fbpx

Sua empresa está preparada para 2016? Em um ano de incertezas, rever processos e aplicar as melhores práticas de gestão é essencial!

Tempo de leitura: 3 minutos

Um ano novo já começou, mas a economia brasileira continua descendo uma ladeira em cima de uma ‘bicicleta sem freios’. Nos jornais e noticiários, continuamos nos deparando com notícias alarmantes relacionadas à inflação alta e a recessão aguda, que estão gerando impactos desastrosos em diversos setores da economia. E quem este complexo cenário está desafiando nos últimos tempos são os empreendedores.

Estes estão tomando inúmeras medidas para evitar que os desdobramentos da crise levem a situações de perigo real para o seu negócio. Uma delas é o gerenciamento de projetos, que tem sido uma das melhores maneiras de manter uma empresa nos ‘trilhos’ e fazê-la crescer de maneira ordenada e com foco no futuro. Neste post, preparamos algumas práticas de gestão que podem ajudar a sua empresa a contornar esses tempos de incerteza. Veja:

Alinhe os objetivos da empresa aos trabalhos da equipe

Em tempos difíceis, a criação de soluções condizentes com as exigências do mercado é fundamental. Mas isto só é possível caso a empresa conte com uma ótima estratégia centrada em projetos. Sem ela, os gestores não conseguirão desenvolver produtos inovadores para os seus clientes, nem tampouco verificar a sua viabilidade econômica e saber se eles estão contribuindo para a empresa atingir todos os seus objetivos no mercado.

Mas para que essa estratégia seja um sucesso, o portfólio de trabalhos desenvolvido pela equipe precisa estar alinhado aos objetivos da empresa – que na atualidade devem ser integrar esforços e usar os recursos de forma consciente. Somente assim os projetos serão melhor coordenados e a equipe passará a priorizar um conjunto de projetos, que gerarão um maior valor agregado para o negócio e trarão melhores resultados.

Estime e estabeleça prazos de entrega

Uma das atividades mais importantes do gerenciamento de projetos é o dimensionamento do tempo. Caso os gestores não calculem devidamente o tempo de duração das tarefas e não estabeleçam prazos para a entrega das soluções no prazo correto, então o projeto ‘sairá dos trilhos’ e os clientes ficarão insatisfeitos. Daí a importância dos gestores estimarem e estipularem prazos para as entregas serem realizadas sempre em dia.

Realize um planejamento e acompanhamento eficaz

No mercado, é comum nos depararmos com casos de gestores que desperdiçam recursos tanto de tempo como de dinheiro simplesmente por não realizarem um planejamento e acompanhamento adequados dos trabalhos. Mas vale lembrar que, em tempos de incerteza, esta prática pode impactar negativamente o orçamento dos projetos e ainda impedir que a empresa ganhe vantagens competitivas no mercado em que atua.

Daí a importância dos responsáveis elaborarem metas e objetivos de negócio bem claros para que recursos valiosos não sejam desperdiçados – o que também deve ser feito em tempos em que a economia está favorável. Também é importante que eles monitorem as métricas sempre que possível para verificar a evolução do projeto e analisar os progressos feitos pela equipe, para assim terem a certeza de que o projeto é realmente viável.

Realize a implantação de um escritório de projetos

Sem um PMO (Project Management Office), é bem provável que os projetos da empresa fiquem dispersos e os esforços precisem ser multiplicados, já que a gestão de projetos permanece descentralizada. Mas com a implantação de um escritório de projetos, os gestores conseguem alinhar facilmente os objetivos da empresa aos trabalhos da equipe e se concentrar naquilo que realmente trará diferencial competitivo para os negócios.

Viu só como driblar esses tempos de incerteza por meio de um gerenciamento de projetos eficaz? Como você acha que esta estratégia pode levar uma empresa a outro patamar? Deixe suas opiniões e questionamentos nos comentários abaixo!