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Premissas são todas as limitações de planejamento e execução do projeto que são de exclusiva imposição ou opção do Gerente de Projetos!
Essa é uma dúvida comum para todos aqueles que iniciam os estudos de Gerenciamento de Projetos . Conhecer a definição e identificar bem as premissas podem ser fatores decisivos no sucesso do projeto.
Tanto premissas quanto restrições limitam as opções de planejamento do Gerente de Projetos. Ou seja, são fatores que devem ser considerados na hora de elaborar os planos de Gerenciamento de Projetos e também na hora de colocá-los em prática.
Premissas são todas as limitações de planejamento e execução do projeto que são de exclusiva imposição ou opção do Gerente de Projetos. Opções que o Gerente assume como válidas para fins de planejamento e que podem facilitar a elaboração ou a gestão do projeto! Estas decisões devem estar alinhadas junto ao Escritório de Projetos, ou PMO.
Premissas, de acordo com o Guia PMBOK
Segundo o PMBOK, guia de conhecimento em Gerenciamento de Projetos, disponibilizado pelo PMO, “premissas são fatores associados ao escopo do projeto que, para fins de planejamento, são assumidos como verdadeiros, reais ou certos, sem a necessidade de prova ou demonstração”. Ou seja, são hipóteses ou pressupostos.
As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.
Entretanto, a demanda das construtoras, a falta de qualificação, o aquecimento do mercado imobiliário, entre outros fatores externos podem tornar a sentença falsa e haver escassez de mão-de-obra. Assim, pode-se dizer que as premissas criam riscos para o projeto.
Para ilustrar, seguem outros exemplos de premissas, em diferentes tipos de projeto:
- Em projetos de desenvolvimento de software (caso o gerente tenha a opção), escolher determinada linguagem de programação, mesmo sabendo que não é padrão de mercado.
- Em projetos de engenharia civil, determinar um tipo específico de revestimento, caso o cliente não tenha imposto alguma restrição.
- Ao planejar uma festa de confraternização, optar por uma área ao ar livre mesmo sabendo que, para o mês do evento, as chances de chuva são grandes.
- Ao planejar a próxima viagem de final de ano da família, definir a região Nordeste como alvo, já que a esposa não definiu preferências.
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Já deu para perceber que escolhas realizadas trazem todo um peso para a tomada de decisão pelo Gerente do Projeto. Caso as mesmas não tenham sido bem feitas, podem afetar o sucesso do projeto.
Se a linguagem de programação escolhida implicar em problemas de desenvolvimento e manutenção. Se o revestimento escolhido não agradar o cliente. Se chover no dia da festa de confraternização. Se a esposa na verdade estivesse esperando uma viagem para um local mais frio…
Novamente, as premissas levantadas podem ajudar o Gerente nas opções de planejamento, mas sempre tem um risco associado.
E você, costuma definir bem as premissas de seu projeto?
Conte-nos sua experiência!
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