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Clareza de metas e avaliação de desempenho são elementos fundamentais para o sucesso de qualquer organização, independente do seu tamanho ou setor de atuação. Duas abordagens amplamente reconhecidas para gerenciar e aprimorar o desempenho organizacional são os OKRs (Objetivos e Resultados-Chave) e os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho).
Embora ambos sejam instrumentos valiosos na gestão empresarial, eles se destacam por suas abordagens distintas na definição, acompanhamento e alcance de metas.
Neste artigo, exploraremos essas duas metodologias com apoio do material produzido pelos pesquisadores Hao ZHOU e Yu-Ling HE, da Universidade de chinesa de Sichuan.
Vamos explorar as diferenças essenciais e como as duas abordagens podem ser usadas de maneira complementar para impulsionar a excelência organizacional. Ao entender as características únicas e as aplicações de OKRs e KPIs, as empresas podem tomar melhores decisões sobre qual abordagem adotar para atingir seus objetivos estratégicos e melhorar seu desempenho global.
O que é OKR?
OKR é a sigla para “Objectives and Key Results,” que em português significa “Objetivos e Resultados-Chave.” OKR é uma metodologia de gestão de desempenho amplamente utilizada por empresas para definir e acompanhar metas e objetivos.
O que é KPI?
KPI é a sigla para “Key Performance Indicator,” que em português significa “Indicador-chave de Desempenho.” Um KPI é uma métrica quantificável utilizada para avaliar o desempenho de uma organização, equipe, projeto ou processo em relação a metas e objetivos específicos.
A medição de desempenho é um princípio fundamental da gestão.
A medição de desempenho é importante porque identifica lacunas de desempenho entre o atual e o esperado e oferece uma maneira de reduzir essa diferença. Existem muitas ferramentas para avaliação de desempenho, incluindo o método de incidentes críticos (John C. Flanagan & Baras, 1954), gestão por objetivos (Peter Drucker, 1954), indicadores-chave de desempenho, balanced scorecard e avaliação abrangente de 360 graus, monitoramento de desempenho eletrônico, entre outros.
Além disso, novas ferramentas de avaliação de desempenho, como Objetivos e Resultados-Chave (OKRs), surgiram e conseguiram demonstrar seu valor.
Com os OKRs obtendo grande sucesso em empresas como Google, Oracle, LinkedIn e outras, na era impulsionada pela inovação e mudança, empresas chinesas optaram por abandonar o uso de KPIs.
Uber e Baidu, estão seguindo o exemplo dos OKRs do Google.
No entanto, algumas pessoas apontam que as empresas chinesas não conseguem gerenciar o desempenho adequadamente sem KPIs.
Pesquisadores defendem que o KPI é essencial e acreditam que qualquer ideia sem um KPI seja vazia. Portanto, é urgente estudar as características dessas duas ferramentas de avaliação de desempenho e suas diferenças.
Vantagens dos KPIs
- Os KPIs estão intrinsecamente ligados aos objetivos estratégicos da empresa e são usados para ajudar os gestores a avaliar se alcançaram seus objetivos em seus esforços em direção a esses objetivos.
- Os KPIs são acionáveis e limitados. Ter muitos (e muito complexos) KPIs pode consumir tempo e recursos. A avaliação do desempenho-chave simplifica o processo de avaliação e pode economizar recursos humanos e materiais da organização.
- Os KPIs podem identificar eficazmente as mudanças no ambiente externo que afetam o desempenho crítico, o que é útil para identificar possíveis problemas nos negócios e corrigi-los a tempo.
- Focar em fazer coisas úteis e importantes pode alcançar a alocação ótima de recursos e tirar o máximo proveito de todos.
- É elaborado de cima para baixo, a fim de garantir a consistência entre o desempenho dos funcionários e o desempenho organizacional, visando o desenvolvimento a longo prazo.
- Os KPIs podem conectar eficazmente superiores e subordinados, combinando o desempenho interno com o valor externo, o que reflete o conceito de serviço centrado no cliente.
Um dos fundamentos teóricos dos KPIs é o Princípio de Pareto, que concentra 80% dos recursos em 20% dos indicadores-chave. Portanto, isso inevitavelmente significa ignorar algumas coisas que consideramos não importantes.
