Tempo de leitura: 5 minutos
Primeiro, o gosto pela corrida e uma experiência traumática
Comecei a correr nos morros de Itabira-MG, terra do poeta Carlos Drummond Andrade. Lembro-me como se fosse hoje da primeira aventura de longa distância, quando André Jeber, treinador de basquete da cidade parou o treino e pediu para os atletas executarem uma pequena volta na estrada 105, que ficava próxima ao complexo esportivo do Valeriodoce Esporte Clube.
Precisei diminuir a presença nos treinos de jogos de basquete, após iniciar a vida acadêmica e passar por lesões nos joelhos, já mais velho. Apesar disso, continuei praticando esportes e, por conta da necessidade de fortalecimento de membros inferiores após as cirurgias, fiquei mais presente nos treinos de força. Em 2021, cismei que já conseguiria finalizar a Volta da Pampulha.
Consegui terminar a prova, tenho registros!
O problema foi achar que estava preparado para uma prova de 18 km!
Além de não estar preparado, cometi alguns erros nos meses anteriores e o treinamento aeróbico não foi acompanhado por treinamentos de resistência e força. Também aumentei a “rodagem” semanal sem planejamento adequado, o que aumentou as chances de lesão.
E a falta de planejamento levou a….
E a lesão veio! Uma lesão por estresse da tíbia!
A lesão por estresse da tíbia também é conhecida como síndrome de estresse tibial ou fratura de estresse da tíbia, é uma condição médica que ocorre devido ao excesso de estresse repetitivo nos ossos da tíbia, que é a principal parte da perna, localizada entre o joelho e o tornozelo.
Essa lesão é comum em atletas e pessoas envolvidas em atividades físicas de alto impacto, como corredores, jogadores de futebol, basquete e outros esportes que envolvem corrida e saltos frequentes.
A lesão por estresse da tíbia é causada pelo acúmulo gradual de microfraturas no osso, devido à tensão excessiva e repetitiva, sem permitir tempo adequado para a recuperação.
Os sintomas incluem dor na parte inferior da perna, sensibilidade, inchaço e, em casos mais graves, até mesmo uma fratura completa. A dor costuma piorar durante a atividade física e melhora com o repouso.
Resultado? Algumas semanas parado.
O tratamento geralmente envolve a interrupção das atividades que causam o estresse na tíbia, repouso, fisioterapia, uso de órteses ou tala e, em casos graves, cirurgia.
Vamos planejar isso direito? Pedindo apoio da Inteligência Artificial para planejar a preparação para a Volta da Pampulha.
Acho que já conhece as “mágicas” dos LLM’s, não é?
Large language models” são uma classe de modelos de inteligência artificial projetados para processar e gerar texto. Eles são construídos usando técnicas de aprendizado profundo, particularmente redes neurais, e são treinados em grandes conjuntos de dados textuais.
Esses modelos têm a capacidade de entender e gerar texto em linguagem natural!
Testamos o seguinte comando em um LLM, vinculado ao software NetProject
Gostaria de um planejamento para participar da Volta da Pampulha em 2023, que ocorrerá no dia 10/12/2023. Preciso de um planejamento de treinamento para finalizar a prova com menos de 2 horas.
Depois completamos com estas informações:
A Inscrição deve ser feita até o dia 15/11. Gostaria de realizar 2 corridas simuladas de 12 km em volta da lagoa e contar com o apoio de um preparador físico durante todo o planejamento.
Resultados
Vamos conferir os resultados, primeiro avaliando como ficou o Cronograma do projeto inicial.
Agora com a inclusão de novos itens no escopo.
Para então termos o Cronograma final proposto! Claro que quaisquer alterações e ajustes podem e devem ser realizados pelo Gerente do Projeto. A IA não faz tanta “mágica” assim, mas contribui bastante para organizar um plano inicial de atividades.
Ao incluirmos essa funcionalidade na nova versão de nosso software, buscamos otimizar o precioso tempo de trabalho do Gerente de Projetos e de sua equipe. Todas as operações são executadas dentro do ambiente NetProject, e o resultado aplicado imediatamente no projeto, após consentimento do usuário.
O pedido inicial do projeto foi bem simples, quanto mais informações forem fornecidas nas fases de iniciação, melhor. A definição do projeto leva em consideração todo o preenchimento de documentos como o Termo de Abertura do Projeto e a Declaração do Escopo, presentes em módulos do próprio NetProject.
Confira abaixo a experiência de elaboração de novo projeto com apoio de Inteligência Artificial. Entre em contato conosco para saber mais sobre o uso de IA em Gestão de Projetos.
Publicamos uma série de artigos para tratar esse assunto, confira!
- Pensando em usar IA para Gestão de Projetos? Temos uma má notícia…
- Inteligência Artificial, Analytics e Métodos Ágeis Transformando a Gestão de Projetos no Século XXI
- Gestão de Projetos de Inteligência Artificial: desafios e uma proposta de abordagem
- Preparar-se para uma Corrida de 18 km é um projeto? Uma experiência de planejamento com apoio de Inteligência Artificial
- Motivadores, barreiras e perspectivas para a adoção da inteligência artificial no gerenciamento de projetos
- Usando IA – Inteligência Artificial, para apoiar a Gestão de Riscos de Projetos
- A (Inteligência Artificial) em GP (Gestão de Projetos) – Classificadores Automáticos em Formulários de Projeto
- Elaborando Cronogramas de Projeto com apoio do ChatGPT
- O Papel do Gerente de Projetos em tempos de Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial – IA, na Gestão de Projetos