Startups e Gerenciamento de Projetos

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Inovação e tecnologia – esses são os ingredientes que garantem o sucesso do mercado de startups no Brasil. Destacando-se em meio aos modelos tradicionais, as startups são negócios em períodos iniciais que contam com espírito jovem e apostam em fazer diferente diante de condições incertas. Em sua maioria, essas empresas apostam em produtos digitais, o que viabiliza o trabalho, diminui os custos e ainda atrai investidores.

Tais características fazem com que as startups driblem a desaceleração econômica e cresçam em ritmo acelerado.Os números comprovam: as startups brasileiras em operação no país cresceram 30,4% entre março e dezembro de 2015, chegando a 4,1 mil empresas iniciantes segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Para os próximos anos a tendência é que o mercado se torne mais dinâmico e ofereça possibilidades em diferentes ramos de negócios. A Internet das Coisas, o Big Data, a computação em nuvem e o uso de softwares são exemplos de tecnologias que otimizam conexões, comunicações e relacionamentos e são a base da vida moderna.

O mercado está de olho nessas possibilidades! O Google está investindo US$ 300 mil em seis startups brasileiras através da segunda edição do programa Launch pad Accelerator. Iniciativas como essa estimulam e qualificamos empreendimentos tecnológicos e ainda incentivam outros investimentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site de empregos Adzuna, a área mais demandada pelas startups é a Tecnologia da Informação. Para gerenciar tantos processos digitais e crescimentos velozes, o setor tecnológico de uma startup precisa ser forte. O profissional demandado vai além do programador: é preciso visão ampla de negócios com entendimento de posicionamento de produtos, desafios do mercado e diferenciais competitivos para a empresa.

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Nesse contexto, o Gerenciamento de Projetos é fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma startup. Afinal, não adianta crescer desenfreadamente se a empresa não consegue manter seus processos em plena execução.

À primeira vista essas práticas podem parecer opostas. Gerenciar projetos inclui estabelecer procedimentos, aplicar prazos, controlar documentações e monitorar configurações internas e externas. Já as startups se orgulham pelo espírito empreendedor, flexível e pela liberdade em conduzir projetos sem fórmulas e regras.

Entretanto, ao analisar esses dois ambientes percebe-se que eles podem ser complementares e produtivos porque ambos são guiados por uma base tecnológica.Nesse sentido, o Gerenciamento de Projetos fornece as estratégias necessárias para uma startup administrar seus processos e se adaptar ao contexto de mudanças em que estão inseridas.

Nas etapas iniciais de uma startup, a Gestão de Projetos tem as funções de organizar os processos internos e elencar os principais atores que envolvem o empreendimento. É preciso construir a base técnica do projeto: a Estrutura Analítica e a Rede de Atividades.

Para entregar produtos inovadores, tempo e riscos também precisam ser controlados. Dessa forma, em etapas mais complexas, o gerenciamento de tempo, o ambiente de riscos e a metodologia ágil se adequam às demandas flexíveis de uma startup.

O Project ModelCanvas é um exemplo de metodologia aderente ao negócio de startups, já que não demanda o tempo e o esforço necessários para preencher diversos documentos e a burocracia tão comum quando o assunto é gestão empresarial. Com foco naquilo que é essencial, o Canvas proporciona ainda que todos os stakeholders tenham participação ativa na concepção dos planejamentos, formando uma equipe afinada.

Para saber mais: Gestão de Projetos para Startups, qual a Importância?

Por fim, outra dica importante é a acompanhar as melhores práticas propostas no Guia PMBOK, pelo PMI, uma organização que fornece métodos para o Gerenciamento de Projetos. Seus objetivos são definir padrões de qualidade, gerar conhecimento através da pesquisa e promover o GP como profissão. Para os empreendedores que desejam fazer da startup um negócio de sucesso a longo prazo, estar atento as melhores práticas do mercado pode ser a diferença entre uma boa ideia e a boa ideia que deu certo!