fbpx

O que é PMBOK?

Tempo de leitura: 5 minutos

O Project Management Body of Knowledge, ou Corpo de Conhecimento em Gestão de Projetos, ou simplesmente PMBOK é uma publicação do Project Management Institute, ou PMI, que consolida melhores práticas mundialmente aceitas sobre Gestão de Projetos!

Quer saber um pouco mais sobre esta história?

A partir da década de 1950 e até a década de 1960, as práticas da administração de projetos, no nível operacional, foram compiladas e organizadas e transformaram-se em uma disciplina, ou seja, um corpo organizado de conhecimentos. Essa compilação foi resultado de um movimento liderado pelo Project Management Institute (PMI). Esse Instituto agrupou os praticantes e fizeram avançar a arte da administração de projetos. O resultado foi a produção do Guia dos conhecimentos sobre a administração de projetos (Guide to the Project management body of knowledge: PMBOK). Esse Guia é um documento que sistematiza os conceitos e as ferramentas da administração de projetos. Todas as pessoas envolvidas ou interessadas em gestão de projetos devem dominar.

Projetos são desenvolvidos em todos os setores e níveis das empresas, podendo ser um único departamento da empresa ou fora de suas fronteiras. Muitas vezes os projetos são componentes importantes da estratégia de negócio da companhia, servindo como um empreendimento de colaboração planejado para alcançar determinado objetivo. O Guia PMBOK é muito importante para esse trabalho, já que explora três conceitos fundamentais para projetos: o ciclo de vida do projeto, o processo administrativo do projeto e as áreas de conhecimento.

O Guia, com uma reflexão importante!

O Guia PMBOK não é um roteiro para ser seguido a risca e etapa a etapa. Você precisa ir além, já que o Guia deixa claro que os conhecimentos e as práticas da administração de projetos não podem nem devem ser aplicados de maneira uniforme a todos os projetos, ou seja, os projetos são singulares. Cada equipe é responsável pela decisão de escolher o que seja mais apropriado para seus planos.

A consulta ao Guia e a outras referências é recomendável para você ficar atualizado com as ideias mais recentes nesse campo, que está em constante evolução. O PMBOK Não é a única escola de gestão. Tome cuidado! Seu uso já foi realizado de forma incorreta por muitas empresas no Brasil, que assumiram um processo “pesado” sem avaliar quais práticas sugeridas no guia realmente eram adequadas para o momento atual destas empresas. Cautela, conhecimento, inovação e troca de experiências são muito importantes para fazer com que um projeto funcione.

A moderna administração de projetos, que nasceu com a sistematização promovida pelo PMI, baseia-se em dois conceitos fundamentais: o processo de gerenciar um projeto e as áreas de conhecimento (ou variáveis da administração).

Processos gerenciais, como estão vinculados ao Guia PMBOK?

De acordo com o Guia PMBOK, administrar um projeto é um macroprocesso, composto por cinco grupos de processos principais ligados entre si: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Esses grupos de processos dividem-se em 49 processos menores.

Na ótica do PMI, os processos gerenciais  começam e terminam ao longo de todas as fases do ciclo de vida do projeto. Sua base conceitual encontra-se nas clássicas funções administrativas de Fayol (planejamento, organização, comando, coordenação e controle) e no ciclo de Deming (planejar, fazer, controlar e agir).

O Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é uma publicação do Project Management Institute, PMI, que compila as melhores práticas mundialmente aceitas em Gerenciamento de Projetos.

Áreas de conhecimento detalhadas no Guia PMBOK

Os processos gerenciais ensinam como gerenciar o projeto. Já as áreas do conhecimento são o conteúdo do projeto, ou seja, o que deve ser de fato, administrado. O Guia do PMBOK identifica dez áreas de concentração dos conhecimentos de um projeto.

A integração (Project integration management), na visão do PMI, compreende o processo de preparar, executar e controlar o plano do projeto, considerando todas as áreas a seguir. O escopo (Project scope management) refere-se ao produto do projeto. A administração do tempo ou dos prazos (Project time management) trata do planejamento, programação e controle das atividades que devem ser concretizadas para que o produto possa ser fornecido. A administração de custos (Project cost management) diz respeito ao planejamento dos recursos necessários para a execução das ações e da preparação e controle do orçamento do projeto. A administração da qualidade (Project quality management) fala sobre o planejamento, garantia e controle da qualidade do produto do projeto. A administração de recursos humanos (Project human resource management) ensina sobre o planejamento, organização e desenvolvimento da equipe do projeto. A administração das comunicações (Project communications management) trata das informações necessárias para a administração do projeto e de sua documentação, desde o planejamento até o fechamento administrativo do projeto. A administração dos riscos (Project risk management) identifica, analisa, trata e controla os riscos, ou seja, os eventos adversos que podem afetar negativamente o projeto. A administração de Partes Interessadas e por fim, a administração de suprimentos (Project procurement management) fornece informações sobre a aquisição de produtos e serviços de fornecedores, abrangendo o planejamento, execução, contratação e controle de compras.

Por fim, cabe ressaltar que o Guia PMBOK é um compilado de melhores práticas, mundialmente reconhecidas, para administração de projetos. Mas cuidado! O Guia não é uma receita de bolo para sucesso em projetos. O sucesso do projeto depende de estudo, conhecimento, equipe altamente preparada e muita dedicação. Vale ressaltar que um projeto bem estruturado depende, ainda, de um software robusto de gestão de projetos capaz de lhe fornecer informações precisas e detalhadas sobre o andamento do seu projeto.

Quer saber um pouco mais sobre o PMBOK?

  1. O PMBOK e sua importância no Gerenciamento de Projetos
  2. SCRUM ou PMBOK, qual o melhor para minha empresa?
  3. Extraia o melhor do PMBOK para alavancar seu Escritório de Projetos