fbpx

PMI: referência no Gerenciamento de Projetos

Tempo de leitura: 3 minutos

Você conhece ou já ouviu falar em PMI? Trata-se de uma sigla em inglês que significa Project Management Institute (ou Instituto de Gerenciamento de Projetos, em português), uma organização sem fins lucrativos que busca fornecer métodos para o Gerenciamento de Projetos (GP).

Esse instituto é considerado a maior associação do gênero no mundo, por integrar mais de 260.000 membros em cerca de 170 países, inclusive no Brasil. O escritório central localiza-se na cidade de Filadélfia, na Pensilvânia.

Seus principais objetivos são definir padrões de qualidade, gerar conhecimento através da pesquisa e promover o GP como profissão. Para isso, o PMI realiza uma série de programas de certificação.

Um dos objetivos do PMI é gerar conhecimento através de pesquisas
Um dos objetivos do PMI é gerar conhecimento através de pesquisas

História. Fundado no ano de 1969, o instituto desde cedo mostrou-se promissor. No ano seguinte ao de sua fundação, por exemplo, já se apresentava fora dos Estados Unidos e contava com mais de 2.000 membros.

Na década de 1.980, outro marco importante para a história da organização merece destaque: pela primeira vez é realizada uma avaliação para certificação.

Já nos anos 90, merece atenção o fato de a primeira edição do Guia do  Project Management Body of Knowledge (PMBOK) ter sido publicada. Cabe ressaltar aqui que, atualmente, o PMBOK, que será tema de nosso próximo texto, é uma referência na gestão e direção de projetos.

Hoje, o PMI é o maior defensor mundial da profissão de gerente de projetos.

Como funciona? O PMI oferece vários tipos de certificação em gerenciamento de projetos. A primeira delas foi lançada em 1984: o Project Management Professional (PMP). Essa é uma certificação que só é recebida por aqueles que passam por um curso de especialização, que comprovam experiência em Gerenciamento de Projetos em empresas, que concordam em aderir a um código de conduta profissional e que passam por um exame que mede o conhecimento em GP.

Os profissionais PMP devem sempre atualizar suas certificações, caso contrário, correm risco de perdê-las. Geralmente, esses profissionais são responsáveis por todos os aspectos do desenvolvimento de um projeto. O conhecimento e a experiência adquiridos com as certificações PMP são sempre aplicadas para administrar um projeto de forma eficaz.

Se o PMP é voltado para quem já possui experiência, existe também uma certificação para aqueles que ainda estão dando os primeiros passos nessa área. Para os iniciantes, sejam eles estudantes de graduação ou pós-graduação, ou mesmo profissionais já formados, existe a Certified Associate in Project Management (CAPM), que beneficia profissionais de todos os ramos, que ensina práticas de gerenciamento e liderança dentro das organizações.

Benefícios do PMI. Além de possuir profissionais certificados, o PMI demonstra alinhamento com as melhores práticas normatizadas e aceitas internacionalmente. Nesse sentido, conclui-se que a busca pelos serviços prestados pelo instituto é benéfica tanto para as empresas, que terão em seu quadro de colaboradores qualificados, quanto para os profissionais que ganham em conhecimento e na qualidade nos serviços oferecidos.

PMI no Brasil. O Brasil conta com um conselho regional nacional (todas as informações estão no site brasil.pmi.org) e com os chamados capítulos. Ao todo, existem 15 capítulos espalhados pelo território nacional onde os associados têm a oportunidade de dividir seus conhecimentos uns com os outros e aumentar sua rede de contatos.

Há capítulos em todos os Estados das regiões sul e sudeste, em grande parte do nordeste, além de unidades no Distrito Federal e em Goiás, e também no Amazonas.