fbpx

5 livros sobre Scrum que você deveria conhecer

Tempo de leitura: 4 minutos

Aprender e estudar sempre sobre o Scrum é obrigatório para quem quer trabalhar na área de projetos. Por isso, fizemos a seleção de alguns livros que você precisa ler para ficar afiado no assunto. Vamos a eles!

Scrum e Agile em Projetos por Fabio Cruz

O objetivo principal desse livro é trazer aos leitores dois grandes, importantes e específicos grupos de conhecimentos.

Primeiro, apresentar todo o conteúdo necessário para compreender abordagens, metodologias, frameworks, técnicas e ferramentas ágeis existentes atualmente no mercado e que contribuem diretamente ou indiretamente para o gerenciamento de projetos e o desenvolvimento / construção de produtos simples e / ou complexos.

O segundo grupo de conhecimento está mais focado em ajudar o leitor a se preparar para as certificações ágeis que atualmente são buscadas por vários profissionais experientes, e até mesmo por iniciantes atrás de capacitação para entrar no mercado de trabalho.

Para que o leitor se sinta confortável com o conteúdo apresentado, em vários momentos aparecem comentários de atenção e reforço aos temas mais importantes. Além disso, o livro traz exercícios de fixação de cada parte e também propostas e sugestões de aplicação prática dos exercícios para melhorar a retenção do conhecimento e o entendimento e a compreensão do assunto.

Scrum e PMBOK. Unidos no Gerenciamento de Projetos por Fabio Cruz

A partir do pensamento de que a junção da abordagem tradicional com a abordagem ágil é uma estratégia que pode dar melhores resultados do que o uso isolado de apenas uma, este livro tem o propósito principal de apresentar uma abordagem de união das boas práticas de gerenciamento de projetos contidas no Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) 5ª edição do Project Management Institute (PMI), com o framework do Scrum fundamentado no Guia Scrum 2011, de Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Este livro não se propõe a responder a pergunta: “qual a melhor das abordagens?”. Pelo contrário, o objetivo aqui é demonstrar como as forças do framework Scrum podem fornecer apoio e suporte às fraquezas do Guia PMBOK – e, por sua vez, como os pontos fracos do Scrum podem ser substancialmente contornados e alinhados com os pontos fortes do Guia PMBOK.

O resultado mais esperado ao final deste livro é que gerentes de projetos, escritórios de projetos, equipes de gerenciamento e times de projeto tenham argumentação suficiente para o uso em conjunto das boas práticas do Guia PMBOK e do framework Scrum em todos, ou na maioria, de seus projetos, de forma natural, lógica e estruturada.

Desenvolvimento de Software com Scrum. Aplicando Métodos Ágeis com Sucesso por Mike Cohn

Este livro é para pessoas pragmáticas. É para aqueles que começaram a usar o Scrum e encontraram problemas, ou aqueles que ainda não começaram a usar o Scrum, mas que sabem que querem fazer isso. Este livro é para aqueles que precisam de conselhos sobre os elementos mais difíceis – como introduzir ou divulgar o Scrum, como convencer as pessoas a não construir um grande esboço no início do projeto, como entregar um software que funcione no fim de cada print, qual o papel dos gerentes e muito mais.

Para responder a essas perguntas, este livro se baseia nos últimos 15 anos de experiência do autor no trabalho com diversos clientes: problemas mais universais – e sugestões para resolvê-los – que formam a base desse livro.

Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos. Base Para Certificação Exin Agile Scrum Master por Vitor L. Massari (Autor)

Implantar métodos ágeis não é tão simples como pegar um livro de receitas e aplicá-lo. Existem dificuldades, barreiras organizacionais, culturais e comportamentais. Além de o sucesso depender única e exclusivamente de nós, seres humanos donos de uma complexidade fascinante.

 

Este não é um livro de conceitos básicos de Scrum e gerenciamento ágil, mas um livro para aprofundamento em questões mais avançadas, desafios, criações de modelos híbridos, processos de transição, estratégias de planejamento e experiências que o autor já viveu ao longo de 20 anos trabalhando em projetos. Além de compartilhar experiência e ajudar o leitor em sua jornada de implementação de métodos ágeis, este livro também tem como objetivo prepará-lo para a certificação avançada em Scrum.

SCRUM – A arte de gerenciar projetos

Scrum é um framework para gerenciamento e planejamento de projetos complexos. Através de valores e princípios, sua metodologia aplica-se como pilares que sustentam as práticas de cada empreendimento de forma particular. Isso quer dizer que o Scrum consegue se adaptar às demandas do projeto, mas este deve estar bem sustentado pelo conjunto do seu método.

Através de uma metodologia simples, esse framework é capaz de gerenciar tarefas complexas – e isso pode ser a solução para o seu projeto! Nesse e-book você conhecerá os ingredientes da receita de sucesso! Clique aqui para conhecer. 😉

Já conhece a biblioteca virtual da Seed? Acesse para conferir: https://netproject.com.br/blog/ebooks/