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O que são as Power Skills dos profissionais de Projetos? Veja as habilidades que podem fazer a diferença em sua carreira e aumentar as chances sucesso de seus projetos!

Tempo de leitura: 6 minutos

Imaginamos que a essa altura do campeonato você já deve ter se deparado com o termo “Power Skills” em algum debate sobre Gestão de Projetos. Não é pra menos, podemos verificar um crescimento interessante nas buscas pelo termo realizadas no mecanismo de pesquisas do Google.

A imagem abaixo apresenta a evolução das buscas utilizando o Google Trends.

Vamos navegar um pouco pelo termo e tentar identificar:

  1. Quais habilidades interpessoais são mais críticas para o sucesso de projetos?
  2. Por que os líderes de projetos devem compreender o valor das habilidades interpessoais?
  3. Como as organizações desenvolvem habilidades interpessoais em suas equipes?

O que são Power Skills?

De acordo com o Project Management Institute, as “power skills” são habilidades e comportamentos que facilitam o trabalho em equipe. Essas habilidades permitem que profissionais de projetos tenham sucesso no ambiente de trabalho. Algumas pessoas e organizações também se referem a essas habilidades como “habilidades interpessoais” ou “soft skills”.

Chamar essas habilidades e comportamentos de “power skills” significa o valor que eles trazem para profissionais de projetos, equipes e organizações. Através dessa nova perspectiva, as power skills se tornam essenciais em qualquer conjunto de ferramentas profissionais.

As habilidades interpessoais estão sendo reconhecidas por equipes e organizações como essenciais para o ambiente de trabalho. Elas são o cerne de liderar equipes bem-sucedidas, envolver partes interessadas e superar desafios no plano do projeto.

Em pesquisa realizada pelo PMI,os profissionais de projetos classificaram a comunicação, resolução de problemas, liderança colaborativa e pensamento estratégico como as power skills mais críticas para ajudá-los a cumprir os objetivos organizacionais.

TOP 4 Power Skills, de acordo com pesquisa realizada pelo PMI:

  1. Comunicação : capacidade de expressar pensamentos, ideias e informações de forma clara e eficaz, bem como a habilidade de ouvir atentamente e compreender as mensagens transmitidas por outras pessoas. Isso envolve a capacidade de transmitir informações de maneira apropriada para o público-alvo, adaptando o estilo de comunicação conforme necessário
  2. Resolução de problemas : capacidade de abordar e solucionar questões ou desafios que surgem em interações com outras pessoas de forma eficaz e construtiva. Isso envolve várias etapas, como identificar o problema, analisar suas causas, considerar diversas perspectivas e pontos de vista, buscar soluções criativas e tomar decisões informadas. Além disso, a resolução de problemas interpessoais muitas vezes requer empatia, compreensão e a capacidade de trabalhar colaborativamente com os outros para encontrar soluções que beneficiem todas as partes envolvidas
  3. Liderança colaborativa: Capacidade de influenciar e orientar outras pessoas de maneira eficaz, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe para atingir objetivos comuns. Essa habilidade não se baseia em autoridade formal, mas sim na capacidade de inspirar, motivar e envolver os membros da equipe, independentemente de sua posição hierárquica.
  4. Pensamento estratégico: Capacidade de pensar de forma abrangente e a longo prazo, considerando metas e objetivos organizacionais, bem como os impactos das ações e decisões nas relações interpessoais e no contexto geral. Essa habilidade é fundamental para a tomada de decisões informadas e o planejamento de ações que afetam pessoas e equipes em uma organização.

Power skills” são habilidades e comportamentos que facilitam o trabalho em equipe. Essas habilidades permitem que profissionais de projetos tenham sucesso no ambiente de trabalho.

Project Management Institute

A Relação entre Power Skills e o Sucesso do Projeto


Para compreender o que impulsiona a entrega de valor e o sucesso do projeto, o PMI analisou dados de quase 3.500 profissionais de projetos que responderam à Pesquisa Global Anual do PMI sobre Gerenciamento de Projetos. A maturidade em gerenciamento de realização de benefícios (BRM), a agilidade organizacional e a maturidade em gerenciamento de projetos surgiram como os principais impulsionadores do sucesso do projeto, juntamente com outros fatores.

Embora muitos desses fatores estejam frequentemente associados ao sucesso de projetos e organizações, a pesquisa buscou contectar esses impulsionadores-chave às power skills, e provou que que esses fatores são significativamente mais comuns em organizações que priorizam as power skills do que naquelas que não o fazem.

A pesquisa também demonstrou que organizações que atribuem alta prioridade às power skills são significativamente mais bem-sucedidas na conclusão de projetos que atendem aos objetivos comerciais. Elas também enfrentam consideravelmente menos desvio de escopo, e embora não se saiam melhor na prevenção de falhas absolutas de projetos, essas organizações sofrem perdas de orçamento significativamente menores caso o projeto não seja bem-sucedido

Tempo e Custo para Desenvolvimento Profissional: Power Skills versus Habilidades Técnicas

Apesar das fortes conexões entre as power skills os impulsionadores do sucesso de projetos, citados no parágrafo acima, muitas organizações ainda não priorizam esforços para ajudar os funcionários a desenvolvê-las.

A pesquisa do PMI também contou com tomadores de decisão de talentos que se concentram na aquisição e desenvolvimento de talentos em suas organizações. Esses tomadores de decisão de talentos relatam gastar:

  • apenas um quarto de seu orçamento anual (25%) para treinamento e desenvolvimento em power skills
  • mais da metade (51%) em habilidades técnicas, como práticas ágeis ou proficiência em ferramentas de colaboração

Principais Obstáculos para Priorizar o Treinamento e Desenvolvimento de Power Skills

Se as habilidades interpessoais são tão importantes, por que as organizações não investem mais pesadamente nelas? De acordo com os tomadores de decisão de talentos, a principal barreira é o custo, seguido de perto pela falta de valor percebido. Mesmo para as organizações que priorizam o treinamento e desenvolvimento de power skills, a percepção de valor não deixa de ser um desafio.

Como melhorar essa perceção de valor?

  • Iniciar a conversa durante o processo de recrutamento, enfatizando o treinamento de habilidades interpessoais como um benefício do emprego
  • Incorporar as habilidades interpessoais nos planos de desenvolvimento individual dos funcionários e metas de desempenho

Para finalizar, Um apelo pela priorização das Power Skills


Quando as organizações colocam uma ênfase demonstrável nas habilidades interpessoais, os benefícios são claros.

Essas organizações se destacam por seu comprometimento com os fatores que impulsionam o sucesso de projetos: maturidade na realização de benefícios, agilidade organizacional e maturidade em gerenciamento de projetos.

Seus projetos têm maior probabilidade de ser bem-sucedidos e menos probabilidade de sofrer desvios de escopo. Quando os projetos falham, essas organizações perdem menos de seus orçamentos investidos.

As power skils podem redefinir o sucesso tanto para profissionais de projetos quanto para organizações; aqueles que utilizam essas abordagens podem perceber um retorno claro sobre seu investimento.