fbpx

Gestão de projetos para startups: qual a importância?

Tempo de leitura: 7 minutos

Espírito inovador, flexibilidade e crescimento acelerado: com dinâmica própria, as startups têm despontado no mercado brasileiro como modelo bem-sucedido de negócio. No cenário específico destas empresas em fase inicial, a associação com uma postura mais espontânea na gestão é quase imediata. No entanto, se engana quem pensa que um gerenciamento eficiente de projetos é vantajoso apenas para as rotinas tradicionais de business.

De fato, empreendedores desta nova safra podem se beneficiar – e muito – das vantagens de uma boa gestão de projetos. Investir em uma startup significa ingressar em uma jornada repleta de incertezas e riscos, e a posse das ferramentas adequadas pode minimizar grandemente os obstáculos. Com a oferta de softwares sofisticados no mercado, otimizar os processos internos é realidade cada vez mais acessível para negócios de todos os portes.

Saiba qual é a importância da gestão de projetos para startups e por que ela pode alavancar as chances de sucesso do seu empreendimento!

Processos mais ágeis, ciclos de aprendizado mais rápidos

Tirar os planos do papel não é uma tarefa fácil, e ela pode ser ainda mais complicada no contexto de uma startup, de caráter naturalmente inovador. Empresas que seguem este modelo de negócio são pressionadas a evoluírem rapidamente, principalmente porque não podem perder a vantagem competitiva. Manter a atualização e a agilidade dos processos, assim, é essencial. Neste sentido, a ação de elaborar, desenvolver e finalizar um projeto de forma bem-sucedida, importante para a conquista dos resultados em qualquer empreendimento, se torna bem mais eficaz se houver métodos bem delineados de gestão.

As ferramentas oferecidas por um sistema de gerenciamento de projetos colaboram para a rapidez do cumprimento das demandas através de metodologias igualmente ágeis. Melhoria na comunicação, transparência e eficiência ficam garantidas.

Com processos mais ágeis, a startup é capaz de acelerar também o ciclo de aprendizado, validando suas premissas e se preparando cada vez mais para os desafios seguintes.

Compatibilidade tecnológica, softwares para Kanban, Cronogramas e Sprints.

Desmistificando a crença de que a flexibilidade inerente às startups e a gestão de projetos não são práticas complementares, um fator em comum deve ser destacado: o viés tecnológico. Em geral, quando se trata de startups, não se pode contar com profissionais qualificados e a expertise que tornam tal gestão eficiente e econômica, à maneira das grandes organizações. Com os avanços de TI e as ferramentas informatizadas, estes negócios também passaram a usufruir de um gerenciamento de excelência na concretização de suas metas, adequado às suas necessidades.

A gestão de projetos, de fato, vem ganhando espaço no âmbito das startups com a oferta de sistemas cada vez mais intuitivos e adaptáveis ao cenário constante de mudanças destas empresas.

Aumento da produtividade

As metodologias de gerenciamento de projetos permitem manter o controle sobre o andamento dos processos até o momento da concretização de um projeto. Deste modo, o empreendedor pode monitorar, a todo momento, as etapas restantes e as já concluídas no alcance de um objetivo. Tal organização habilita a existência de um roteiro de execução único para a equipe, em que todos sabem o que e como fazer. Isso significa que mais trabalho pode ser realizado com menos pessoas, aumentando a produtividade, reduzindo custos e minimizando o tempo gasto. Eliminando-se os “achismos” a respeito do projeto, o alinhamento do time também é outra vantagem. Benefícios inegáveis para qualquer startup, não?

Flexibilidade no controle de mudanças

Como já dissemos, “flexibilidade” é palavra-chave no cenário mutável em que operam as startups. De toda forma, em qualquer modelo de negócio, um projeto nem sempre corre como o planejado. A implantação de um sistema de gerenciamento auxilia a lidar com surpresas e a antecipar adversidades, aumentando as chances de resolução de problemas.

Além disso, o projeto pode ser alterado, ajustado e atualizado a qualquer momento, o que se torna ainda mais fácil e rápido com a adoção de softwares. A gestão de projetos, neste quadro, oferece ferramentas e métodos específicos para que uma startup controle mudanças de forma segura, mensurando riscos e prevendo impactos.

Visão global de riscos e oportunidades

Gerir bem os projetos possibilita ao empreendedor uma visão holística do andamento dos mesmos, permitindo priorizar objetivos, avaliar ações, controlar riscos e investir em novas oportunidades com mais segurança. Com acesso direto e rápido ao status atual de seus projetos, empreendedores de startups ganham tempo extra para focar nas operações centrais do negócio e planejar novas empreitadas para o crescimento da empresa.

Os sistemas de gestão ainda eliminam toda a burocracia e a dificuldade de localizar dados, centralizando as informações e otimizando a delegação de tarefas.

Melhor desempenho no cumprimento de prazos

Se finalizar projetos dentro do tempo previsto é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, nem é preciso enfatizar o quanto tal ação é importante para startups, que afinal ainda estão em fase de estabelecimento no mercado. É verdade, como já comentamos, que imprevistos e mudanças podem ocorrer a qualquer momento na execução de processos, atrapalhando o cronograma. Uma gestão eficaz de projetos, neste cenário, conta com ferramentas para evitar, prever e atenuar atrasos. Na pior perspectiva, pode alertar com muita antecedência que um orçamento será estourado ou que um projeto não será concluído no prazo, possibilitando a tomada das providências adequadas.

Controle da lucratividade e redução de custos

Com a possibilidade de um bom planejamento e a reformulação de processos, o empreendedor consegue realizar estimativas acuradas no decorrer de todo o projeto. Assim, a força de trabalho é melhor distribuída e a curva de aprendizado é menor, já que modelos e procedimentos podem ser reutilizados futuramente. As despesas com treinamento, portanto, são minimizadas, e orçamentos são mais facilmente controlados.

Além disso, acompanhar os custos de cada etapa do projeto permite administrar a lucratividade, evitando gastos desnecessários. Deste modo, pode-se negociar com fornecedores e antecipar receitas, adquirindo maior controle sobre a saúde financeira de cada um dos projetos e, de maneira geral, sobre o ROI (retorno sobre o investimento).

Mensuração de resultados

Todo empreendedor sabe da importância das métricas: índices do sucesso do negócio, elas ajudam a determinar o quão positivo e eficiente está sendo o transcorrer dos processos. A gestão de projetos, fornecendo ferramentas sofisticadas de mensuração de resultados, não apenas permite identificar erros e acertos ao longo do desenvolvimento de projetos, como também avalia a qualidade do produto final.

Tais informações são extremamente valiosas para startups – ao mensurar o que foi ou não alcançado, é possível identificar estratégias equivocadas e bem-sucedidas de gestão. Com o diagnóstico em mãos, os empreendedores se tornam aptos a reformular os processos e implementar mudanças essenciais para o crescimento e a consolidação do negócio.

Quem conhece os benefícios da gestão de projetos na prática sabe do seu potencial de transformar ideias em grandes realizações. Além das vantagens listadas acima, um gerenciamento na área maximiza a qualidade dos processos, melhora a comunicação entre colaboradores e stakeholders e ainda se torna um verdadeiro diferencial estratégico e competitivo para startups.

Para saber mais: Startups e o  Gerenciamento de Projetos

Você já implementa métodos de gerenciamento de projetos na sua empresa? Fique atento às melhores práticas de mercado e coloque sua startup na trilha do sucesso!