fbpx

Você sabe realmente o que é um projeto? E gerenciamento de projeto?

Tempo de leitura: 2 minutos

De forma empírica, todo mundo mais ou menos sabe o que é um projeto. O problema está na hora de conceituar. Se alguém te pedisse o conceito de projeto você saberia responder? Pois bem, é justamente sobre isso que vamos conversar aqui. Vamos conceituar e entender o que é um projeto. Acompanhe!

O que é um projeto de acordo com o PMI

De acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute –  PMI), uma das maiores associações de profissionais de gerenciamento de projetos do mundo, um projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas por um grupo de pessoas, destinadas a produzir um produto, um serviço ou resultados únicos.

Um projeto é temporário, pois tem início e fim definidos e, consequentemente, com escopo e recursos planejados (todos temporários).

Um projeto é único por não fazer parte da rotina da empresa, mas sim ter um conjunto singular de operações que visam o atingimento de um objetivo, os projetos são sempre único, na definição do PMI. Esta sigularidade permite que várias pessoas de diferentes departamentos, filiais e até empresas posam trabalhar juntas durante o período em que o projeto está em operação.

O que é um projeto de acordo com o IPMA

“Um projeto é um tempo e custo de operação destinado a realizar um conjunto de prestações definidas (o escopo para cumprir os objetivos do projeto) até as normas e requisitos de qualidade”. Assim a International Project Management Association – IPMA, no Brasil conhecida como Associação Internacional de Gestão de Projetos, conceitua projetos.

 Estes dois conceitos nos dão a resposta à nossa pergunta: o que é um projeto? Resumindo, um projeto é um esforço que produz um produto, serviço ou resultado claramente especificado em um período de tempo limitado e dentro de um orçamento pré estabelecido.

Gerenciar um projeto não é apenas controlar tarefas

Agora que nós já sabemos responder o que é um projeto baseando-nos nos conceitos de duas das instituições mais respeitadas no mundo sobre o assunto, já podemos avançar para uma discussão sobre o gerenciamento de projetos.

“O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades para atender aos requisitos de projeto do projeto”, diz o PMI.

O Guia PMBOK®, manual de gerenciamento de projetos desenvolvido pelo PMI, nos dá uma visão orientada para o processo de gerenciamento de projetos: iniciação – planejamento – execução / acompanhamento / controle – fechamento.

Para o senso comum, gerenciar projetos é apenas fazer o acompanhamento das tarefas relacionadas a ele. Porém, isso é somente uma parte do trabalho. De acordo com o PMBOK®, um gerente de projetos têm como atribuições, as seguintes tarefas:

  • Identificação das necessidades;

  • Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis;

  • Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo;

  • Adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das diversas partes interessadas.

Os conceitos de projeto e de gerenciamento de projetos ficaram claro para você? Há ainda alguma dúvida? Deixe seu comentário!