Tempo de leitura: 3 minutos
Já pensou em alguma fórmula mágica, capaz de solucionar toda e qualquer necessidade da sua organização? Não quero te decepcionar, mas acho que talvez ela não exista. Entretanto, isso não quer dizer que você tenha que jogar a toalha!
Existem processos de gestão adequados à sua realidade e às suas necessidades. Esses métodos são desenvolvidos com base em melhores práticas de gestão e devidamente alinhados e adaptados à cultura, aos objetivos e estratégias da sua empresa e, mais importante, às necessidades e expectativas de seus clientes. Que tal tentar o framework?
As principais vantagens de investir em framework
O que é o framework?
Em uma linguagem simples, podemos dizer que o framework é semelhante a uma biblioteca, onde componentes de softwares são organizados e podem ser reutilizados pelas aplicações. Normalmente, um framework pode incluir alguns programas de apoio, reunir código, linguagens de script e outros softwares que ajudam a desenvolver e unir diferentes componentes para um projeto.
Aí, você deve estar se perguntando por que usar um framework? Além da rapidez no desenvolvimento, um framework vai te dar a certeza de que a aplicação estará dentro das regras do seu negócio e que está estruturada para te atender. Podemos adicionar aqui outros motivos, como a facilidade de manutenção e atualização, além da redução no custo de desenvolvimento de um aplicativo.
Os pilares do framework
Como tudo na vida, o framework também precisa de bases sólidas para se apoiar e dar certo. Aqui pontuamos alguns pilares importantes para que o modelo seja aplicado com sucesso.
Reutilização
Como já dissemos, um framework deve ser reutilizável. Para isso, deve ser bem documentado e possuir facilidade de uso (análise, design, código, testes). Funciona como uma biblioteca, que arquiva dados que podem ser usados posteriormente.
Extensão
Com funcionalidade abstrata (quando não está ainda em funcionamento), deve ser completado, permitindo a construção de várias aplicações com o mínimo de esforço, especificando somente as particularidades de cada aplicação. Os desenvolvedores irão se concentram em adicionar valor.
Segurança
O framework deve ser seguro ao ponto de não ser destruído nem pelo desenvolvedor de aplicações. Isso mesmo! Todas as informações e aplicações ficam bem protegidas. Garantia para quem desenvolve e para quem faz uso dessa tecnologia.
Eficiência
Mesmo sendo utilizado em diversas situações, é necessário seja eficiente em todas elas.
Perfeição
O framework precisa ser completo para endereçar o domínio do problema pretendido.
Profissionais e frameworks
Como os frameworks são descritos através de linguagens de programação, o aprendizado de um framework pode ser difícil para um desenvolvedor iniciante, que deverá ter atenção à leitura de códigos e contato estreito com profissionais experientes.
Ainda assim, estrutura que um framework deve proporcionar aos desenvolvedores – participantes de seu desenvolvimento ou não – é a facilidade de “adotar” qualquer aplicação. Ainda mantê-la ao longo do tempo e atualizá-la sempre que preciso, de forma rápida e limpa. No entanto, a atualização deve atingir os próprios profissionais para que não façam uso errado do modelo.
E essa é uma das grandes vantagens da utilização de frameworks: o “empacotamento do conhecimento sobre domínios de problemas”. O que queremos dizer com isso é que é possível usar o conhecimento mesmo sem a presença do especialista. Dessa forma, cria-se o patrimônio estratégico da empresa. E isso vale ouro!
Você já teve alguma experiência com o uso de frameworks? Queremos saber como foi! Compartilhe conosco!