fbpx

Monitoramento de performance: avalie o desempenho dos colaboradores

Tempo de leitura: 3 minutos

Gerenciar projetos, portfólio ou programas é uma tarefa complexa, que exige habilidades diversas. Dentre elas, a gestão de pessoas se destaca como um grande desafio. Afinal, além de cuidar do bem-estar da equipe em prol da motivação, é preciso avaliar o desempenho dos colaboradores direcionando-os quando houver necessidade de aprimorar habilidades e ampliar a eficiência para atingir resultados.

Manter a equipe motivada é fundamental para o sucesso do trabalho
Manter a equipe motivada é fundamental para o sucesso do trabalho

Nesse sentido, é indispensável aos Gerentes de Projetos (GPs) contar com ferramentas e metodologias que contribuam para o monitoramento da performance de seus colaboradores. Para que você saiba como avaliar este desempenho, selecionamos algumas dicas. Confira:

Verifique o cumprimento dos prazos, metas e objetivos das entregas

Todo projeto possui prazos a serem cumpridos, bem como objetivos estratégicos e metas. Por isso, empresas que têm uma cultura focada em entrega precisam que seus gestores acompanhem fielmente esses itens.

Certifique-se de que todos os colaboradores têm conhecimento dessas questões e estipule períodos para avaliar o cumprimento delas. Acompanhar de perto o que está ocorrendo é a melhor forma de solucionar imprevistos antes que eles atrapalhem todo o projeto.

Realize reuniões individuais para acompanhar a visão dos colaboradores sobre o autodesenvolvimento

Saber como seus colaboradores se sentem em relação às rotinas e seu autodesenvolvimento é indispensável para identificar possíveis motivos que resultem em uma queda de produtividade e desempenho nas tarefas. Estabeleça datas para realizar reuniões individuais e verificar qual a percepção destes funcionários sobre os trabalhos que estão desenvolvendo: o que eles mudariam para aumentar a eficiência nos trabalhos? Dê feedbacks e verifique como eles evoluem com o passar do tempo.

Esta é a melhor forma de se manter próximo dos colaboradores e monitorar de perto a performance de cada um deles no projeto. Assim você conseguirá avaliar melhor o que é preciso fazer para que cada um deles sejam ainda mais engajados em atingir resultados.

Proponha desafios a eles

Para avaliar o desempenho de seus colaboradores, proponha desafios constantes a eles. Além das atividades de rotina, proponha executar uma tarefa que eles não tenham tanta familiaridade para ver como reagem neste tipo de situação. Compare a performance dos trabalhos cotidianos com e sem o desafio proposto e veja qual o impacto na rotina. Isso poderá auxiliá-lo quanto aos pontos a serem desenvolvidos em seus colaboradores, bem como demonstrará quem apresenta bons desempenhos com situações atípicas – o que é um excelente sinal para imprevistos que ocorrem em grande parte dos projetos.

Conte com o apoio da tecnologia

Nada melhor do que utilizar a tecnologia como suporte para monitorar a performance de seus colaboradores. Contar com um software de gestão torna possível fazer este acompanhamento rapidamente. Por meio de relatórios, acompanhe o desenvolvimento das atividades avaliando, assim, se o que foi realizado está de acordo com o esperado.

Além disso, um sistema informatizado contribuirá para muitas outras questões, como documentar e comparar performances para identificar o que precisa ser reestruturado ou alinhado, visando a melhoria do desempenho dos colaboradores.

E você, o que faz hoje para monitorar e avaliar a performance de seus colabores? Conte para a gente nos comentários!