O uso da Gamification para o aumento da produtividade

Tempo de leitura: 3 minutos

A produtividade é um dos maiores problemas que gestores enfrentam diariamente em seus projetos. Historicamente, o colaborador brasileiro costuma deixar para o último momento a realização das tarefas e a entrega de resultados. Esse comportamento acaba criando um time estressado que está sempre atrasado nos prazos.

Para superar a baixa produtividade, empresas acabam criando estratégias que incentivem seus colaboradores a trabalhar mais. Entrega de prêmios, dinheiro, viagens, todos os artifícios possíveis são usados para que as metas sejam batidas. Mas isso não resolve o problema da produtividade por um motivo simples: enquanto cumprir objetivo for apenas para uma data futura, não há razão de começar agora.

Tentando fazer com que colaboradores mudem seu comportamento, as empresas estão começando agora a incluir a Gamification no gerenciamento de seus projetos. Mas o assunto ainda é novo para muitos gestores, que não sabem exatamente as vantagens do modelo para a sua empresa. É por isso que esse é o tema deste artigo.

Aos poucos, a competitividade fará com que a motivação do grupo aumente
Aos poucos, a competitividade fará com que a motivação do grupo aumente

As vantagens da Gamification em gerenciamento de projetos

Gamification significa o uso da lógica e da mecânica de jogos em contextos de não-jogo, aproveitando-se da ideia de que as pessoas gostam de competir umas com as outras. Na prática, a Gamification aplica características comuns em jogos, como placares, rankings e disputas coletivas, em prol do cumprimento de prazos, tarefas e objetivos.

No gerenciamento de projetos, as vantagens da Gamification não se limitam apenas ao aumento da produtividade, mas também à entrega de projetos de maior qualidade, mais engajamento do time, trabalho em grupo, aprendizado e um melhor retorno sobre o investimento para o cliente. Entender o papel da Gamification na qualidade do trabalho do seu time é fundamental na busca por uma melhor produtividade.

Como criar estratégias que funcionam? 

O sucesso da Gamification para o gerenciamento de projetos depende, quase que exclusivamente, da maneira como o gestor irá criar estratégias que funcionam. Isso porque a colaboração do seu time virá, na maioria dos casos, da forma como a Gamification os engaja em torno dos objetivos.

Para criar uma estratégia de Gamification que funciona é preciso listar os objetivos do projeto e relacioná-los numa linha do tempo. A partir disso é possível determinar as recompensas para cada meta alcançada. Se a ideia é aumentar a produtividade, sua linha do tempo deve ser mais curta em relação ao prazo de entrega do projeto.

Também pode-se adotar a estratégia de objetivos diários: todos os dias seu time precisará cumprir determinadas tarefas em busca do resultado. O mais importante aqui não é exatamente premiar, mas incentivar a competição entre os colaboradores para que estes rendam mais.

O papel da recompensa na Gamification

Em todo esse contexto é fundamental destacar que o objetivo final de Gamification é recompensar seus participantes. Porém, também é muito importante reconhecer que essa recompensa nem sempre significa entregar um prêmio.

A metodologia incentiva o uso de ranking como reconhecimento pelo bom trabalho. Na prática, isso significa que sua estratégia de Gamification não deve ser focada na entrega de prêmio mas, sim, em destacar no grupo os melhores colaboradores.

Aos poucos, essa competitividade fará com que a motivação do grupo em busca dos resultados aumente, melhorando a produtividade e a qualidade do trabalho. Por fim, tanto as entregas quanto a gestão do projeto serão tarefas fáceis de gerenciar.

E aí, você ainda tem alguma dúvida sobre a Gamification? Na seção de comentários abaixo, você pode conversar diretamente com nossa equipe. Deixe suas dúvidas e opiniões e participe do debate!