fbpx

Saiba como usar Gráfico de Gantt para atingir mais resultados em seus projetos

Tempo de leitura: 3 minutos

No mercado empresarial, de engenharia, administrativo e outros, a tecnologia tem fornecido importantes componentes para lidarmos melhor com as tarefas do cotidiano. São muitas opções, metodologias e ferramentas que colaboram para o crescimento dos resultados das empresas. Algumas destas estratégias não são tão conhecidas até que precisemos de uma solução urgente para o planejamento dos negócios.

Pois bem, neste artigo iremos mostrar um destes casos do qual talvez não tenha ouvido falar e, se ouviu, muito provavelmente não conhece a extensão de suas vantagens para atingir mais resultados em seus projetos. Trata-se do gráfico Gantt. Confira:

Apresentando o Gráfico de Gantt

Henry Laurence Gantt (1861-1919) foi um engenheiro mecânico que criou o diagrama de Gantt para ilustrar o avanço das etapas diversas de um projeto em andamento. O diagrama foi criado em torno de 1917 onde Gantt desenvolveu o chamado cronograma ou diagrama de barras largamente utilizado em planejamento de empresas diversas.

Como funciona o Gráfico de Gantt

No gráfico de Gantt os intervalos de tempo representam o início e o fim de cada etapa do projeto sendo efetuada. Estes fins de fase surgem no gráfico na forma de barras coloridas sobre o eixo horizontal, desenvolvido para controle de produção.

Essas barras horizontais contêm a tarefa, a equipe destinada à sua execução e o tempo disponível para realizá-la, listadas com início e finais nas barras separadas por cores.

Gráfico de Gantt do NetProject - software de Gestão de Projetos
Gráfico de Gantt do NetProject – software de Gestão de Projetos

Como o gráfico de Gantt pode ajudar a atingir mais resultados em seus projetos?

Atualmente, com os meios computadorizados e de software disponíveis para a utilização do gráfico de Gantt, é possível a otimização do controle de produção em níveis que seu inventor nunca poderia imaginar.

Como um exemplo, este controle permite analisar o desempenho individual e coletivo dos colaboradores na realização de suas atividades, bem como a eficácia da técnica exercida pela gestão e, dependendo da configuração escolhida para representação do gráfico, pode indicar também quais tarefas estão vinculadas umas às outras. Esta função é extremamente apropriada para situações em que uma atividade deve ser completamente finalizada para que sua sucessora seja iniciada.

Para exemplificar tudo isso na prática, peguemos uma área em ascensão, um projeto da Tecnologia da Informação. A determinação dos requisitos do sistema deve ser levantada antes de elaborar as ações posteriores em TI.

Raramente o sistema pode executar duas funções simultaneamente, portanto, a primeira deve ser completada em tempo hábil para não prejudicar o andamento dos negócios. Com o gráfico Gantt controlando a produção, não há espaços para erros, já que o gráfico identifica quais funcionários ou setores estão sobrecarregados e impedindo o cumprimento das funções. Proporcionando ao empreendedor a correção do problema e a redistribuição das atividades.

Como você pode perceber, uma inovação atemporal como o gráfico de Gantt, foi fortemente potencializada pela tecnologia atual em uma das maiores ferramentas de controle de produção já feitas.

Avaliando os custos dos projetos

A outra maneira do gráfico de Gantt ajudar na execução dos projetos de seu negócio é na avaliação de seus custos, fundamental no crescimento ou no fechamento das empresas no Brasil.

No gráfico de Gantt, as barras horizontais efetuam um cronograma de controle que resulta no consumo total de recursos na produção, fornecendo indicativos precisos sobre o quanto seu negócio gasta para produzir seu produto ou entregar seus serviços.

Com o termo “sustentável” altamente em voga no planeta, a companhia que produzir gastando poucos recursos, traduzirá esta ação em excelência de mercado e, consequentemente, em lucros.

Todas essas funções tornam o gráfico de Gantt um dos mais indicados para lhe ajudar na difícil missão de pôr seus projetos em prática e, assim, prosperar.