A genialidade de uma empresa bem gerenciada

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Acabei de ver um vídeo da Exame.com que me deixou impressionado por vários aspectos. Em primeiro lugar, pela própria ideia de fazer celulares em módulos. É difícil pensar nisso, mas quando você vê o vídeo entende perfeitamente do que está sendo falado. Na verdade é um celular customizado. Você compra pelo que quer no celular. Uma tela bacana é mais importante que o Bluetooth? Invista na tela e não tenha um Bluetooth. Assista ao vídeo, vale muito a pena.

Project-Ara

Segundo, pelo slogan utilizado pela empresa: “Projeto ARA, desenhado exclusivamente para 6 milhões de pessoas”. Percebam a genialidade desta frase. A afirmação é tão boa publicitariamente porque é impactante e contraditória. É grandiosa em números e ao mesmo tempo sugere uma intimidade intensa. Como ser exclusivo se é para tanta gente? Porém, a frase não é mentirosa. O produto realmente é exclusivo, pois posso modificar os módulos e personalizar capinhas, ou seja, se eu colocar uma foto minha em um dos módulos do meu celular ele já será único. Esta é a publicidade que vale a pena. É a publicidade limpa, inteligente e que foi realmente pensada.

Obviamente já passou pela cabeça de vocês que este é um projeto do Google. Se não passou e você curte administração, comunicação ou empreendedorismo é bom prestar mais atenção ao Google. Ele é extremamente organizado empresarialmente. Depois de ver o vídeo me ocorreu uma pergunta: Como a empresa decide em qual projeto apostar? Imagino que todos os dias eles recebam centenas de propostas. Daí, resolvi procurar qual a missão da empresa, já imaginando o que eu iria encontrar.

Sim! O Projeto ARA está alinhado com a missão do Google que é: “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. Se você viu o vídeo com certeza mal pode esperar para que esta maravilha esteja nas lojas porque mesmo antes de nascer já é útil e… acessível. E com o que um celular trabalha? Informações, é claro.

Portanto, antes de qualquer decisão em sua empresa ou mesmo ao sugerir uma ação de comunicação, pergunte se a missão da empresa aceita aquilo que se deseja implantar, comprar ou investir. Ah, você não tem missão, visão e valores definidos? Corra! Ainda há tempo de evitar mais catástrofes. Sim, porque é aquele velho ditado: para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve.