fbpx

Certificações em Gestão de Projetos

Tempo de leitura: 6 minutos

Assumiu recentemente o posto de Gerente de Projetos, ou já tem experiência na área e deseja buscar uma certificação? Este artigo é para você. Conheça as principais organizações que atestam as competências e habilidades do Gerente de Projetos. Algumas exigem tempo de “carreira”, outras exigem experiência específica em alguma das grandes áreas de gestão, como Riscos, Cronogramas e Portfólio. Vamos lá!

As certificações do PMI

O Project Management Institute disponibiliza oito certificações que reconhecem conhecimento e competência, incluindo a certificação Project Management Professional (PMP) ® – reconhecida como o padrão-ouro global. De acordo com o PMI, os salários e as oportunidades de carreira dos PMPs mostram que os empregadores reconhecem o valor entregue por profissionais certificados.

Profissional de gerenciamento de projetos (PMP) ®

A certificação PMP valida a competência para desempenhar o papel de gerente de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes. Requer experiência prévia em gestão de projetos e capacitação formal de acordo com o Guia PMBOK.

Profissional de gerenciamento de riscos do PMI (PMI-RMP) ®

A certificação PMI-RMP reconhece o conhecimento e a experiência demonstrados na área especializada de avaliação e identificação de riscos do projeto, juntamente com planos para mitigar ameaças e potencializar oportunidades. Requer experiência prévia em gestão de riscos e capacitação formal de acordo com o Guia PMBOK, seção de Riscos.

Profissional de cronogramas do PMI (PMI-SP) ®

A certificação PMI-SP reconhece o conhecimento demonstrado e a experiência avançada na área especializada de desenvolvimento e manutenção de cronogramas de projetos. Requer experiência prévia em gestão de riscos e capacitação formal de acordo com o Guia PMBOK, seção de Cronogramas.

Associado certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM) ®

O CAPM demonstra a compreensão do conhecimento fundamental, terminologia e processos do gerenciamento de projetos. Não requer experiência prévia em gestão de projetos, mas requer capacitação formal de acordo com o Guia PMBOK.

Profissional de gerenciamento de programas (PgMP) ®

Projetado para quem gerencia vários projetos complexos, visando alcançar resultados estratégicos e organizacionais. Requer experiência prévia em gestão de programas e projetos.

Profissional de gerenciamento de portfólio (PfMP) ®

Certificação em que reconhece a experiência e a habilidade avançadas dos gerentes de portfólio. Demonstra sua capacidade comprovada no gerenciamento coordenado de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais. Requer experiência prévia em gestão de portfólios e projetos.

Profissional PMI em Análise de Negócios (PMI-PBA) ®

O PMI-PBA destaca a experiência em análise de negócios. Reforçando a capacidade de trabalhar de maneira eficaz com as partes interessadas para definir seus requisitos de negócios, moldar a saída de projetos e gerar resultados comerciais bem-sucedidos. Requer experiência prévia em Análise de Negócios e capacitação formal em Análise de Negócios.

Profissional certificado Agile PMI (PMI-ACP) ®

Criado por agilistas, para agilistas – aqueles que acreditam e aplicam princípios e práticas ágeis em projetos. Contempla abordagens ágeis, como SCRUM, XP, LEAN e Kanban. Requer experiência prévia em Gestão Ágil de Projetos s e capacitação formal em Gestão Ágil.

Para saber mais sobre as Certificações do PMI, acesse este link.

As certificações da Axelos

Segundo a AXELOS, suas certificações são globalmente reconhecidas e muito procuradas pelos possíveis empregadores. Elas podem ajudá-lo a melhorar rapidamente suas habilidades e recursos em várias disciplinas importantes de negócios, impulsionando um forte desempenho comercial. Vamos detalhar agora as certificações desta organização relacionadas a Gestão de Projetos, Programas e Portfólio:

PRINCE2®

O esquema de certificação do PRINCE2 5ª edição oferece três níveis de qualificação, fundação, profissional e profissional, que ensinam a terminologia e os conceitos que sustentam o gerenciamento eficaz do projeto.

PRINCE2 Agile®

O PRINCE2 Agile é a solução de gerenciamento de projetos ágil mais completa do mundo, combinando a flexibilidade e a capacidade de resposta do ágil com a governança definida do PRINCE2.

MSP®

O esquema de certificação MSP ensina as habilidades e conhecimentos essenciais necessários para desenvolver os recursos de gerenciamento do programa. É composto por três níveis: Fundação, Profissional e Profissional Avançado.

M_o_R®

Aprenda a gerenciar a identificação, avaliação e controle de riscos em qualquer perspectiva organizacional. O Esquema de Certificação M_o_R foi desenvolvido para oferecer dois níveis de qualificação, Fundação e Profissional.

P3O®

O treinamento no P3O fornece a você um conjunto de princípios, processos e técnicas para ajudá-lo a entregar projetos ou programas dentro de uma organização ou departamento. O Esquema de Certificação P3O inclui dois níveis de qualificação, Fundação e Profissional.

MoP®

É relevante para aqueles em uma variedade de funções de gerenciamento de portfólio, incluindo tomada de decisão de investimento, entrega de projetos e programas e realização de benefícios. O esquema de certificação do MoP foi desenvolvido para oferecer dois níveis de qualificação, Fundação e Profissional.

MoV®

O treinamento do MoV beneficiará você se você estiver envolvido na direção, gerenciamento, suporte e entrega de portfólios, programas e projetos. O esquema inclui dois níveis de certificação, Fundação e Profissional.

Para saber mais sobre as Certificações da AXELOS, acesse este link.

As certificações da IPMA

A IPMA – International Project Management Association, possui um sistema de certificação de quatro níveis baseado em competências para gerentes de programas e projetos, que é único no mundo e amplamente reconhecido pela sua qualidade. A instituição oferece certificações de organizações, consultores, mentores e indivíduos. Vamos focar aqui nas certificações do indivíduo.

CERTIFIED PROJECT MANAGEMENT ASSOCIATE®

Certificação inicial, destinada a comprovar que o profissional possui conhecimentos de todos os elementos e aspectos do gerenciamento de projetos e é capaz de aplicá-los em determinados campos do projeto, atuando como um especialista.

CERTIFIED PROJECT MANAGER®

Certificação destinada a comprovar capacidade de gerenciar projetos de baixa complexidade. Requer no mínimo de 3 anos de experiência.

CERTIFIED SENIOR PROJECT, PROGRAM or PORTFOLIO MANAGER®

Aqui temos três caminhos possíveis. Credenciais e certificações separadas para Gestor Sênior de Projeto, de Programas ou de Portfólio. A Certificação destinada a comprovar capacidade de gerenciar projetos/programas/portfólios complexos. Requer experiência de 5 anos.

CERTIFIED PROJECT, PROGRAM or PORTFOLIO DIRECTOR®

Certificação destinada a comprovar a capacidade de gerenciar portfólio e programas complexos.

Importante ressaltar que a IPMA possui uma visão adaptável a cada país, levando em consideração a cultura dos países, fornecendo uma visão clara de processos além de abordar aspectos comportamentais para o gerente de projetos e assuntos fundamentais em qualquer projeto.

Para saber mais sobre as Certificações da IPMA, acesse este link.

Você também pode se interessar por estes conteúdos:

  1. O que é preciso para se tornar um Gerente de Projetos?
  2. 7 Dicas Valiosas para se tornar um Gerente de Projetos.
  3. Papéis na Gestão de Projetos, um guia para consulta rápida.