fbpx

As carreiras mais promissoras para 2017

Tempo de leitura: 6 minutos

Crise econômica e alta no desemprego: o ano de 2016 foi marcado por dificuldades que impactaram as finanças do brasileiro e afetaram o mercado de trabalho, colocando em risco as oportunidades de crescimento na carreira. Orçamentos apertados e cortes de gastos foram situações recorrentes nas empresas, o que comprometeu os custos com o quadro de funcionários e a abertura de vagas para novos profissionais.

A boa notícia é que 2017 promete reaquecimento em determinados setores que, mesmo com a crise, desempenham um papel importante na retomada da economia e no cenário atual do mercado. Nesta categoria, os ramos de direito e marketing digital são algumas das áreas em crescimento. O destaque, no entanto, fica por conta do segmento de tecnologia, que ganha boas perspectivas com demandas por soluções online de gestão e de análise de dados.

Saiba quais são as carreiras mais promissoras para 2017 e fique por dentro das previsões e expectativas do mercado de trabalho!

Tecnologia

As mudanças do mercado apontam para a consolidação da tecnologia e da área digital como ferramentas indispensáveis no dia a dia dos negócios.  O setor, de fato, atua cada vez mais diretamente nos processos de empresas de todos os portes e ramos. A otimização trazida por soluções online, comprovando a eficiência de softwares de gerenciamento, não apenas facilita e acelera as tarefas diárias como também aumenta a qualidade global do serviço. Neste sentido, profissionais capazes de implementar e gerir sistemas inteligentes, além de realizar análise de dados, estarão em alta neste ano. Confira alguns dos cargos em destaque:

Gerente de Projetos

O profissional responsável por planejar, controlar e executar projetos com competência tem tudo para ser disputado pelas organizações em 2017. Elo essencial para uma gestão bem-sucedida, o cargo de gerente de projetos demanda visão estratégica, boa administração de investimentos e o domínio de ferramentas e metodologias apuradas. O bom desempenho na área aumenta muito as chances de sucesso dos projetos nas empresas, extraindo a melhor performance dos colaboradores e minimizando os gastos.

Cientista de dados

Pertencente ao perfil da área de exatas, a função de cientista de dados se volta para soluções complexas que abrangem a compreensão e a análise de tendência de dados estruturados e não estruturados. O cargo tende a despontar neste ano, visto que as empresas estão buscando desenvolver seus setores de inteligência de mercado CRM (CustomerRelationship Management) e DBM (DataBase Marketing).

Desenvolvedor Web e Mobile

O desenvolvedor web e/ou mobile é o profissional responsável pela programação em diferentes linguagens (como javascript, php, dentre outras) para web e também plataformas móveis (a exemplo de tablets e celulares). A difusão do segmento de TI (tecnologia da informação) é recente e conta com grandes perspectivas de crescimento, uma boa notícia para os atuantes e aspirantes da área. Uma das razões que justificam o cenário otimista é o fato de que este é um mercado novo, apresentando poucos cursos de especialização no Brasil. Não por acaso, muitos profissionais do setor aprenderam a programar de forma autodidata. Aqueles com 2 anos ou mais de experiência e/ou com cursos na área devem se destacar. A revolução digital é uma realidade e só tem a crescer, indicando um futuro interessante para colaboradores deste mercado.

Direito

O cenário também é promissor no ramo do Direito, já que a crise econômica tem afetado os negócios e exigido domínio da legislação nas áreas de consultoria tributária e fusões e aquisições, por exemplo. Veja alguns dos cargos em alta:

Advogado com especialização em fusões e aquisições

O advogado que atua na área é o intermediador das negociações de compra e venda dos negócios. O setor tem crescido devido à nova configuração político-econômica do país e a reconquista da confiança do mercado, fazendo com que as organizações brasileiras se tornem mais atrativas para investidores. É a deixa para gerar oportunidades para advogados especializados no segmento, tendo em vista que as operações de fusões e aquisições têm sido alavancadas.

Analista de planejamento tributário ou advogado de consultoria tributária

É ele que tem como função estudar e analisar os impostos que devem ou não ser quitados, sempre com a meta de reduzir a carga tributária em débito das empresas. No contexto de recessão e recuperação da crise, a necessidade de se cortar gastos com impostos e a importância do planejamento tributário não são uma surpresa. Os tributos representam uma grande fatia das despesas dos negócios – quanto menor for o custo, maior a margem de lucro.

Advogado com especialização em recuperação judicial

Devido ao difícil cenário econômico, não são poucas as companhias brasileiras que enfrentam problemas para honrar seus compromissos financeiros. É aí que entra em cena a figura do advogado especializado em recuperação judicial, que representa organizações em tal situação crítica e evita a falência das mesmas. O campo já conta com a abertura de muitas oportunidades, principalmente quando se leva em conta a complexidade deste processo jurídico.

Marketing

A possibilidade de reaquecimento da economia sinaliza, ainda, para o maior repasse de recursos para a área de Marketing. Neste quadro, a tendência é o aumento da demanda por profissionais dedicados ao gerenciamento de mídias sociais e à publicidade online em geral:

Gerente de Marketing 

Mais uma vez, o digital é palavra-chave. Atualmente, os cargos de gerentes de marketing têm exigido a promoção de campanhas online, o planejamento e a execução de ações de comunicação interna e o domínio das métricas de mensuração de resultados, além do lançamento de produtos e o branding (posicionamento da marca no mercado) da empresa.

Gestor de Trade Marketing

É este profissional que analisa o posicionamento do produto de um negócio nos pontos de venda, realizando pesquisas acerca da concorrência, orientando vendedores e distribuidores e melhorando a promoção da marca. Configurando-se uma função estratégica para potencializar as vendas e consolidar a marca da empresa, o gestor de trade marketing se faz cada vez mais necessário em um momento altamente competitivo.

Gestor de SEO

O gerente de SEO (SearchEngineOptimization) tem como objetivo assegurar que o conteúdo, a arquitetura da navegação, o posicionamento de links e o código HTML das páginas de um site corporativo conquistem bons resultados nos mecanismos de busca da Internet, gerando um bom tráfego orgânico. Profissionais com este perfil são cada vez mais procurados pelas companhias, em especial por agências de marketing digital.

Além das profissões mencionadas, as áreas de construção civil, finanças e recursos humanos também estarão em alta. Vale acrescentar que as perspectivas para este ano indicam que as empresas continuarão exigentes na hora da contratação, procurando identificar candidatos aptos a entregar mais resultados com menos recursos.

Seu perfil profissional se encaixa em alguma das carreiras mais promissoras para 2017? Continue a acompanhar nosso blog para mais conteúdos interessantes e conheça nossa solução para potencializar o sucesso do seu negócio!

Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/videos/v/conheca-as-profissoes-mais-promissoras-para-2017/5551426/