Desvantagens dos KPIs
- Os funcionários sempre fazem o que o teste de avaliação de desempenho testou. A ênfase excessiva dos KPIs em alguns indicadores torna fácil ignorar alguns novos fatores de mercado.
- Na prática, supervisionar os indicadores-chave de desempenho pode ser caro ou difícil para as organizações. Alguns indicadores, como a satisfação dos funcionários, podem ser impossíveis de quantificar.
- Os KPIs exigem tempo, esforço e adesão dos funcionários para atender às suas altas expectativas, mas, na realidade, não há uma indicação clara de “quem usa o quê” e “como usar”. A falta de comunicação dificulta a capacidade dos KPIs de alcançar efetivamente os objetivos organizacionais finais.
- Medidas consideradas importantes por uma área podem não ser consideradas importantes por outras.
- A inovação é difícil de ocorrer quando os KPIs são implementados. Eles se baseiam na previsão de atividades-chave no futuro. No entanto, essas atividades nem sempre ocorrem, e ninguém pode prever o resultado final. Portanto, se os KPIs forem implementados sem um mecanismo de incentivo correspondente, a inovação é muito difícil de ser produzida.
- 6) Indicadores-chave de desempenho também podem levar a incentivos perversos e consequências não intencionais, à medida que os funcionários trabalham para atender às medições específicas às custas da qualidade ou do valor real de seu trabalho. É fácil esquecer a intenção original da avaliação.
Vantagens dos OKRs
O OKR, como uma estrela em ascensão nas ferramentas de avaliação de desempenho, tem suas forças nestes aspectos:
- O OKR se concentra no que mais importa. Além disso, os OKRs exigem que você isole as prioridades mais fundamentais e dedique seu foco a esse conjunto limitado de variáveis potenciais envolvidas na gestão de qualquer empresa.
- As pontuações do OKR não estão diretamente ligadas ao desempenho, mas apenas como referência. Através do OKR, os funcionários estão dispostos a fazer coisas que consideram boas para a organização, e isso também pode estimular novos pensamentos que levam a níveis de sucesso anteriormente não contemplados.
- Os OKRs não são um exercício de cima para baixo com metas impostas, refletindo uma mistura de definição de metas de cima para baixo e de baixo para cima, o que pode aumentar o tempo de comunicação entre os níveis superiores e inferiores. Ambos discutem muitas vezes sobre a meta e o resultado-chave e finalmente chegam a um acordo.
- Em uma empresa, é imperativo que as equipes tenham visibilidade sobre as metas de desempenho de outras equipes. Os OKRs incentivam essa transparência em toda a organização, o que pode melhorar a percepção de justiça dos funcionários e motivá-los a melhorar seu desempenho pessoal.
- Em nível individual, os OKRs refletirão uma mistura de ambições de crescimento pessoal e contribuição para a empresa.
Desvantagens dos OKRs
- Em primeiro lugar, os OKRs exigem alta qualidade dos funcionários, o que requer alta responsabilidade e criatividade para atender aos requisitos. No entanto, é difícil para a equipe comum atender a esses requisitos.
- Em segundo lugar, a habilidade de gerenciamento e o estilo de liderança dos gestores são desafiados; alguns estilos, como liderança autoritária, não são adequados para esse tipo de modelo de gestão.
- Em terceiro lugar, os OKRs podem levar à falta de trabalho em equipe. Indivíduos podem se concentrar demais em seus próprios OKRs em vez dos OKRs da equipe.
- Em quarto lugar, o custo de implementação dos OKRs é muito alto para pequenas empresas conseguirem arcar.
- Ao usar o OKR como uma ferramenta de gestão de desempenho, os gestores também precisam considerar que, embora o OKR não seja para fins de avaliação, é possível que toda a gestão de desempenho seja baseada apenas na avaliação do valor de conclusão da meta, na definição do ciclo de avaliação, no cálculo da cientificidade do valor de conclusão da meta, e assim por diante.
Semelhanças entre OKR e KPI
Para uma melhor gestão de desempenho, as ferramentas de avaliação de desempenho surgem incessantemente – OKR e KPI são apenas duas delas.
Não importa qual ferramenta de avaliação de desempenho seja usada, seu objetivo final é alcançar os objetivos estratégicos da organização, realizar o lucro da empresa e criar valor.
