fbpx

Vida pessoal x profissional. Como conciliar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a democratização do ensino superior, os incentivos fiscais e a desburocratização de novos CNPJs, vivemos uma revolução do mercado. Novos gestores começam cada dia mais cedo, com formações mais especializadas e mais facilidades em montar um novo negócio ou decolar no seu plano de carreira.
Obviamente, a competitividade do mercado decola proporcionalmente. E é aí que entra um dos maiores impasses do mundo corporativo: como manter uma boa qualidade de vida sem perder o foco nos objetivos profissionais?

Basicamente, a resposta está no equilíbrio. Mas se tudo fosse tão simples, não seria um problema. Por isso, listamos aqui alguns pontos fundamentais para você conseguir atingir suas metas sem enlouquecer.
work-at-home

 

Planeje suas férias com antecedência

Por mais que você ame o que faz, chega uma hora que é necessário fazer uma pausa. Não só o período de descanso é importante, como todo o clima “pré-férias”, que une a família ou os amigos envolvidos. Além disso, não é nada interessante levar para fora do trabalho questões que não foram resolvidas a tempo. Solucione todos os problemas e, quando o período de descanso chegar, desligue-se deles.

Se precisar trabalhar em casa, programe um horário

Levar trabalho pra casa já não era divertido nos tempos de escola. Mas, até hoje, a gente não consegue fugir deles. É aí que precisamos estar atentos e não misturar as coisas, por mais difícil que isso pareça ser. Jamais sacrifique o jantar ou qualquer momento familia. Escolha aquele momento em que você ficaria sozinho, assistindo TV ou à toa na Internet.
Mas, cuidado: Relaxar também é importante. Se você está levando seu expediente pra casa constantemente, talvez a solução seja a dica nº 3.

Seja mais disciplinado:

Durante o horário de trabalho, esqueça-se das conversas do fim de semana. Evite ao máximo se entreter com assuntos alheios e não caia na tentação da internet. Ela pode ser uma aliada para a troca de informações, mas deve ser usada com o objetivo muito claro: Atualizar-se em tempo real sobre assuntos que realmente importam.
Aumentando o rendimento durante o trabalho, dificilmente você terá que levar preocupações para casa. E assim, menos problemas pessoais para levar pro trabalho no dia seguinte.

Não abra mão do lazer

Nada como trabalhar inspirado. E nada como uma mente tranquila e relaxada para inspirar toda uma semana. Por isso, tirar um dia para se divertir é, sim, um investimento profissional. Programe-se e saia com os amigos, com o(a) namorado(a), com a familia, constantemente. Além de aliviar as tensões acumuladas, esses momentos  revigoram as relações e deixam a mente muito mais tranquila para o dia seguinte.

Gerencie sistematicamente suas tarefas profissionais e pessoais

Por mais que a gente se esforce em cumprir tudo no prazo combinado, problemas sempre surgem. Por mais que você siga religiosamente as quatro dicas anteriores, algum problema vai interferir diretamente em todos eles. Por isso, todo profissional múltiplo precisa (não, não é uma opção) estar à frente dos impasses.
Não abra mão de uma agenda onde você possa anotar todos seus compromissos futuros – e remarcá-los sem precisar memorizar. Anote todos os pequenos compromissos (são facilmente esquecidos e geram grandes transtornos a longo prazo). Não abra mão de um software Gerenciador de Projetos, onde você possa calcular todos os imprevistos que sua rotina ou projeto pode ter. Só assim é possível se antecipar-se aos problemas e já ter a solução no momento em que eles aparecerem.

Pequenas mudanças geram grandes benefícios quando adotadas em nossa rotina.
Conciliando bem trabalho e familia, ambos só têm a ganhar. A rotina profissional torna-se mais produtiva e prazerosa e naturalmente o momento com os amigos ou a familia será mais leve. Siga essas dicas e conte-nos como foi a diferença!