Tempo de leitura: 3 minutos
Encarar um novo projeto sem uma prévia definição de suas metas e objetivos torna a gestão uma tarefa quase impossível – não apenas pela dificuldade em se medir o desempenho do trabalho, mas também em manter seu time motivado dia após dia.
O papel do Gerente de Projetos, neste contexto, é saber entender com clareza a função e a finalidade do projeto e estabelecer metas que orientem a equipe a alcançá-las. Para isso, é fundamental que o gestor tenha uma visão macro dos objetivos da empresa (não apenas do trabalho em andamento) e saiba lidar com este processo de acordo com o desempenho do time.
Neste post, listamos 4 dicas indispensáveis para que as metas e objetivos dos seus projetos sejam bem estabelecidos e trabalhem a favor da sua gestão. Acompanhe!
1. Entenda a visão da empresa
Muitos gestores acreditam que as metas e objetivos dos projetos precisam estar de acordo apenas com o papel que aquele projeto precisa cumprir. A verdade, no entanto, é que a Gestão de Projetos evoluiu a ponto de transformar cada projeto em uma pequena parte de um todo.
Isto significa que os objetivos de um projeto precisam estar de acordo com a visão e os objetivos da organização e, preferencialmente, ambos devem trabalhar alinhados, auxiliando-se mutuamente. Na prática, o gestor deve prestar atenção à maneira como o projeto está ajudando a empresa a alcançar os resultados esperados em último nível: neste sentido, o ideal é que as metas e objetivos traçados para o trabalho estejam convergindo com aqueles definidos para a companhia, antes de estarem somente cumprindo o papel do projeto.
2. Defina metas e objetivos atingíveis
Metas e objetivos surreais figuram entre os principais erros da Gestão de Projetos. Ao criá-las, o gestor ignora o time que tem em mãos e também desconsidera os recursos disponíveis, criando um cenário de potencial estresse e perda de motivação.
Ao estabelecer suas metas e objetivos, tenha certeza de que o faz em coerência com a capacidade da sua equipe. Desta forma, além de propiciar uma gestão mais saudável, você estará trabalhando com resultados reais baseado em projeções igualmente reais do que os profissionais envolvidos estão aptos a entregar.
3. Busque integrar as metas e objetivos com o seu time
As metas e objetivos dos seus projetos devem estar integradas às metas e objetivos do seu time. Ainda que o senso comum o faça pensar que sua equipe deva estar disponível para executar qualquer processo dentro da empresa, mantê-la entusiasmada com um projeto específico certamente fará com que ela trabalhe melhor, alcançando uma maior produtividade e, em consequência, melhores resultados.
Assim, ao estabelecer suas metas e objetivos, identifique pessoas dispostas a trabalhar por eles. Faça com que essas metas sejam as metas destes profissionais – este tipo de motivação os fará sentir pertencentes a um propósito maior e terá um efeito mais eficiente do que compensações e prêmios financeiros.
4. Revise, refaça e reorganize
Não se apegue às suas metas, mesmo que elas pareçam as melhores para aquele projeto. Saber gerir um projeto também significa ser capaz de rever objetivos e adaptá-los para a realidade, seja esta uma mudança positiva ou não.
Desta forma, revisar, refazer e reorganizar seus projetos e metas são tarefas que fazem parte da busca inerente por bons resultados e que não devem ser evitadas apenas para se “manter as aparências” de um bom projeto. Um excelente gerente da área, de fato, sabe a hora de dar um passo atrás em prol dos objetivos do trabalho em andamento.
Você, Gerente de Projetos, conhece alguma outra dica ou estratégia na definição de bons objetivos e metas que possa complementar nosso artigo? Aproveite os comentários abaixo para participar e compartilhe suas experiências conosco!