiro de obras . O uso da NLP pode ajudar a simplificar processos, reduzir erros, melhorar a eficiência do projeto e mitigar riscos no setor de construção.

O experimento realizado no artigo consiste em um projeto de construção simples em um espaço existente. O mesmo experimento foi realizado por diferentes participantes, permitindo que eles desafiassem a ferramenta e modificassem o plano original para avaliar a resposta do ChatGPT. O resultado do ChatGPT foi avaliado então por um grupo de participantes que forneceram feedback sobre sua experiência geral de interação e a qualidade do resultado.

Estudo de Caso – Escopo Simples

Um projeto com escopo simples foi usado ​​para avaliar o desempenho do ChatGPT, através de um cronograma de construção.

De forma geral, a obra consistiu na adição de uma parede divisória em um espaço já existente.

Uma planta baixa simplificada com os principais elementos do escopo do trabalho é mostrada abaixo:

Planta do Estudo de Caso


Para garantir que todos os participantes forneçam as mesmas informações sobre o escopo, um prompt inicial foi dado ao ChatGPT em todos os casos.

O prompt inicial foi:

“Um conjunto de instruções sobre um projeto de construção será fornecido. Você armazenará as informações fornecidas e não fornecerá nenhuma resposta ao prompt inicial até que seja solicitado de outra forma”.

O escopo inicial fornecido foi:

” Uma nova partição precisa ser feita em um espaço já existente, onde a nova partição é adicionada a paredes existentes. Os detalhes da sala a ser particionada são os seguintes: a sala tem formato retangular, 4 m por 4 m no total.

A altura das paredes é de 3 m e a largura é de 20 cm. A nova partição precisa ser feita de unidades de alvenaria de concreto também. A partição destina-se a dividir o espaço original pela metade, resultando em dois espaços individuais de aproximadamente 4 m por 2 m.

A divisória precisa levar em conta a instalação de uma única porta de madeira maciça de dois painéis de 0,8 m de largura por 2,1 m de altura e 35 mm de espessura que vão comunicar os dois novos espaços.

Depois que a partição é feita, ela precisa ser rebocada com duas camadas de estuque
e pintado com duas camadas de tinta látex branca em ambos os lados da parede. Nem eletricidade ou
instalação de encanamento é necessária. Nenhum trabalho de teto é necessário. O piso é de cimento.
A Obra deve ser concluída em menos de três semanas.”

O comando para gerar o Cronograma:

“Você pode apresentar um cronograma de projeto adequado”

Um refinamento importante:

“Com base nos detalhes do trabalho a ser concluído, extraia as informações a seguir, no formato

‘nome da tarefa / prioridade da tarefa / dependências da tarefa / número de pessoas necessárias /esperadas duração da tarefa.”

Apresentando os Resultados

Foram convidados seis Gerentes de Projeto para sugerir Cronogramas para o escopo acima definido. As respostas dos seis gerentes foram comparadas com a resposta fornecida pelo ChatGPT. Na imagem abaixo, para cada uma das onze tarefas e seis participantes, estão presentes indicadores sobre a inclusão ou não daquela tarefa pelo ChatGPT. Percebemos que a tarefa 9 foi sugerida pelo ChatGPT, mas não foi sugerida por nenhum dos gerentes.

Comparando respostas

O artigo conclui que o ChatGPT tem o potencial de revolucionar o setor de construção ao automatizar tarefas repetitivas e demoradas. O estudo mostra que o ChatGPT pode gerar um cronograma coerente que segue uma abordagem lógica para atender aos requisitos do escopo indicado.

Os participantes tiveram uma experiência geral de interação positiva e indicaram o potencial dessa ferramenta na automação de muitas tarefas preliminares e demoradas.

No entanto, a tecnologia ainda tem limitações e é necessário mais desenvolvimento antes que ela possa ser amplamente adotada no setor. No geral, este estudo destaca as vantagens de usar grandes modelos de linguagem e técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) na indústria da construção e a necessidade de mais pesquisas.

A aplicação de ferramentas como o ChatGPT na indústria da construção não deve ser negligenciada. Este estudo consistiu em um exemplo simples para avaliar a aplicabilidade de tal ferramenta no contexto do cronograma do projeto.

O desempenho e os resultados foram muito promissores para o caso de uso simples, especialmente considerando que o ChatGPT não foi especificamente treinado para tal aplicação. Ele certamente cumprirá um papel importante na automação de tarefas repetitivas e demoradas realizadas pelo gerente de projetos e por sua equipe.

Próximos Passos

O artigo sugere que pesquisas futuras precisam ser conduzidas para explorar ainda mais a aplicabilidade e os recursos das ferramentas de processamento de linguagem natural na indústria da construção.

Um estudo de caso maior e mais complexo também é necessário para validar adequadamente os resultados, e é por isso que isso será abordado em trabalhos futuros.

Um grupo maior de participantes será trabalhado em um estudo futuro para generalizar os resultados com mais precisão.

E aqui na NetProject?

Estamos realizando nossos experimentos aqui na NetProject também. A próxima versão de nosso software de Gestão de Projetos e Portfólio irá contar com ferramentas como o ChatGPT para realizar tarefas repetitivas diminuindo a carga de trabalho de pouco valor agregado do gerente de projetos e de sua equipe.

Todos os documentos e informações que forem incluídas no NetProject, sobre o projeto, serão utilizadas como pré-prompt! Isso mesmo, vamos usar um Termo de Abertura ou uma Declaração de Escopo do projeto para alimentar o pedido pela sugestão do cronograma.

E claro, não será necessário nem “copiar e colar” as informações do ChatGPT. Toda integração fica por nossa conta.

Veja um teste aqui

Publicamos uma série de artigos para tratar esse assunto, confira!