Tempo de leitura: 2 minutos
Gerenciamento de Projetos. Um termo que, para muitos, remete a softwares, planilhas, tabelas e cálculos. À primeira vista, pode parecer algo complicado, responsabilidade de quem anda de terno e gravata, de quem estudou muito, “assunto chato” – alguns pensariam. Mas será que é isso mesmo? Vamos às raízes das palavras.
Consultando o Dicionário, gerenciamento é o “ato de gerenciar, administrar, gerir negócios, bens ou serviços”. Já projeto é um “plano para a realização de um ato”.
Administrar planos – ação que todos nós praticamos.
- Um estudante precisa dividir seu tempo para conseguir estudar e ter momentos de lazer. Seu plano é conseguir boas notas sem deixar de curtir com seus amigos e família.
- Uma mãe necessita organizar suas tarefas para cuidar e acompanhar seu filho. A meta, nesse caso, é conciliar a vida agitada com o papel de uma mãe presente.
- Um empresário precisa administrar sua própria vida para conseguir ser produtivo no trabalho e ter tempo de fazer as coisas que gosta. Seu projeto é fazer seu empreendimento crescer, mas ao mesmo tempo, praticar o que lhe dá prazer.
Todos nós temos projetos, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Com certeza você também tem vários planos e realiza diversas ações para alcançá-los. Isso faz parte do Gerenciamento de Projetos. Inclusive, nessa vida corrida, todos nós precisamos gerenciar nosso tempo, nossas atividades e nossas vidas para conseguirmos nos realizar como seres humanos.
Assim como nós, empresas ou negócios também precisam se organizar e planejar para obter os resultados esperados. Aqui sim, podem entrar os softwares, as planilhas, as tabelas, os cálculos, os engravatados e muito estudo! Mas a essência do tema continua a mesma: assim como temos planos e corremos atrás deles, uma organização – seja de qual tamanho for – tem vários projetos e precisa alcançá-los para ter sucesso.
Se muitas vezes não conseguimos organizar nossas próprias vidas, imagina só uma empresa planejando seus vários projetos sem nenhum auxílio? Por isso é importante o papel de uma ferramenta ou de um profissional de Gerenciamento de Projetos. Eles serão o apoio para fazer as coisas acontecerem da forma mais produtiva e prática, fazendo mais com menos (esforços, dinheiro, pessoas). Quando não alcançamos nossos planos, perdemos tempo, energia e disposição. Se uma organização não consegue se organizar para alcançar seus projetos os prejuízos podem ser irreversíveis.
O Gerenciamento de Projetos é, então, indispensável! Seja como aplicação no cotidiano, seja como estratégia empresarial: todos desejam ter sucesso, alcançar os objetivos e empregar bem tempo e esforços. Agora você entende como o Gerenciamento de Projetos funciona, como ele é próximo da sua realidade e como também se faz fundamental para o crescimento empresarial.
Quer compartilhar um plano ou um caso que você precisou se planejar para alcançar seu objetivo? Conte sua experiência para nós!