Tempo de leitura: 3 minutos
Um ano novo já começou, mas a economia brasileira continua descendo uma ladeira em cima de uma ‘bicicleta sem freios’. Nos jornais e noticiários, continuamos nos deparando com notícias alarmantes relacionadas à inflação alta e a recessão aguda, que estão gerando impactos desastrosos em diversos setores da economia. E quem este complexo cenário está desafiando nos últimos tempos são os empreendedores.
Estes estão tomando inúmeras medidas para evitar que os desdobramentos da crise levem a situações de perigo real para o seu negócio. Uma delas é o gerenciamento de projetos, que tem sido uma das melhores maneiras de manter uma empresa nos ‘trilhos’ e fazê-la crescer de maneira ordenada e com foco no futuro. Neste post, preparamos algumas práticas de gestão que podem ajudar a sua empresa a contornar esses tempos de incerteza. Veja:
Alinhe os objetivos da empresa aos trabalhos da equipe
Em tempos difíceis, a criação de soluções condizentes com as exigências do mercado é fundamental. Mas isto só é possível caso a empresa conte com uma ótima estratégia centrada em projetos. Sem ela, os gestores não conseguirão desenvolver produtos inovadores para os seus clientes, nem tampouco verificar a sua viabilidade econômica e saber se eles estão contribuindo para a empresa atingir todos os seus objetivos no mercado.
Mas para que essa estratégia seja um sucesso, o portfólio de trabalhos desenvolvido pela equipe precisa estar alinhado aos objetivos da empresa – que na atualidade devem ser integrar esforços e usar os recursos de forma consciente. Somente assim os projetos serão melhor coordenados e a equipe passará a priorizar um conjunto de projetos, que gerarão um maior valor agregado para o negócio e trarão melhores resultados.
Estime e estabeleça prazos de entrega
Uma das atividades mais importantes do gerenciamento de projetos é o dimensionamento do tempo. Caso os gestores não calculem devidamente o tempo de duração das tarefas e não estabeleçam prazos para a entrega das soluções no prazo correto, então o projeto ‘sairá dos trilhos’ e os clientes ficarão insatisfeitos. Daí a importância dos gestores estimarem e estipularem prazos para as entregas serem realizadas sempre em dia.
Realize um planejamento e acompanhamento eficaz
No mercado, é comum nos depararmos com casos de gestores que desperdiçam recursos tanto de tempo como de dinheiro simplesmente por não realizarem um planejamento e acompanhamento adequados dos trabalhos. Mas vale lembrar que, em tempos de incerteza, esta prática pode impactar negativamente o orçamento dos projetos e ainda impedir que a empresa ganhe vantagens competitivas no mercado em que atua.
Daí a importância dos responsáveis elaborarem metas e objetivos de negócio bem claros para que recursos valiosos não sejam desperdiçados – o que também deve ser feito em tempos em que a economia está favorável. Também é importante que eles monitorem as métricas sempre que possível para verificar a evolução do projeto e analisar os progressos feitos pela equipe, para assim terem a certeza de que o projeto é realmente viável.
Realize a implantação de um escritório de projetos
Sem um PMO (Project Management Office), é bem provável que os projetos da empresa fiquem dispersos e os esforços precisem ser multiplicados, já que a gestão de projetos permanece descentralizada. Mas com a implantação de um escritório de projetos, os gestores conseguem alinhar facilmente os objetivos da empresa aos trabalhos da equipe e se concentrar naquilo que realmente trará diferencial competitivo para os negócios.