Conflitos durante o projeto: quais são e como solucioná-los

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Os conflitos são inerentes a qualquer tipo de projeto. Quando o assunto é gestão, tem-se como princípio que são pessoas a desenvolver as atividades – a natureza humana, neste sentido, é múltipla e imprevisível. Cada membro da equipe possui suas próprias características e habilidades. Além disso, projetos envolvem escopo, objetivos e prazo para execução e alcance das metas. Isto por si só pode ser um fator que gera conflitos de interesses. Mas o que são exatamente os conflitos durante a gestão do projeto e como o gerente pode solucioná-los?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que conflitos não necessariamente são ruins. Estes embates podem ser compreendidos como choques ou antagonismos entre elementos ou ideias. Acontecem quando uma pessoa ou um grupo dentro de uma organização impede ou dificulta que outros indivíduos realizem seus objetivos. Em essência, conflitos são problemas expostos, por isso não necessariamente ruins, uma vez que  todo projeto tem seus desafios – encará-los o quanto antes pode ser inclusive estratégico!

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Conflitos no ciclo de vida dos projetos

Os problemas podem ocorrer durante todo o ciclo de vida de um projeto. No entanto, trazem mais benefícios às organizações quando acontecem nos estágios iniciais do projeto. Os gerentes da área devem, inclusive, estimular o surgimento de conflitos no início do processo, com o objetivo de nivelar o conhecimento da equipe sobre o assunto e prevenir problemas futuros. Os conflitos durante a fase de execução, monitoramento e controle, por sua vez, já não são desejáveis e podem indicar que o projeto não está bem gerenciado.

Como administrar conflitos durante o projeto?

Mesmo excelentes gerentes de projeto, que lidaram com problemas na etapa de planejamento, estão suscetíveis a enfrentarem conflitos durante a execução do projeto. Por isso, entender e gerenciar conflitos é uma das habilidades que os gestores precisam desenvolver nas organizações. A competência de saber como transformar um conflito em uma solução é fundamental para a produtividade das equipes. Para tanto, é necessário trabalhar com a motivação do pessoal, certificar-se de que todos os processos de comunicação estão fluindo sem ruídos e tomar as medidas corretivas necessárias.

Os tipos de conflitos

Nas organizações, existem pelo menos 3 principais tipos de conflitos. O primeiro deles é o intrapessoal, quando o funcionário está com uma questão interna, seja por expectativas frustradas, problemas em casa ou outras questões. Muitas pessoas têm a habilidade de conseguir fazer com que os conflitos intrapessoais não afetem o trabalho. Por outro lado, é papel do gerente de projeto identificar quando uma pessoa de sua equipe está com problemas que possam vir a afetar sua produtividade e a de sua equipe.

O segundo tipo de conflito é o interpessoal, que ocorre muitas vezes devido à personalidade de uma ou diversas pessoas dentro de uma organização. Este tipo de embate acontece principalmente devido ao estilo pessoal de cada indivíduo, que pode ser muito diferente do de outros. O conflito interpessoal requer ao gestor soluções sob medida de acordo com a situação específica. É uma situação em que a hierarquia do projeto deve prevalecer e ser atendida.

Por fim, há também o conflito entre grupos, que podem fazer parte da organização ou serem stakeholders externos. Geralmente, estes embates possuem uma liderança, que não necessariamente corresponde à hierarquia do projeto. Os conflitos intergrupais são os que mais demandam habilidade do gestor do projeto, pois envolvem muitas pessoas e interesses. Como medida, é recomendável que o gerente tenha conversas técnicas com os envolvidos, evitando questões emocionais com o objetivo de solucionar o conflito.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de conflitos que acontecem durante um projeto, como contorná-los e fazer com que sejam benéficos para sua organização, utilize estes conhecimentos para criar consenso entre os envolvidos e tenha sucesso em seu projeto!