Como selecionar corretamente os projetos que devo executar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Qualquer gestor sabe que a priorização estratégica dos projetos a serem realizados em uma empresa, permite colocar em foco, somente aquelas ações alinhadas aos objetivos mais importantes para o negócio. No entanto, agir dessa forma no dia a dia é muito mais complicado para os gestores do que parece na teoria.

Embora não exista um padrão a ser seguido na hora de escolher os projetos mais importantes em um determinado período, é possível definir alguns critérios que ajudam a nortear a organização no momento da escolha.

Saiba como selecionar melhor os projetos a serem executados em sua empresa:

Escolha certa

Leve em consideração o ROI

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma das métricas mais utilizadas pelas empresas na hora de comparar projetos que disputam recursos. E não poderia ser diferente, afinal, este indicador é a melhor forma de demonstrar as vantagens que uma iniciativa irá trazer para a organização em relação às despesas. Organizar os projetos pela taxa de retorno sobre o investimento esperada, portanto, é uma excelente forma de começar a compreender melhor os possíveis impactos para o negócio.

Orçamento equilibrado

Outra forma de selecionar corretamente os projetos a serem executados em um momento é a forma como irão influenciar o orçamento da empresa no curto e médio prazo. Ainda que pareçam atrativos em diversas projeções, alguns projetos podem ultrapassar o orçamento de tal forma que acabam colocando em risco o equilíbrio financeiro do negócio.

Interações

Um critério importante a ser avaliado nas empresas que executam diversos projetos ao mesmo tempo é o nível de interação entre cada um deles. Em alguns casos, alguns projetos dependem totalmente da conclusão de outros para que possam ter início, o que ajuda os gestores a traçarem um mapa das iniciativas a serem priorizadas para o alcance de melhores resultados no longo prazo.

Oferta de talentos

Mesmo que a empresa identifique um projeto como prioridade máxima em um dado momento, pode ser que ele ainda precise ser postergado em função da disponibilidade da equipe para executá-lo. Dessa forma, outra forma de priorizar projetos é avaliar os recursos humanos disponíveis para cada um deles de imediato, levando-se em conta o tempo e investimento necessários para recrutamento, seleção e treinamento de novos profissionais caso necessário.

Prioridades do negócio

Para algumas empresas, uma das melhores formas de priorizar um projeto é avaliando a sua capacidade de atender a algum dos objetivos estratégicos do negócio. Isso pode ser feito com o uso de ferramentas como o AHP (Analytic Hierarchy Process), que associa os projetos que disputam recursos com cada objetivo estratégico atendido, seja na perspectiva de mercado, clientes, sustentabilidade, tecnologia ou recursos humanos.

Além de todos esses critérios que ajudam a selecionar os projetos a serem executados, ainda é possível que existam fatores subjetivos que podem impactar o processo.

Ainda assim, o uso de ferramentas e métodos para o gerenciamento de projetos é fundamental para que os gestores disponham de todos os recursos necessários para tomar uma decisão baseada em informações precisas e não somente em estimativas que podem se revelar falsas no futuro.

Como este é tema que garante muito assunto e também grandes resultados, convidamos você a baixar gratuitamente o segundo volume do e-book que criamos sobre práticas e planejamento para o crescimento de empresas, nele você vai encontrar muitas outras informações interessantes e conhecimentos práticos que vão te ajudar continuar crescendo.

Se você gostou desta oportunidade, encaminhe este texto para um amigo e nos ajude a disseminar mais conhecimento.

E você? Utiliza outro critério para selecionar os projetos em sua empresa? Deixe seu comentário!

Banner-Seed-728x90 - Base do blog