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Resiliência Organizacional e Gestão de Projetos

Tempo de leitura: 7 minutos

Um Gerente de Projetos deve estar atento a práticas de gestão que vão além da própria Gestão de Projetos e Gestão por Projetos. Um conceito que tem ganhado destaque nos últimos anos e pode fazer parte destel rol de práticas de Gestão é a Resiliência Organizacional.

Antes de tudo, o que é Resiliência Organizacional?

Resiliência Organizacional é, conforme definido pelo padrão BSI BS 65000, é “a capacidade de uma organização para antecipar, preparar, responder e adaptar-se a mudanças incrementais e interrupções súbitas para sobreviver e prosperar”.

Ela vai além da gestão de riscos para uma visão mais holística da saúde dos negócios e sucesso. Reforçando que a visão holística é um conceito que valoriza a totalidade das coisas, onde tudo está interligado. Esse conceito foi criado em 1926 na obra “Holismo e Evolução” do africano Jan Christiaan Smuts. A ideia de Jan era mostrar que qualquer sistema é dependente de um todo, já que cada parte acaba influenciando sua totalidade. Segundo Jan, não é possível caracterizar um sistema apenas pela soma das partes, e que era necessário ter uma visão geral deles.

A ideia de Jan era mostrar que qualquer sistema é dependente de um todo, já que cada parte acaba influenciando sua totalidade. 

Uma organização resiliente é aquela que não só sobrevive a longo prazo, mas também prospera – avançando no rígido teste do tempo.

COVID-19 reforçou a importância da Resiliência Organizacional

Além da devastadora perda de vidas, a Covid-19 trouxe transtornos generalizados e grandes desafios para muitas organizações. Na prática, a pandemia acabou atuando como um teste global da prática da Resiliência Organizacional demonstrando a crescente importância a capacidade de uma organização de se preparar para, e responder, interrupção inesperada ou repentina.

Dependendo da posição de uma organização no mercado, a pandemia culminou em uma situação de crise ou até mesmo colocou em risco a sua própria sobrevivência. Estudos sobre os impactos decorrentes da pandemia de gripe de 1918 (que ocorreu no período de 1918-1920 e ficou conhecida como gripe espanhola) apontam que as áreas geográficas expostas à pandemia experimentaram um declínio acentuado e persistente da atividade econômica.

Muitas organizações foram forçadas a reformular rapidamente suas estratégias, operações e propostas de valor para os funcionários durante a pandemia do COVID-19, devido à escassez de suprimentos, mudanças nas necessidades dos clientes e mudanças nas expectativas dos funcionários sobre como deve ser o ambiente de trabalho típico.

Muitas organizações perceberam que é possível aprender com experiências como a pandemia de COVID-19 e continuar em um caminho ágil para que possam enfrentar melhor os desafios futuros.

Elas reconhecem que cada crise ou oportunidade é diferente à sua maneira e, portanto, pode exigir diferentes tipos de estruturas e recursos, implantados de maneiras diferentes, em momentos diferentes.

Além de apenas buscar o tempo de atividade nas operações (reforço físico da capacidade de produção, cadeias de suprimentos, sistemas de tecnologia e afins), essas organizações encontraram maneiras de construir ambientes flexíveis e resilientes que permitem tomadas de decisão dinâmicas e eficientes e melhor gerenciamento de tempo.

Recuperar-se repetidamente da disrupção é difícil, mas algumas empresas têm uma receita para o sucesso: uma mentalidade sistêmica que enfatiza agilidade, segurança psicológica, liderança adaptável e cultura coesa.

Mckinsey & Company

Qual a importância da Gestão de Projetos para a Resiliência Organizacional?

Vamos primeiro relembrar a definição da gestão de projetos.

A gestão de projetos é uma disciplina que envolve o planejamento, a organização, a execução e o controle de atividades para atingir objetivos específicos dentro de um prazo determinado e com recursos limitados. Ela é aplicada em diferentes áreas e setores, desde a indústria e a construção civil até o desenvolvimento de software, marketing e eventos.

Em um projeto, há uma série de tarefas inter-relacionadas que precisam ser realizadas para alcançar um resultado final desejado. A gestão de projetos visa garantir que essas tarefas sejam executadas de forma eficiente e eficaz, envolvendo o uso adequado dos recursos disponíveis, como pessoas, tempo, orçamento, materiais e tecnologia.

Antecipar, preparar, responder e adaptar-se a mudanças incrementais e interrupções súbitas para sobreviver e prosperar

BSI BS 65000

Qualquer iniciativa empresarial que busque antecipar, preparar, responder e adaptar-se a mudanças e interrupções pode ser coordenada como um projeto. Projeto com tarefas inter-relacionadas que precisam ser realizadas para alcançar um resultado final desejado. O resultado, neste caso, visa justamente aumentar a Resiliência Organizacional.

BS 65000:2022 – Organizational resilience – Code of practic

A noma BS 65000:2022 – Organizational resilience – Code of practice fornece a orientação e as recomendações sobre o que compõe a resiliência organizacional. Neste contexto, a norma trás os atributos definidores e as medidas práticas que devem ser consideradas e que podem ser tomadas para aumentar a Resiliência Organizacional. A BS 65000 se transformou em um código de prática e inclui um material valioso que pode ajudar a organização a entender o significado de resiliência para a própria organização, além de fornecer orientação para apoiar a construção de um futuro mais resiliente.

A norma avança o conceito de resiliência, fornecendo mais detalhes sobre princípios e características e harmoniza muitos processos e sistemas de gerenciamento existentes para economizar tempo de gerenciamento e melhorar as decisões de investimento. Também fornece uma maneira de medir a resiliência e pode ajudar os usuários a entrar em novos mercados, acelerar a inovação, desenvolver expertise em resiliência, crescer de forma sustentável, melhorar a eficiência, aumentar a confiança e fortalecer o gerenciamento de riscos.

Onde buscar mais informações sobre Resiliência Organizacional?

Mckinsey & Company

Para Mckinsey & Company, as organizações resilientes não se recuperam apenas de infortúnios ou mudanças; eles saltam para a frente. Elas absorvem os choques e os transformam em oportunidades para capturar o crescimento sustentável e inclusivo. Quando surgem desafios, líderes e equipes em organizações resilientes avaliam rapidamente a situação, reorientam-se, concentram-se no que está funcionando e se afastam do que não está.

Resilient Organizations

Para a Resilient Organizations, a resiliência organizacional é a capacidade de sobreviver a uma crise e prosperar em um mundo de incertezas. A resiliência é uma capacidade estratégica. É mais do que apenas superar as crises. Uma organização verdadeiramente resiliente tem duas outras capacidades importantes – a previsão e a consciência da situação para evitar o surgimento de crises potenciais e a capacidade de transformar as crises em uma fonte de oportunidade estratégica.

Departament of Home Affairs

Para o Department of Home Affairs da Austrália, a resiliência organizacional refere-se à capacidade de uma empresa de se adaptar e evoluir à medida que o mercado global evolui, de responder a choques de curto prazo – sejam eles desastres naturais ou mudanças significativas na dinâmica do mercado – e de se moldar para responder a desafios de longo prazo. O departamento ainda identifica pontos que justificam a importância da Resiliência Organizaciona:

  • A viabilidade e sustentabilidade das organizações continua a ser testada num mundo em constante mudança
  • Muitas organizações estão percebendo que as estratégias corporativas tradicionais não as protegem de eventos inesperados
  • As organizações precisam ser capazes de absorver um evento que exige mudança, para se adaptar e continuar a manter sua vantagem competitiva e lucratividade

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