fbpx

Em busca de conhecimento sobre Gestão de Agronegócios?

Tempo de leitura: 2 minutos

Somos um dos líderes mundiais na produção e exportação de produtos oriundos da agropecuária. O Brasil fica em primeiro lugar quando o assunto é exportação de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, nosso país está entre os primeiros colocados nas vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados desse último material. Temos ainda, condições de nos tornarmos, em pouquíssimo tempo, um polo mundial de produção de algodão e biocombustíveis (feitos a partir de óleos vegetais e cana-de-açúcar). Por fim, cabe ressaltar que somos destaques na produção de milho, arroz, frutas frescas, cacau, castanhas, nozes, além de suínos e pescados. O desempenho da agropecuária nacional é incontestável e incomparável. Nenhum país cresceu tanto na agropecuária quanto o Brasil nos últimos anos. Para isso tudo continuar nesse patamar, o conhecimento e a tecnologia são instrumentos imprescindíveis ao crescimento sustentável do agronegócio do Brasil. Portanto, muitas instituições de ensino tem oferecido cursos de graduação na área de gestão em agronegócios: um mercado em forte expansão.

A FacLions, localizada em Goías, por exemplo, oferece um curso de graduação sequencial em Gestão em Negócios Rurais, que é uma modalidade superior de complementação de estudos de menor duração, com um viés profissionalizante. Ao término do curso o profissional desse seguimento deve ser capaz de, dentre outras habilidades, “auxiliar no aumento da produção associado a preservação do meio ambiente, com capacidade de abordar as características dos impactos ambientais dentro de um contexto socioeconômico relevante, promovendo, assim, a gestão em agronegócios nos processos produtivos, com foco na sustentabilidade e responsabilidade social”. E, ainda, “utilizar dos princípios da administração e o domínio dos conceitos, técnicas e ferramentas da qualidade agropecuária, contribuindo no planejamento, desenvolvimento, financiamento e execução de projetos de gestão em agronegócios, através da formulação de estratégias, avaliação de trabalhos com riscos e impactos ao meio ambiente”.

A Universidade Paulista (Unip) oferece o curso de graduação online em agronegócio e tem por objetivo “preparar o aluno para viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Prospecção de mercados e análise de viabilidade econômica”.

O profissional do agronegócio precisa atentar-se às novas tecnologias do setor, bem como à qualidade e à produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços, para otimizar a produção e o uso racional dos recursos. E nesse sentido, a gestão de projetos é primordial para o desenvolvimento do setor. Segundo Valeriano (2001), para se atingir a excelência em gerenciamento de projetos é necessária à definição de uma estrutura de apoio, que deve contar com um Escritório de Gerenciamento de Projetos.