fbpx

Por que investir em Gerenciamento de Projetos em 2018?

Tempo de leitura: 3 minutos

Toda organização precisa de resultados. Para gerá-los precisamos ter um objetivo, que foi traçado a partir de uma ideia. Para que possamos alcançar o que determinamos, precisamos desenhar os caminhos que vamos fazer, ou seja, planejar o nosso trabalho. Dentro dessa roda, temos a Gestão de projetos, que é o ato de tomar decisões para realizar atividades temporárias, em outras palavras, que possuem início, meio e fim.

De acordo com Maximiano (2010) a tarefa rudimentar da administração de projetos é assegurar a orientação do esforço para o resultado. Controlar custos, prazos e riscos são fundamentais para alcançar o sucesso do projeto.

A importância da Gestão de projetos

Um projeto tem suas fases: início, planejamento, execução, monitoramento e controle e, por fim, o encerramento. Todas essas fases precisam de cuidados. Imagine uma empresa que não faz nenhum planejamento do seu trabalho, que não possui projetos. Como ela vai monitorar e controlar os custos? Sem saber o que se gasta, fica difícil projetar tudo: contratações, compra de material, lucros… Se algo der errado, qual será o plano para contornar a situação? Nesse sentido, o controle de riscos é fundamental para amenizar o estrago que o desvio pode fazer.

Muita gente acha que gestão de projetos serve apenas para uma coisa muito grande, empresas gigantescas. Mas não é bem assim: tudo pode estar envolvido na gestão de projetos, da comunicação entre os colaboradores da instituição à compra de materiais.

Com o surgimento do Project Management Institute, o PMI, e a criação do Guia de conhecimentos sobre a administração de projetos, o famoso PMBOK, houve muitos avanços nesta prática. Possibilitando que muitas empresas evoluíssem nesse sentido.

Uma gestão bem feita de projetos só traz benefícios para as empresas, já que é um diferencial competitivo de muito valor para sobreviver ao mercado que vivemos. Com ela, é possível obter melhores resultados financeiros e crescimento expressivo a curto, médio e longo prazo.

Por que investir em Gestão de projetos?

Especialistas do mercado financeiro estão otimistas quanto à economia brasileira para o próximo ano, com juros e inflação controlados, bem como crescimento em vários setores. Essa análise positiva é um incentivo para investir. Para sua empresa voltar a crescer, é essencial planejar a forma que esse progresso vai acontecer. Por isso é essencial investir também em gestão de projetos, já que:

– Fica muito mais fácil medir seus lucros e prejuízos com a monitoração e controle financeiro, a partir da gestão de projetos;

– Os problemas ocorrem em menor frequência, ficam menores e mais fáceis de controlar com a gestão de riscos;

– A comunicação entre as equipes se torna mais eficaz;

– O gasto com a implantação da gestão de projetos é muito em relação aos custos que as empresas têm com atrasos e falhas no planejamento.

Para que a gestão de projetos seja ainda mais eficaz, é muito interessante pensar em adquirir um software de GP para automatizar e controlar esse trabalho. Para entrar com tudo em 2018, ser eficiente e gerar resultados, conte com o NetProject: software moderno com diversos recursos. Ele é ideal para empresas de diferentes segmentos e portes, pois se adéqua a todas as necessidades. São mais de 58 ferramentas disponíveis, além de uma interface intuitiva e das vantagens do armazenamento online (acesso seguro e backup).