Como usar o seriado Round 6 para ensinar Gestão de Projetos?

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O seriado Round 6 (ou Squid Game) pode ser uma ferramenta criativa e eficaz para ensinar conceitos de gestão de projetos. Com suas dinâmicas intensas, desafios elaborados e interações humanas profundas, o seriado oferece exemplos ricos que podem ser aplicados às áreas de planejamento, liderança, comunicação e gestão de riscos. Neste artigo, exploraremos como as lições de Round 6 podem ser utilizadas para ilustrar práticas de gestão de projetos.


1. Planejamento e Estratégia

  • Exemplo no seriado: O desafio da ponte de vidro exige que os participantes planejem cuidadosamente como atravessar sem cair.
  • Lição em projetos: Em gestão de projetos, o planejamento e a identificação de riscos são fundamentais para o sucesso. Uma estratégia clara ajuda a mitigar riscos e aumenta a chance de atingir os objetivos.

2. Comunicação e Trabalho em Equipe

  • Exemplo no seriado: No jogo de cabo de guerra, as equipes que coordenaram suas ações e trabalharam em sintonia superaram desvantagens.
  • Lição em projetos: A boa comunicação é essencial para criar sinergia dentro das equipes de projeto. Quando os membros entendem seus papéis e colaboram, o sucesso é mais provável, mesmo em cenários adversos.

3. Gestão de Riscos

  • Exemplo no seriado: No jogo das bolinhas, alguns participantes perderam por confiarem cegamente nos outros ou por subestimarem os riscos do jogo.
  • Lição em projetos: Identificar e mitigar riscos é uma das principais responsabilidades de um gestor de projetos. Isso inclui prever conflitos, avaliar cenários pessimistas e tomar ações proativas para proteger os objetivos do projeto.

4. Gestão de Recursos

  • Exemplo no seriado: No jogo do doce dalgona, os jogadores tinham recursos limitados para completar o desafio.
  • Lição em projetos: A gestão eficaz de recursos — como tempo, dinheiro e materiais — é essencial para cumprir as metas do projeto. A criatividade e o planejamento podem ajudar a superar limitações.

5. Ética e Liderança

  • Exemplo no seriado: Alguns personagens traíram outros para sobreviver, enquanto outros mantiveram seus valores éticos mesmo em situações críticas.
  • Lição em projetos: Líderes frequentemente enfrentam dilemas éticos. É importante tomar decisões que respeitem os valores organizacionais e promovam a integridade dentro da equipe.

6. Adaptação e Resiliência

  • Exemplo no seriado: Cada jogo apresentava novos desafios, e os participantes precisavam se adaptar rapidamente para sobreviver.
  • Lição em projetos: Flexibilidade e capacidade de reagir às mudanças são cruciais na gestão de projetos. A resiliência ajuda as equipes a superarem dificuldades inesperadas.

7. Aprendizado com os Erros

  • Exemplo no seriado: Os jogadores que observaram as falhas dos outros aprenderam e melhoraram suas estratégias.
  • Lição em projetos: Revisões de lições aprendidas (“post-mortem” ou retrospectivas) ajudam a evitar erros em futuros projetos, criando um ciclo de melhoria contínua.

8. Gestão de Stakeholders

  • Exemplo no seriado: Os “VIPs” patrocinam e assistem aos jogos, influenciando os eventos e resultados.
  • Lição em projetos: Gerenciar stakeholders é essencial. Entender suas expectativas e interesses pode impactar diretamente o sucesso de um projeto.

Atividade Prática

Para aplicar essas lições em um ambiente de aprendizagem, organize um workshop onde os participantes analisem os jogos do seriado e relacionem com desafios comuns de gestão de projetos. Exemplos de atividades incluem:

  • Planejar como atravessar a ponte de vidro (“Análise de Riscos”);
  • Escolher uma equipe para o cabo de guerra (“Formação de Times”);
  • Priorizar objetivos no jogo das bolinhas (“Gerenciamento de Escopo”).

Conclusão

Round 6 oferece lições valiosas para a gestão de projetos, apresentando situações que envolvem planejamento, trabalho em equipe, ética, adaptação e gestão de riscos. Ao usar o seriado como uma ferramenta de ensino, é possível tornar o aprendizado mais envolvente e memorável, ajudando gestores a aplicarem essas práticas em suas próprias experiências profissionais.