Continuous Learning como apoio a manutenção da relevância do Gerente de Projetos

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No mundo atual de mudanças tecnológicas rápidas e constantes, a imaginação é fundamental. Os Gerentes de Projeto precisam adotar uma mentalidade de mudança para absorver o conhecimento e utilizá-lo estrategicamente.

A capacidade de tomar decisões sutis pode ajudar os seres humanos a permanecerem empregáveis à medida que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina continuam a crescer, de acordo com Vanessa Tanicien, diretora de sucesso do cliente na LifeLabs Learning, uma consultoria de treinamento em gestão.

Continuous Learning

Continuous learning, também conhecido como aprendizado contínuo, é o processo de adquirir conhecimento, habilidades e competências de forma constante e ao longo da vida. Em vez de se limitar à educação formal em sala de aula, o aprendizado contínuo envolve a busca ativa por conhecimento e desenvolvimento pessoal em diversas formas, como leitura, cursos online, treinamentos, workshops, interações sociais, experimentação e muito mais.

O aprendizado contínuo reconhece que o mundo está em constante evolução, especialmente em áreas como tecnologia, negócios e ciência, e que as pessoas precisam se adaptar e se manter atualizadas para ter sucesso em suas carreiras e na vida em geral. Ele promove a mentalidade de que a aprendizagem não é um evento pontual, mas um processo contínuo e iterativo.

Além de melhorar o conjunto de habilidades, o aprendizado contínuo também estimula a criatividade, a resolução de problemas e a adaptação às mudanças, tornando-se uma parte essencial do desenvolvimento pessoal e profissional em um mundo em constante transformação.

Em uma conferência recente, denominada EmTech Next, patrocinada pela MIT Technology Review, Tanicien afirmou que deixamos para trás a era do conhecimento, que valorizava a aquisição linear de expertise, e entramos em uma era de aprendizado eficiente, contínuo e rápido, onde a hiperadaptabilidade é fundamental.

Essenciais para esse processo são as habilidades de extração e transferência, conforme afirmou Tanicien. Aqui está o seu conselho sobre como se destacar em ambas as áreas.

Habilidade de Extração

“Extração” se refere à aplicação do aprendizado em situações diversas para compreender causas, eventos e resultados. Significa pausar para (e normalizar) o feedback e refletir sobre ele, em vez de apenas memorizar novas informações ou formar novos hábitos.

Nesse processo, muitas pessoas primeiro recorrem à aprendizagem de ciclo único: elas refletem sobre um evento e seu resultado e, em seguida, determinam uma solução melhor para o futuro. A aprendizagem de ciclo duplo vai um passo adiante, explicou Tanicien: ela requer a reflexão sobre as causas raiz, eventos e resultados para identificar e abordar problemas sistêmicos.

A aprendizagem de ciclo duplo é entender como lidar com o problema em questão, mas também evitar esse problema desde o início”, disse Tanicien. “Aprender no trabalho não nos ajuda a aprender o suficiente. Precisamos tirar um tempo para extrair, e mais extração é melhor do que apenas praticar algo consistentemente.”

Em seguida, bons gerentes fazem perguntas aos membros de sua equipe: O que aprendemos? Como podemos aplicar isso em outros lugares?

“Tantas vezes, estamos nos movendo rapidamente e tentando ser eficientes. Mas se não estamos tirando um momento para discutir o que funcionou, o que não funcionou, o que pode ser melhorado no futuro, há uma oportunidade perdida”, disse Tanicien.

Bons líderes também acolhem o feedback. Caso contrário, quando as conversas de debriefing ocorrem, elas serão realizadas por canais alternativos, e as lições serão perdidas ao longo do caminho.

As pessoas tendem a evitar conflitos em situações retrospectivas. Elas se sentem desconfortáveis. Portanto, convidar o conflito de maneira produtiva faz uma grande diferença”

  1. O que você acha que causou esse projeto a sair dos trilhos?
  2. O que precisamos fazer de forma diferente no futuro?
  3. Quais foram alguns dos erros que cometemos no planejamento do projeto?

“Fomentar uma cultura saudável de conflito também é parte da conversa de extração.”

Habilidade de Transferência

O aprendizado não perdura a menos que os gerentes transfiram o conhecimento da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, disse Tanicien.

Eles podem fazer isso seguindo três passos:

  1. Conectar. Pense no que o aprendizado lhe lembra. “Queremos conectar a nova lição a algo mais em nossas vidas. O pensamento transdisciplinar é realmente poderoso e permite a inovação”, disse Tanicien.
  2. Repetir. A frequência é fundamental, observou ela: “Precisamos ouvir algo entre 20 e 26 vezes antes que realmente se fixe em nós.”
  3. Ensinar. Compartilhe seu conhecimento com os outros. “Ensinar é uma das maneiras de realmente aprofundarmos nossa compreensão, além de aumentar nossa percepção de competência entre os outros”, disse ela.

Tanicien ofereceu três técnicas para aplicar novos aprendizados a várias situações:

  • Fazer analogias. “Como gerentes, muitas vezes precisamos ter conversas com pessoas, e se formos capazes de criar metáforas e analogias… que façam as pessoas entenderem o que queremos dizer, efetivamente transferimos esse conhecimento”, disse Tanicien.
  • Delimitar. Seja específico sobre as habilidades que deseja aplicar, “entendendo realmente em que situação você se encontra e depois nomeando a lição que gostaria de aplicar lá”, aconselhou ela.
  • Comportamentalizar. “Como podemos decompor um aprendizado nos elementos discretos desse comportamento ou lição e aplicá-lo consistentemente repetidas vezes?”, disse Tanicien.

E tenha esperança: à medida que a IA generativa, o aprendizado de máquina e a automação se expandem, ainda há valor na tomada de decisões humanas.

“As máquinas farão muitas coisas por nós no futuro, mas uma das coisas que elas não serão capazes de fazer são algumas dessas habilidades com sabor humano”, disse Tanicien.

“Tome o tempo para realmente se dedicar ao aprendizado, porque é isso que nos manterá diferentes das máquinas.”

Fonte: https://mitsloan.mit.edu/ideas-made-to-matter/how-continuous-learning-keeps-leaders-relevant-age-ai