Como criar estratégias infalíveis de motivação para sua equipe

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Nada pior em um ambiente de trabalho do que uma rotina maçante e deprimente. Em um contexto desses, o trabalho não flui adequadamente e a produtividade declina. Não à toa, técnicas motivacionais são desenvolvidas por departamentos de recursos humanos e postas em prática no cotidiano das empresas, com o intuito de manter a produção  em alta. Porém, mesmo cientes dos problemas pessoais que todos podem atravessar, ainda são muitos os empreendedores que falham em criar estratégias de motivação para seus funcionários.

Com isso em mente, elaboramos o post de hoje com um objetivo bem claro: desvendar estratagemas motivacionais infalíveis para sua equipe. Em um universo cada vez mais competitivo, onde a vontade, a criatividade, o conhecimento e o foco devem ficar em alerta 24 horas por dia, o grande desafio é manter o time com a moral e a produtividade em alta. Confira nossas dicas!

Como-manter-a-equipe-motivada

Identifique as campanhas que não surtem efeito

Tentativas de investir em campanhas motivacionais que não resultam em nada são bastante comuns nas organizações. Muitas delas já foram testadas em diversas empresas, o que proporciona a chance de verificar quais obtiveram os melhores resultados e quais não.

Nesse quadro, a maioria das campanhas sem resultado têm em comum o fator “ações generalizadas”. Para ilustrar essa situação, podemos citar uma campanha que lançou mão das mesmas estratégias para motivar a equipe do financeiro (com pessoas mais experientes) e a equipe de criação (normalmente composta de profissionais mais jovens).

É importante ressaltar que, sem levar em conta o aspecto individual, dificilmente uma campanha surtirá o efeito desejado. Leve isto em consideração antes de traçar qualquer estratégia para motivar sua equipe!

Conheça o perfil dos funcionários por faixa etária

Mais até do que descobrir a classe social, o importante é definir os anseios que a idade projeta em cada profissional. Enquanto trabalhadores mais experientes pensam mais no salário e no pagamento da aposentadoria, essas aspirações não estão entre as prioridades dos mais jovens, afoitos por reconhecimento, benefícios e qualidade de vida.

A afinidade com essa variedade de pensamentos é um diferencial no momento de traçar as estratégias de motivação – tenha essa perspectiva em mente!

Investigue as motivações dos diferentes profissionais

Pesquisas e mais pesquisas surgem para tentar explicar os objetivos dos profissionais do mundo inteiro classificados pela idade. A verdade, no entanto, é que a identificação não é tão complexa assim!

Em linhas gerais, os mais jovens desejam benefícios, os mais velhos já possuem um pouco mais de estabilidade e desejam mantê-la e os profissionais acima dos 50 anos querem se aposentar.

Cabe observar, a este ponto, que os benefícios são desejados por todos. Os funcionários mais experientes obtiveram essas vantagens conquistando melhores cargos e aumentando seus salários; os mais jovens, por sua vez, são seduzidos por eles agora, porque não querem esperar o crescimento na empresa para desfrutá-los, como acontecia antigamente.

De posse desse conhecimento, uma estratégia pode ser formulada visando motivar o jovem na busca por benefícios e reconhecimento e, para os mais velhos, criando novos desafios para estimulá-los a trabalhar como faziam antes de obter os meios de usufruir o que sua estabilidade e a aposentadoria oferecem agora.

Que tal Gamification?

O Gamification entra em cena como uma estratégia inovadora e instigante de motivação. O propósito da técnica, dentre outras possibilidades, é utilizar a mecânica dos jogos para aplicação em ambientes fora do mundo dos games – e as empresas se inserem como ótimos exemplos! A proposta, neste sentido, é manter o time motivado em meio a tantas planilhas, prazos e relatórios através de mecanismos de avaliação e recompensa de performances, de modo semelhante ao ocorrido no universo dos jogos.

Com a aplicação dessa tendência nas organizações, a ideia é criar padrões que analisem o desempenho e mostrem aos gestores quais são os melhores funcionários pelos objetivos por eles alcançados, através de rankings, por exemplo. A “filosofia” por detrás da técnica estabelece que a motivação para cumprir metas, muito mais do que o simples desejo de “ganhar mais”, é a verdadeira alavanca para aumentar a produtividade e o empenho da equipe. Vale a pena apostar!

Diferentes estratégias motivacionais permanentes

Algumas empresas, como o Google (companhia em que os trabalhadores mais sonham em ingressar) criaram estratégias motivacionais focalizando questões óbvias. Dentre elas está o fato de que passamos mais tempo no trabalho do que em casa, e que muitas atividades precisam ser resolvidas fora do ambiente profissional. É necessário ir ao banco, por exemplo, que funciona no horário do expediente, e até mesmo flexibilidade em questões de folga obrigatória (mas não muito bem definidas em lei), como a Licença Casamento.

Nesse sentido, tenha em mente que a estratégia motivacional precisa englobar o aspecto humano e ser consciente acerca dessas situações, criando ambientes mais propícios aos colaboradores e deixando-os mais à vontade na execução do seu serviço.

Todas essas ações aplicadas ao dia a dia da empresa configuram-se como uma estratégia motivacional permanente para a sua equipe, que se sentirá valorizada e motivada. Siga nossas instruções para formular campanhas infalíveis e mantenha sua equipe com a produtividade em alta durante o ano inteiro!

Aproveite o tema para ler mais um texto, desta vez sobre a gestão de pessoas no Gerenciamento de Projetos.

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