fbpx

Tempos de incerteza no seu negócio? Saiba como manter sua equipe motivada.

Tempo de leitura: 4 minutos

Todo empreendedor sabe: nem sempre as circunstâncias do mercado (ou mesmo as circunstâncias internas) são promissoras. Dólar muito alto, inflação e quadro de desemprego são algumas das situações externas que tornam a realidade difícil para quem é consumidor e para quem vende algum serviço. Em se tratando de problemáticas internas, corte de gastos e investimentos em algum setor da empresa, demissões em massa, congelamento de aumentos e promoções e incertezas gerais quanto ao futuro do negócio são alguns dos fatores que interferem – e muito – no clima organizacional, afetando significativamente o desempenho dos colaboradores.

Essas e outras questões típicas do cotidiano das organizações podem gerar um campo improdutivo capaz de destruir a motivação de uma equipe de trabalho. Com o intuito de evitar a situação, compilamos algumas medidas eficazes para manter sua equipe empenhada mesmo em tempos de incerteza. Confira!

incertezas-no-seu-negócio

Realize reuniões regulares

Se em tempos passados era difícil esconder algo dos funcionários, a Internet e os meios de comunicação cada vez mais desenvolvidos tornaram a tarefa quase impossível. Omitir informações dos colaboradores a respeito do negócio, inclusive, está longe de ser a melhor a solução.

Mantenha a equipe sempre informada sobre os planos da empresa para se sustentar e prosperar no mercado. Através de reuniões regulares com o time ou feedbacks individuais, reafirme que o empreendimento conta com o comprometimento de todos para a vinda de melhores dias, seja com esforços coletivos, objetivos individuais e até mesmo novas ideias. Manter sua equipe informada acerca das conquistas e problemas da empresa também dissipará os receios de todos acerca de possíveis demissões e evitará que rumores e conversas paralelas se espalhem no ambiente de trabalho.

Torne públicas as promoções e melhorias nos indicadores

Quando se torna clara a necessidade de trabalhar mais e melhor para manter a empresa e os próprios empregos salvos, muitos deixam de “comprar a ideia” do negócio e já pensam em procurar outro emprego ou, simplesmente, não se importam com a realidade de incertezas da organização.

Em ambos os casos, este não é o comportamento ideal em um momento crítico. Por esse motivo, uma estratégia bastante recomendada é mostrar os bons exemplos a todos os olhos e ouvidos, assim como os benefícios que aguardam quem se dedica.

Nesse sentido, promova os colaboradores merecedores e divulgue essa ação para os demais. Aproveite para demonstrar os números do(s) funcionário(s) destaque e o quanto sua contribuição ajudou a empresa neste período de incertezas.

Envolva seus colaboradores e solicite ideias

Há muitos aspectos do dia a dia de trabalho conhecidos apenas pela mão de obra responsável pelas atividades. Isso faz desses colaboradores as melhores fontes para investigar possibilidades de melhorias, planejando o melhor uso do tempo e a eficiência do material despendido.

Peça ajuda para reduzir gastos desnecessários e estimule sua equipe na elaboração de um plano para otimizar o dia e a produção. Cada observação, boa ou ruim, deve ser elogiada, pois sua vontade é a maior demonstração de motivação que cada colaborador pode dar.

Elogie as sugestões da equipe em momentos privados, quando a ideia for boa demais para um simples “parabéns”, e também em público, principalmente quando a atitude for o único fator merecedor de congratulação. Essa estratégia não apenas servirá como disfarce ao descarte imediato da proposta como também manterá o time focado, sem inibições para realizar mais sugestões e compartilhar ideias.

Defina metas e compartilhe

Os tempos são de incerteza mas, se tudo melhorar, o que acontecerá? Não deixe, nem por um instante, vagos na mente de sua equipe os ganhos que todos terão ao se esforçarem para se manterem no mercado.

Não importa se a meta é lutar para manter as portas abertas e evitar demissões: seja sincero com todos e informe que a manutenção de seus empregos é o grande prêmio.

Mostre, ainda que em um pequeno esboço, as estratégias criadas e as formas de gerenciamento em todos os setores durante o período crítico. À medida em que os objetivos forem alcançados, a percepção da equipe será imediata, e a motivação aumentará proporcionalmente.

E você, o que achou das nossas dicas para contemplar sua equipe motivada mesmo que a empresa esteja atravessando períodos de incerteza? Lembre-se que o desempenho do time, e sua entrega ao alcance dos objetivos do negócio, é fundamental especialmente nessa fase de instabilidades e desafios. Deixe seu comentário para nos contar sua opinião e compartilhe também suas experiências de gestão conosco!

Banner-Seed-728x90 - Base do blog