Atenção: OKR e KPI têm o mesmo objetivo!!!!
OKR e KPI são derivados das estratégias organizacionais e direcionados para os objetivos organizacionais. Os gestores desejam usar essas ferramentas para garantir a consistência do desempenho individual, do desempenho da equipe e do desempenho organizacional.
Além disso, os indicadores-chave destacados em KPI e os resultados-chave enfatizados em OKR são semelhantes.
Por exemplo, o comportamento em OKR pode ser entendido como o comportamento-chave para o sucesso da meta, o que é semelhante à definição de KPI; quanto ao KPI, também possui um valor-alvo, mas seu objetivo tem um alcance mais amplo do que o OKR. Além disso, os requisitos quantitativos para ambas as ferramentas derivam da quantificação das atividades-chave em termos de se os KPIs estão otimizados, enquanto o objetivo do OKR é preferencialmente entre 5 e 6. Não mais do que 5 resultados-chave para cada objetivo são apropriados.
A palavra operativa tanto em KPI quanto em OKR é “chave” porque cada KPI e OKR devem estar relacionados a um resultado específico.
Ao implementar o OKR e o KPI, existem medidas de monitoramento necessárias para determinar se os funcionários estão avançando na direção esperada. A gestão de processos adequada e eficaz é benéfica para reduzir os risco das empresas.
Além disso, o KPI e o OKR são ambas formas de comunicação. Como tal, eles seguem as mesmas regras e melhores práticas de qualquer outra forma de comunicação. Informações sucintas, claras e relevantes têm muito mais probabilidade de serem absorvidas e postas em prática.
Diferenças entre OKR e KPI
No uso real, o KPI cuida mais em quantificar o desempenho dos funcionários e apresentá-lo de forma digital. Os resultados estão diretamente ligados aos benefícios dos funcionários, como salário, bônus e assim por diante. Nesse caso, os funcionários tendem a ser impulsionados por interesses, colocam o carro na frente dos bois, ignoram o papel estratégico orientador do KPI e revelam o fenômeno da busca excessiva por indicadores digitais.
O OKR é essencialmente uma ferramenta de decomposição de metas, que não entra em conflito com o interesse direto dos funcionários e é mais usada para avaliar o cumprimento da meta.
O OKR também possui indicadores quantitativos, mas está focado apenas em resultados-chave, o que pode promover uma melhor realização de metas, motivando os funcionários a melhorar o desempenho.
O OKR possui duas características: transparência e negociação.
A transparência permite que os funcionários participem dos assuntos da empresa, entendam os critérios e o progresso da avaliação e facilitem a autorreflexão e a supervisão mútua. A negociação permite que os funcionários entendam o propósito e os objetivos estratégicos da empresa. O OKR é como um farol no caminho da carreira dos funcionários, apontando-os na direção certa. O KPI é formado de cima para baixo; apenas alguns gerentes participam do desenvolvimento do KPI, nem todos são claros e específicos. Usar o KPI torna fácil retirá-los do contexto ou encontrar um mal-entendido. No final, pode-se distanciar da intenção original.
A maioria dos OKRs tem origem de baixo para cima, para que equipes e indivíduos tenham suas próprias metas; no entanto, o KPI é criado diretamente pelos superiores, e os funcionários só precisam segui-lo de acordo com as regras.
Há um bom exemplo na fabricação de um produto:
usar o método de avaliação KPI é a linha de produção padrão, possui um molde fixo, operação simples e baixo custo de operação, então é fácil copiar as ferramentas para aproveitar ao máximo na introdução das empresas. O
OKR é o processo de produção de personalização em massa; dentro de um certo padrão, ele pode mudar de acordo com a produção e as necessidades dos clientes e do mercado. Após a adaptação, não é igual ao produto, mas mantém sua ideia central de não apenas atender ao padrão de produção, mas também se adaptar às necessidades em constante mudança.
O OKR permite que os funcionários ajustem suas metas pessoais com base na manutenção dos objetivos gerais da organização. No entanto, os indicadores do KPI não podem ser ajustados a tempo de acordo com as necessidades dos funcionários e as mudanças no mercado.
Já pensou em usar tanto ORKs quanto KPIs na Gestão de Projetos de sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como!