fbpx

O PMBOK e sua importância no Gerenciamento de Projetos

Tempo de leitura: 3 minutos

No último texto falamos sobre o PMI, um instituto sem fins lucrativos que foi fundado em 1969, com sede na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Os objetivos dessa instituição são reunir profissionais da área de Gerenciamento de Projetos (GP) para trocar experiências e conhecimentos, identificar e reunir boas práticas de GP, estabelecer uma ética na profissão e certificar profissionais da área.

Com o passar dos anos, o trabalho desenvolvido pelo PMI tornou-se referência quando o assunto é o Gerenciamento de Projetos. Por esse motivo, cabe à instituição manter-se atualizada e sempre inteirar seus afiliados sobre as novidades e tendências no ramo.

Foi assim que surgiu a ideia, ainda na década de 1990, de criar o Guia do  Project Management Body of Knowledge (PMBOK) que oferece uma visão geral sobre o passo a passo no Gerenciamento de Projetos.

O PMBOK foi desenvolvido por profissionais que utilizam e desenvolvem práticas amplamente testadas e aprovadas. Ele apresenta também ideias inovadoras, com aplicações mais restritas. A edição é uma espécie de enciclopédia de GP, e apresenta a teoria e o passo a passo para que um projeto tenha maiores chances de ser concluído com sucesso. Atualmente o guia se encontra em sua 5ª edição, que foi lançada em janeiro de 2013.

 

Ele divide-se em dez áreas de fundamental importância para o desenvolvimento do que é pretendido por um profissional que atua nessa área. Essas etapas desenvolvidas pelo PMBOK são de extrema importância para a gestão de um projeto, devendo servir como alicerce para que se conquiste o sucesso desejado pela empresa ou no projeto que está sendo desenvolvido.

Entre os temas abordados pelo guia, estão:

  • Gerenciamento da Integração do Projeto;
  • Gerenciamento do Escopo do Projeto;
  • Gerenciamento do Tempo do Projeto;
  • Gerenciamento dos Custos do Projeto;
  • Gerenciamento da Qualidade do Projeto;
  • Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto;
  • Gerenciamento das Comunicações do Projeto;
  • Gerenciamento dos Riscos do Projeto;
  • Gerenciamento das Aquisições do Projeto;
  • Gerenciamento das Partes Interessadas.

Cabe destacar também que esse guia apresenta um vocabulário acessível, o que é de fundamental importância para facilitar o entendimento dos diversos tipos de pessoas alocadas nos vários setores envolvidos em trabalhos como esses.

Esse vocabulário simples ajuda ainda no bom andamento do projeto, uma vez que, com a comunicação fluindo de maneira mais fácil, o risco de ocorrerem ruídos durante esse processo diminui sensivelmente.

O PMBOK representa, portanto, o universo de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Trata-se de um conjunto de práticas e recomendações obtidas através das sucessivas experiências realizadas em empresas de vários tipos, ramos e tamanhos.

Essa união de forças e de experiências em prol de um novo jeito de se aprender sobre GP tem apresentado soluções práticas e simples para diversas empresas.

É o somatório de contribuições, conhecimentos (já comprovados) de profissionais e estudantes que aplicam essas teorias no dia a dia, seja nas empresas ou através da elaboração de trabalhos acadêmicos.

Por ser um guia recheado de informações desenvolvidas por profissionais que têm ampla experiência nesse ramo, se colocadas em prática, as recomendações do PMBOK serão de grande valia para o sucesso do projeto.

Não é demais relembrar que é os conceitos inseridos dentro do guia são endossadas pela organização que é referência mundial quando o assunto é Gerenciamento de Projetos.