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Três dicas valiosas para realmente Gerenciar Projetos

Tempo de leitura: 4 minutos

Em meus 15 anos de profissão como Gerente de Projetos tenho visto muitas situações na área, mas o que mais me chama a atenção desde que me formei é o fato de praticamente 100% dos Gerentes se formarem com conhecimentos suficientes para gerenciar projetos, mas sem a capacidade para tal.

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Sim! Quase 100% das pessoas que se graduam ou pós-graduam em Gerenciamento de Projetos não sabem colocar a mão na massa e fazer um trabalho bem feito e efetivo. O problema é muito simples: as escolas ensinam as agora 10 áreas de conhecimento do PMBOK, mas não mostram um projeto na prática com as mesmas 10 áreas aplicadas.

A consequência desse fato é um alto número de Gerentes de Projetos que não gerenciam. Que dão voltas em torno do próprio rabo, pois sabem exatamente o que é um escopo, sabem definir custos, dominam os processos envolvidos na comunicação, mas não conseguem juntar tudo isso e formatar um bom projeto que será bem executado. Furos e erros aparecem e fazem com que o profissional fique em maus lençóis.

Ao mesmo tempo, um grande número de softwares que deveriam auxiliar todo o processo só atrapalham a boa formação desses profissionais, pois ao invés de serem um sistema completo para projetos, são na verdade gerenciadores de tarefas. Ora, um bom Gerente sabe que existe uma grande diferença entre gerenciar projetos e gerenciar tarefas. Outro problema é que a grande maioria dos softwares não é aderente ao PMBOK, no Brasil apenas dois softwares têm essa característica e um deles é o nosso NetProject.

Com tudo isso, meditando a respeito dessas questões, criei o conceito do “All-in-one GP” que nada mais é que o Gerenciamento de Projetos na prática e contemplando todas as áreas de conhecimento prescritas pelo PMBOK. Isso é Gerenciamento de Projetos do início ao fim e com bons resultados, afinal é pra isso que os projetos existem.

Falarei mais a respeito do All-in-one GP no 14º Encontro de Gerenciamento de Projetos que acontece nos próximos dias 16 e 17 de outubro em Brasília, no Distrito Federal. Nessa oportunidade mostrarei na prática como integrar todas as áreas de conhecimento do PMBOK num projeto iniciando do planejamento estratégico e finalizando com o termo de encerramento do projeto. Porque é assim que deve ser.

É muito frustrante passar anos se dedicando a um estudo e já com o diploma na mão, aterrissar no mercado sem saber de fato colocar em prática tudo que deu tão certo na academia. Esta é uma falha do sistema de formação, o que é compreensivo, pois todo sistema tem falhas mesmo. Não julgo o plano de estudos nas escolas, até porque isso é um ponto que vai ser modificado nos próximos anos para melhorar o ensino de Gerenciamento de Projetos, tenho certeza.

Ainda assim é preciso que nos preocupemos com essa realidade, por isso sou adepto do compartilhamento de informações e conhecimentos. Aprendi GP na prática, arregaçando as mangas e tentando prever tudo que poderia dar errado. Quando vi que já tinha uma boa experiência em mãos, construí um software para facilitar a vida dos que vieram depois de mim.

Por isso, tenho gabarito para me arriscar a dar alguns conselhos para aqueles que estão lutando para conseguirem se sobressair no mercado:

1 – Escolha um bom software para te ajudar no trabalho. Tenha atenção, pois como já disse, a grande maioria é, na verdade, gerenciador de tarefas! Minha sugestão é que opte por um software nacional, não porque os estrangeiros são ruins, mas porque temos de fortalecer a nossa cultura em Gerenciamento de Projetos e na minha opinião esse é um compromisso que todo profissional brasileiro deveria ter.

2 – Tenha um guru. Escolha um profissional – conhecido ou não – com o qual você se identifique para seguir seus passos. Se for uma pessoa próxima, converse, peça conselhos, mostre os problemas que tem encarado. Se for um profissional já consagrado no mercado e inacessível, siga-o nas redes sociais, leia seus textos, escute o que ele tem a dizer e tente contato. A experiência de um profissional que já está há alguns anos no mercado pode ser muito enriquecedora.

3 – Participe de discussões em grupos da internet e nas redes sociais. O LinkedIn tem sido um ótimo aliado nisso. Filie-se ao PMI de sua seção e aproveite tudo que o órgão oferece. Em Minas Gerais, por exemplo, temos encontros gratuitos e mensais onde muito conhecimento é disseminado. Além disso, ao filiar-se ao PMI, você está mais uma vez fortalecendo nossa profissão.

Compartilhei aqui um pouco do que penso a respeito de nossa área e sei que muito ainda pode ser discutido. Aproveito para te convidar a conhecer nosso software de Gerenciamento de Projetos, o NetProject, que além de brasileiro é totalmente aderente ao PMBOK e não é um simples gerenciador de tarefas. Também te convido a participar do 14º Encontro de Gerenciamento de Projetos promovido pelo PMI-DF, uma excelente oportunidade para quem é da área. E, por fim, me coloco à disposição para ser seu guru ou mesmo trocar ideias. Você pode deixar uma mensagem logo abaixo ou mesmo me enviar um e-mail.

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