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Gerenciamento de Projetos no Setor Público: dicas e peculiaridades

Tempo de leitura: 4 minutos

O Gerenciamento de Projetos é sempre um desafio. Para obter sucesso, o Gerente de Projetos responsável precisa ter muito jogo de cintura, agilidade na tomada de decisões e contar com equipes altamente qualificadas, garantindo, assim, o cumprimento dos prazos para as entregas, sem a perda da qualidade das tarefas.

Quando o cenário engloba projetos no Setor Público, algumas peculiaridades, quando não atentadas previamente, podem resultar em falhas na execução, mudanças constantes no escopo e atrasos consideráveis. Mas você sabe o motivo?

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Os desafios do Gerenciamento de Projetos no Setor Público

Se o Gerenciamento de Projetos já é um desafio por si só, no Setor Público algumas diferenças de estrutura, limitações, reporte, dentre outras, tornam a tarefa ainda mais desafiadora. Isso porque um passo em falso, mesmo que a responsabilidade por ele não esteja diretamente ligada à sua empresa, pode trazer consequências negativas para a reputação do seu negócio. Afinal, a pressão para a conclusão – e a boa execução – destes projetos não está relacionada apenas às expectativas do governo, mas também da população, que é quem os financia.

Processos de licitação

O primeiro grande desafio está logo no processo de licitação. A responsabilidade de entregar um orçamento (que está diretamente ligado ao escopo do projeto) adequado ao timing das instituições governamentais e que atenda às leis de compra, favorecendo a escolha de sua empresa como fornecedora, pode trazer riscos diversos.

Diante deste quadro, é comum o desenvolvimento de propostas mal elaboradas, com prazos fora da realidade de execução e custos abaixo do necessário. A questão principal é que o impacto destas ações reflete não apenas nos atrasos e no comprometimento da qualidade da execução do projeto, mas também influencia na imagem da empresa prestadora de serviço para toda a população – o que pode afetar consideravelmente o seu negócio.

Por isso, antes de iniciar a participação em um processo de licitação, avalie cuidadosamente o edital, observando suas restrições e exigências, e verifique também a viabilidade da participação da sua empresa. Para isso, considere todas as variáveis e impactos relacionados para uma tomada de decisão mais assertiva: tenha em mente o lucro, não o prejuízo.

Estrutura por trás do projeto

É preciso, ainda, ficar atento à estrutura por trás do projeto. O setor público é repleto de burocracias que podem fazer com que o escopo se altere continuamente. Por isso, certifique-se de que na proposta há cláusulas que resguardem possíveis alterações para que sua empresa não conclua o projeto com saldo negativo.

Mudança de gestão

Um outro fator que merece bastante atenção no Gerenciamento de Projetos para o Setor Público é a questão relacionada à alternância de poder. A mudança de gestão, geralmente ocorrida de 4 em 4 anos, pode trazer novos gestores que alterem o rumo dos projetos. Isto aumenta a dificuldade do GP e pode, inclusive, indicar inviabilidades na continuidade devido a questões políticas.

A dica, aqui, é assegurar que a aprovação formal do projeto seja concluída antes do período de alteração governamental. Desta forma, você garante que não terá que despender novos gastos para o desenvolvimento de um novo escopo, evita mais burocracias e, assim, impede os prejuízos. Afinal, caso forem solicitadas alterações de um escopo já aprovado, reserva-se o direito de revisão de orçamento ou mesmo de pagamentos adicionais pelas alterações.

Impacto na imagem de sua empresa

Lembre-se que os projetos governamentais estão sempre em voga. A mídia e outras fontes não oficiais ficam de olho nos investimentos direcionados a estes projetos, bem como nas entregas e atrasos. Por isso, uma má execução, mesmo que ocasionada por empecilhos governamentais, pode gerar pontos negativos para a imagem de sua empresa.

Para driblar esta questão, a dica é focar em construir algo para o bem de todos. Lembre-se que é a reputação de sua empresa que está em jogo perante toda a população!

PMBOK®: extensão para Governo

A grande dica para GPs à frente deste desafio é estar de olho nas peculiaridades de gestão para o Setor Público. Para isso, a Government Extension to the PMBOK Guide – em português, extensão do PMBOK para projetos governamentais – é uma excelente dica. Na ferramenta, você encontrará o auxílio para as normas do PMI Standards (Project Management Institute) e suas aplicações em projetos deste setor.

Em todos os casos, na dúvida é sempre bom contar com apoio especializado para instruí-lo sobre como lidar com cada uma destas peculiaridades sem afetar a reputação do seu negócio, usufruindo ainda das melhores ferramentas para o setor.

E você, conhece alguma dica sobre as peculiaridades do Gerenciamento de Projetos no Setor Público? Compartilhe-a conosco através dos comentários!

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